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8 métricas de marketing essenciais (e como usá-las)

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Você sabe quais as principais métricas de marketing que você deve acompanhar para avaliar os resultados conquistados? Mais do que executar ações de marketing digital, é fundamental tirar um momento para analisar o retorno obtido. Esse é o ponto de partida para realizar melhorias constantes nas estratégias adotadas.

Quando uma empresa contrata serviços de marketing, ela deseja obter resultados palpáveis, não é? Aumentar o tráfego no site, construir autoridade no mercado, gerar leads, otimizar resultados de vendas, fidelizar clientes… o que não faltam são objetivos perseguidos.

Mas como você pode comprovar que esses resultados realmente estão sendo alcançados? E como trabalhar para criar campanhas cada vez mais assertivas? É exatamente neste momento que as métricas de marketing entram.

Neste artigo vamos ver quais são as métricas de marketing essenciais e como você deve usá-las. Confira!

Por que as métricas certas fazem a diferença?

Simplesmente acompanhar o número de visualizações de página e cliques não é suficiente. Esses dados isolados podem até cair bem em reuniões com os clientes, mas eles não mostram se você realmente está gerando um bom ROI com os gastos com marketing.

Você precisa de métricas que contem uma história e mostrem uma imagem mais detalhada de seus esforços de marketing.

Usando ferramentas de análise de marketing e web – como Google Analytics, HubSpot e o próprio RD Station, você pode rastrear e aprofundar as métricas que o ajudarão a entender a jornada do cliente e identificar que tipo de conteúdo e quais canais estão contribuindo para alcançar os objetivos traçados.

Quando isso é colocado em prática, você obtém vários benefícios importantes:

  • Obtém uma visão mais clara sobre as ações que realmente estão gerando resultados
  • Consegue focar com assertividade nos objetivos traçados
  • Realiza melhorias necessárias para avançar com as estratégias de marketing digital
  • Pode mostrar com mais autoridade os resultados conquistados para seu cliente

Quais são as métricas de marketing que devem ser monitoradas?

Mas, então, quais são as métricas de marketing que merecem a atenção da sua equipe? Aqui estão as principais delas:

1. Leads qualificados para marketing (MQL)

Um MQL é um cliente em potencial que mostrou algum interesse na marca. Trata-se de uma métrica particularmente importante porque ajuda o marketing e as vendas a trabalharem em conjunto – o primeiro gera um lead relevante, o segundo ajuda a finalizar a conversão.

2. Taxas de conversão das landing pages

Será que as landing pages criadas para gerar leads estão gerando resultados satisfatórios? Acompanhar essa métrica permite que você faça uma avaliação precisa sobre o conteúdo e o design das páginas de destino.

A partir disso, é possível fazer mudanças pontuais para promover melhorias. O texto e o layout podem ser melhorados? O botão ‘download’ deveria ser mais chamativo? Quais são os materiais que mais geram conversões? Tudo isso contribui para o sucesso das estratégias futuras.

3. Assinantes de newsletter

Esses são clientes em potencial que demonstraram interesse em receber o conteúdo da empresa. Trata-se de um dos principais objetivos para empresas que mantêm um blog atualizado.

A partir dessa métrica de marketing, é possível ajustar sua campanha conforme achar necessário, bem como garantir que os metadados de SEO sejam pesquisados e escritos para gerar tráfego relevante.

4. Conscientização da marca

É essencial saber quando e onde a marca do seu cliente recebe uma menção com base em seus esforços de marketing, não é? Isso pode ser bastante complexo, pois há muitos canais e plataformas de áreas a serem monitorados para encontrar menções à marca.

Você pode usar o Google Alerts para rastrear referências feitas à empresa pela web. Além disso, também é importante monitorar de perto as mídias sociais e backlinks.

5. Envolvimento do cliente

A métrica de envolvimento do cliente pode fornecer detalhes sobre o que os clientes (e clientes em potencial) estão olhando quando chegam ao site. As principais métricas são:

  • Tempo de atividade
  • A quantidade de visitas (e frequência)
  • Principais ações do usuário

6. Gastos de marketing por cliente

Muitas vezes chamado de custo de aquisição do cliente (CAC), trata-se da métrica de marketing que  avalia quanto está custando para sua equipe converter um único cliente.

Se isso está custando muito dinheiro, então não é um marketing eficiente.

Você pode calcular o CAC com bastante facilidade: divida todos os custos gastos na aquisição de clientes pelo número de clientes que foram conquistados durante o período de gasto.

