Estimated reading time: 8 minute(s)
Muitas pessoas acreditam que criar uma logo é algo simples, basta um pouco de criatividade, tempo livre e domínio do uso de programas como Ilustrator ou Corel Draw. Infelizmente não é bem assim.
Uma logotipo tem a função de passar um conceito. Ela precisa resumir em si o perfil da empresa, facilitar a identificação dos clientes, formar uma identidade forte e de sucesso, indicar a responsabilidade, missão, visão e planejamento estratégico do seu negócio.
Não basta pensar em uma imagem bonitinha e escolher uma fonte moderna e diferente. Todos os elementos precisam estar sincronizados e ter a capacidade de transmitir todas estas informações. Já deu para perceber que não é uma missão tão fácil assim, não é mesmo?
Antes de comprar imagens prontas, tentar construir um logotipo sozinho, solicitar o serviço a um parente ou adolescente com facilidade no uso de plataformas de design e edição de imagens, confira um breve resumo do que precisa considerar antes de lançar sua logomarca:
10 questões envolvidas na construção de um logotipo
1. Defina um briefing
É preciso fazer um resumo com as informações principais sobre o projeto. Inclua os objetivos, metas, perfil do público, da empresa e toda informação relevante necessária.
2. Pesquise e busque inspiração
A inspiração pode vir de todos os lugares, de obras de arte, desenhos, imagens vistas na rua, exposições de arte e até da natureza. Mantenha a mente aberta e inspire-se.
3. Estude a concorrência
Observe as tendências dos concorrentes, as mudanças históricas, padrões cromáticos, estilo de imagens, mas não se limite às características deles.
4. Dê espaço para a tempestade de ideias
Não descarte nenhuma ideia, por mais absurda que pareça. Anote, documente e faça um histórico de rascunhos dos seus pensamentos.
5. Tenha vários esboços
Toda ideia ou sugestão anotada deve se tornar um esboço e ser guardado, afinal de contas, tudo serve como fonte de inspiração, até mesmo erros e ideias absurdas.
6. Aprimore e desenvolva seus rascunhos
A partir dos esboços, selecione os mais promissores e amadureça estes projetos desenvolvendo melhor cada ideia.
7. Faça diversas alterações
Nunca restrinja o número de alterações. Continue dando asas à imaginação e faça quantas forem necessárias.
8. Entenda a função e poder das cores
As cores têm poder de influenciar psicologicamente as pessoas, por isto, estude a função de cada uma e não faça escolhas aleatórias.
9. Estude o uso de efeitos e recursos visuais com cautela
Cuidado para não se empolgar com a inclusão de recursos visuais e efeitos, prefira visuais modernos, mas também limpos.
10. Valorize a originalidade
Mesmo analisando e se inspirando na concorrência, após encontrar modelos que se destacam pela eficiência e sucesso, tome cuidado para não replica-los. Seja original e dê sempre um toque de ousadia para diferenciar seu logotipo dos demais.
Como você pôde perceber, há muitos desafios a considerar antes da construção do seu logo que será o verdadeiro “abre-alas” da sua empresa. Para não cair no erro e se equivocar, procure sempre uma orientação profissional. Nós podemos te ajudar! Entre em contato agora e agende uma consultoria.