Estimated reading time: 12 minute(s)
O RD Summit é o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. Durante os dias 18, 19 e 20 de outubro aconteceu a sua quinta edição na cidade de Florianópolis.
O lema do RD Summit 2017 era “be so good they can’t ignore you” (seja tão bom que eles não podem ignorá-lo). Essa frase resume o sentimento de grande parte dos seus participantes: ser o melhor naquilo que fazem. Foram três dias de imersão em um mundo de marketing, vendas, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. O resultado não poderia ser outro senão uma bagagem repleta de conhecimentos e novas ideias.
Você perdeu o RD Summit 2017? Não tem problema…eu estava lá e você pode conferir neste artigo os principais destaques do evento!
Um momento de atualização
Você consegue imaginar a quantidade de informações que podem ser trocadas em três dias? O RD Summit 2017 contou com mais de 8.000 participantes e 150 palestrantes. Ou seja, a troca de informações foi muito grande.
Grandes empreendedores, agências de marketing digital e tantos outros profissionais estavam reunidos em um mesmo ambiente. Foi criada a condição perfeita para a atualização.
Trata-se de um momento único de reflexão a respeito de como as atividades são realizadas hoje e quais são as tendências para o futuro. Será que é possível alcançar resultados ainda melhores? Como outras empresas lidam com o marketing digital e vendas? O RD Summit permitiu um contato direto com tudo isso.
Oportunidade para o networking
Conforme acabamos de ver, foram mais de 8.000 participantes presentes no RD Summit 2017. Isso possibilitou que todos pudessem interagir, trocar experiências e criar parcerias de sucesso para o futuro.
Foi possível reencontrar velhos parceiros e conhecer muitos novos contatos – seja na fila para entrar na palestra, em meio a um cafezinho ou durante o happy hour.
Os maiores ensinamentos do RD Summit
Os mais de 150 palestrantes que dialogaram com o público ao longo do Summit 2017 abordaram diversos assuntos relacionados ao marketing digital e vendas, deixando muitos ensinamentos. Separei alguns tópicos que eu aprendo nesta edição. Vamos lá!
#A importância da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial foi um dos assuntos mais abordados ao longo do Summit e foi tópico da palestra de Avinash Kaushik É possível aplicar as novas tecnologias para automatizar processos e obter ganhos no desempenho não só nas operações principais, mas também nas estratégias de marketing digital.
#O crescimento dos influenciadores digitais
Outra tendência que já está sendo utilizada por muitas empresas é a parceria com influenciadores digitais. Na palestra de Ediney Souza vimos que a grande dica é saber escolher adequadamente o influenciador utilizado – em uma relação entre alcance e especialização.
#Utilização de podcasts para promover engajamento
Nathan Latka mostrou que os podcasts ainda não fazem tanto sucesso no Brasil como acontece nos Estados Unidos, mas essa é uma mídia que pode ser explorada pelas empresas para promover maior engajamento com o seu público.
#Como se dar bem com o marketing de conteúdo
São poucas as empresas que ainda não investem no marketing do conteúdo. O principal desafio é atingir os melhores resultados através dessas estratégias. Em sua palestra, Sujan Patel compartilhou várias ideias interessantes sobre o assunto:
- Crie conteúdos muito melhores do que o seu maior concorrente
- Faça links entre os seus conteúdos
- Invista em guest posts e domine as técnicas de SEO
- Faça parcerias com influenciadores digitais
- Compartilhe histórias de sucesso dos seus principais clientes
- Pergunte à audiência sobre os seus maiores problemas e busque resolvê-los
#Relação entre o cérebro e os negócios
Martha Gabriel mostrou que existe uma grande relação entre o nosso cérebro e o desempenho obtido no trabalho. Quanto maior é a compreensão sobre o cérebro, melhores serão os resultados.
Para isso, ela compartilhou alguns hacks que podem ser utilizados no dia a dia. Veja alguns deles:
- Dormir 8 horas por dia
- Praticar meditação
- Aprender uma língua estrangeira
- Tocar um instrumento musical
- Concentrar as decisões mais importantes no início do dia e evitar decidir o que não importa
- Utilizar as tecnologias para aumentar a produtividade
Mudar é uma necessidade
O mundo está sofrendo muitas mudanças e apenas as empresas que conseguem se adaptar sobrevivem. Na palestra de Luciano Potter vimos que é preciso compreender as necessidades do mercado antes de focar no desenvolvimento do produto ou serviço.
O RD Summit 2017 proporcionou uma grande experiência e muitos conhecimentos, mas você não precisa esperar até a próxima edição para aprender mais sobre o Inbound Marketing. Confira o Mini Curso de Inbound Marketing para iniciantes!