7. Retorno sobre o investimento em marketing

Compreender o retorno obtido em relação às ações de marketing é um problema complexo de se acertar, dadas as várias campanhas que você pode executar simultaneamente. Entretanto, é importante que você consiga chegar ao retorno sobre o investimento em marketing (ROI) para fornecer informações detalhadas para o cliente.

8. Lifetime Value (LTV)

O lifetime value (LTV) é a métrica de marketing que analisa as compras realizadas pelos clientes de uma empresa. Trata-se de uma previsão do lucro líquido atribuído a todo o relacionamento futuro com um cliente.

Com base nisso, é possível determinar quem é um cliente valioso. Isso pode gerar oportunidades, como a personalização de pacotes de vendas para eles promoverem produtos, melhorando ainda mais seu relacionamento de vendas de longo prazo.

Como usar as métricas de marketing para avaliar suas campanhas?

Agora que você já conhece as principais métricas de marketing, precisa saber como usá-las na prática. Dessa forma, você ganha a habilidade de determinar se sua campanha de marketing digital é um sucesso.

E isso inicia com a definição de metas e objetivos. Afinal, muito da sua estratégia online nasce dos objetivos traçados.

O estabelecimento de metas garante que você tenha um foco para seguir. Além disso, ele fornece uma diretriz para as métricas de marketing digital que você usará para medir o sucesso de uma ou mais campanhas.

Você realmente não pode medir o sucesso sem metas. Simples assim.

Sem metas, você está limitado a duas análises básicas:

“Parece que estou fazendo algum progresso.”

Ou

“Parece que não está funcionando.”

Meio vago, não é?

Veja como definir as metas que você pode usar ao medir suas métricas de marketing:

Comprometa-se com um prazo

A prestação de contas é um fator importante para agências e profissionais de marketing digital. Quer você tenha 5 dias ou 5 meses, deve incluir um prazo concreto no planejamento do seu cliente.

Determinar o prazo para as metas de sua campanha de marketing digital ajudará a criar um senso de urgência e também de realização. Além disso, um período de tempo também pode definir parâmetros de comparação quando você executa relatórios de métricas de marketing para o progresso mês a mês ou ano a ano.

Determine fatores de sucesso

Digamos que sua meta seja ganhar 500.000 impressões de campanhas de mídia social e atrair 10.000 novos visitantes para o site. Esses são dois fatores excelentes de sucesso de marketing digital.

A chave para esta etapa é determinar um resultado quantificável a ser alcançado – números reais que podem ser uma suposição fundamentada ou baseada em um padrão de crescimento.

Mantendo um cronograma em mente, certifique-se de determinar quanto tempo você tem para atingir esse marco. Pode ser um mês ou 12 meses, dependendo do esforço por trás da campanha de marketing digital.

Forneça detalhes específicos

Quando você pensa em metas relacionadas a métricas de marketing, deve haver números atribuídos a elas. Simplesmente dizer “alcançar o público-alvo ao conteúdo da marca” não é suficiente. Prepare-se para o sucesso fornecendo o máximo de detalhes possível.

Ser específico com os detalhes irá prepará-lo melhor para executar sua campanha, servindo como um roteiro. Além disso, ajuda a identificar o que funciona e o que não funciona quando você está pronto para medir a eficácia.

Crie um modelo de medição dos resultados

Depois de selecionar as métricas de marketing para sua campanha, montar um modelo de avaliação dos resultados é a melhor maneira de organizar as informações.

Este documento servirá de orientação. É algo que você pode usar (e modificar conforme necessário) em cada campanha.

Um modelo de avaliação de resultados de marketing pode incluir coisas como:

  • Seus objetivos iniciais
  • Uma visão geral do que aconteceu durante a campanha (suas métricas de marketing estarão aqui)
  • Coisas que funcionaram melhor e o que você aprendeu com elas
  • Coisas que não funcionaram tão bem e o que você aprendeu com elas

Todos fatores impactam no seu sucesso no mercado!

Ficar de olho nas principais métricas de marketing é uma das formas de entregar um serviço de maior qualidade aos clientes. Quanto mais informações você utilizar como base para estruturar as estratégias digitais, mais valor pode agregar.

Porém, esse é apenas um entre vários fatores que influenciam na satisfação do cliente – e no seu sucesso no mercado. Afinal, estamos falando sobre um setor bastante concorrido e repleto de ótimos profissionais.

Você quer descobrir como pode ir além dos concorrentes e se diferenciar no mercado? No Programa de Mentoria do Cara do Marketing você conta com o auxílio de um profissional experiente no mercado para orientá-lo.

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