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Marketing e vendas foram vistos pelas empresas como dois setores independentes por muito tempo, mas são aquelas organizações que conseguem integrar os processos que se destacam no mercado. Essa é uma combinação capaz de potencializar os resultados de vendas de qualquer negócio.
Você já se perguntou como pode aumentar os resultados financeiros do seu negócio? O segredo pode estar em otimizar as ações de marketing para preparar o consumidor para o momento da compra.
Imagine a diferença entre realizar uma abordagem de venda a um usuário que ainda está conhecendo a sua empresa e outro lead que já está em busca de uma solução para os seus problemas. O timing é fundamental para o sucesso nesse momento.
Neste artigo vamos conferir por que a integração entre marketing e vendas é tão importante para o sucesso da sua empresa e como você pode colocar isso em prática. Confira.
Os problemas causados por processos independentes
Qual é a porcentagem de clientes que você consegue levar ao momento da compra após realizar uma abordagem de vendas? As empresas que não integram os setores de marketing e vendas têm uma forte tendência a alcançarem resultados abaixo do esperado.
Veja um exemplo disso: uma empresa espalha diversos outdoors pela cidade e cria um anúncio para a televisão. Enquanto isso, o setor de vendas continua tentando contato com os mesmos potenciais clientes – sem qualquer ligação com as ações de marketing desenvolvidas.
Você consegue perceber como essas ações independentes são inefetivas e causam um grande desperdício de tempo e recursos? Além disso, vários problemas surgem da falta de conexão entre marketing e vendas:
- Resultados inefetivos. Por maiores que sejam os esforços dos setores de marketing e vendas, sem que os seus esforços sejam utilizados em conjunto os resultados alcançados são inefetivos – causando dificuldades em fechar novas vendas.
- Dificuldade no fluxo de informações. A troca de informações sobre as oportunidades geradas pelo marketing e as abordagens de vendas realizadas são fundamentais. Entretanto, esse fluxo de informações fica comprometido com a falta de integração dos setores.
- Desperdício de recursos. Imagine uma empresa que gasta centenas de reais em ações de marketing todos os meses. Esse pode ser um grande desperdício de dinheiro e de tempo se não existe um follow up adequado da equipe de vendas.
- Clima negativo na empresa. Quando cada um dos setores possui seus objetivos individuais e o trabalho não flui da forma esperada iniciam os conflitos internos entre marketing e vendas.
- Insatisfação do cliente. No fim das cotas, quem sai insatisfeito é o cliente. O consumidor busca viver uma experiência completa com a sua empresa, certo? Isso inicia desde o primeiro contato realizado e continua mesmo após o fechamento de uma compra.
Benefícios de integrar marketing e vendas
O setor de marketing é responsável em gerar oportunidades de vendas, enquanto o setor de vendas deve transformar essas oportunidades em negócios. Parece muito claro que essas devem ser atividades complementares, não é?
Uma empresa que possui uma boa estratégia de marketing digital consegue criar um processo integrado entre marketing e vendas muito eficiente – utilizando como base a jornada de compra do consumidor:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão de compra
De nada adianta colocar os esforços de vendas nos usuários que ainda estão na etapa de aprendizado e descoberta, pois eles muito dificilmente efetuarão uma compra. O monitoramento das ações de cada lead no mundo digital é fundamental para identificar o momento certo da abordagem – que é quando esse usuário está na última etapa da sua jornada.
Quando isso é posto em prática, são diversos os benefícios obtidos:
Melhoria da comunicação
Com processos bem estruturados e interligados, fica mais fácil a troca de informações entre marketing e vendas. Imagine os resultados que podem ser alcançados com uma plataforma que centraliza todas as informações de oportunidades geradas e abordagens do setor de vendas.
Geração de leads mais qualificados
A equipe de marketing consegue ter total domínio sobre o perfil do seu cliente ideal e pode elaborar estratégias para a nutrição dos leads. Com leads educados e nutridos, o trabalho da equipe de vendas se torna muito mais fácil.
Metas conjuntas
É muito comum vermos equipes de marketing e vendas com metas diferentes – o que atrapalha os resultados alcançados pela organização. A integração entre os setores permite a definição de objetivos complementares.
Ganho de custo x benefício
No fim das contas, o custo-benefício dessa relação entre marketing e vendas é muito positivo. A utilização dos recursos é otimizada e as ações são convertidas em resultados financeiros.
Como colocar isso em prática?
Para colocar a integração entre marketing e vendas em prática é necessária uma mudança da mentalidade desde o momento das definições estratégicas. Todo o processo de relacionamento com o cliente e abordagem de vendas deve ser pensado com base em uma ação conjunta.
Separei para você algumas dicas para colocar isso em prática na sua empresa. Veja só:
1. Adote uma estratégia de marketing digital
A melhor forma de integrar marketing e vendas é através de uma estratégia de marketing digital. Com o uso da internet, é possível mensurar todos os resultados alcançados e acompanhar o histórico de cada lead gerado – facilitando a troca de informações sobre leads qualificados.
2. Estruture os processos internos
Mesmo que as equipes de marketing e vendas compreendam a importância de trabalhar em conjunto, é necessário que os processos internos sejam estruturadas para beneficiar essa relação. Elabore um planejamento para que todos consigam trabalhar em harmonia de forma natural.
3. Facilite a comunicação entre as áreas
A troca de informações é essencial quando falamos sobre potencializar os resultados com marketing e vendas. Procure facilitar o fluxo de informações sobre a geração de leads e oportunidades de venda.
4. Utilize um software de CRM para otimizar o processo
Uma ótima solução para facilitar a integração entre marketing e vendas é utilizar um software CRM – Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português).
Essa ferramenta possibilita a automação do relacionamento com o cliente e facilita o monitoramento do histórico de cada lead gerado. Com o seu uso, todas informações ficam centralizadas em um único local para as equipes de marketing e vendas.
O papel do Inound Marketing nessa estratégia
Todos os resultados alcançados podem ser ainda melhores quando você consegue compreender as necessidades do seu consumidor, não é? Foi com base nos novos hábitos de compra da população que surgiu o Inbound Marketing.
Essa estratégia de marketing é baseada na atração do cliente – e não na prospecção ativa feita com base nas funcionalidades do produto ou serviço. O objetivo do Inbound Marketing é atrair, converter e estimular a decisão de compra dos clientes ideais para o seu negócio.
Quer compreender melhor como funciona essa estratégia e colocar em prática os conceitos do Inbound Marketing? Você pode solicitar um orçamento gratuito preenchendo o Briefing Inbound Marketing neste link!
Vamos potencializar as suas vendas juntos?
Fazer a integração entre marketing e vendas é uma etapa essencial para todas as empresas que procuram potencializar os seus resultados. Entretanto, o marketing digital abre inúmeras outras oportunidades que podem ser aproveitadas para chegar ainda mais longe.
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