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Você já parou para pensar na relação entre marketing digital x marketing tradicional? Com a grande popularidade das ações na internet, muitas empresas estão deixando de lado as mídias tradicionais de relacionamento com o público.
É cada vez maior o número de usuários que possui acesso à internet no Brasil – enquanto a televisão e rádio lutam para manter uma boa audiência. A lógica por trás disso fica bem simples: é na internet que a sua empresa deve estar.
Mas será que o marketing digital e o marketing tradicional precisam ser inimigos? Ou a sua empresa pode explorar ambas estratégias para potencializar os resultados?
Neste artigo veremos como acontece a relação entre marketing digital x marketing tradicional. Confira.
Como funciona o marketing tradicional?
Anúncios em outdoors, propagandas na televisão, distribuição de panfletos no centro da cidade ou cartazes espalhados pela região da empresa são alguns ótimos exemplos de ações do marketing tradicional. Por muitos anos essas eram as principais formas para uma empresa divulgar o seu negócio.
Porém, não são as ferramentas utilizadas pelo marketing tradicional que marcam a sua principal característica, e sim o objetivo dessas estratégias: alcançar o maior número de pessoas possível.
Uma concessionária que anuncia ofertas de carros em comerciais do horário nobre não busca ser vista apenas por potenciais clientes. O seu objetivo é que um grande volume de pessoas vejam esse anúncio – chamando a atenção daquela pequena parcela que está pensando em trocar de veículo.
Entretanto, nem sempre essas estratégias alcançam o sucesso esperado. Ver constantemente anúncios de empresas que não despertam o menor interesse pode se tornar uma experiência negativa e criar uma má percepção em relação àquela marca, não é?
Benefícios do marketing tradicional
Apesar de estar ficando para trás em um duelo entre marketing digital x marketing tradicional, essa estratégia de marketing ainda oferece diversos benefícios para quem sabe explorá-la. Confira os principais deles:
- Construção de uma marca sólida. A presença da sua marca em meios de comunicação acessados pelo grande público garante a construção de uma marca sólida – lembrada até mesmo pelas pessoas que não são suas clientes.
- Alcança com sucesso o público mais velho. O público de maior idade não está habituado a acessar a internet com tanta frequência quanto os mais jovens, não é? Por esse motivo os meios tradicionais de marketing ainda são mais efetivos entre essas pessoas.
- Grande visibilidade. A visibilidade de ações que alcançam uma grande massa de pessoas é muito grande – como um anúncio na televisão ou em jornais.
- Durabilidade das campanhas. As ações de marketing tradicional podem durar por bastante tempo, como no caso de um panfleto que fica na sala de estar de uma família por vários meses.
- Integração com o mundo digital. É possível integrar as ações de marketing tradicional com estratégias de marketing digital para levar o seu público até a internet.
Por que o marketing digital se tornou tão popular?
Por que será que o marketing digital vem se tornando a escolha mais popular entre marketing digital x marketing tradicional? Você já parou para refletir sobre a incorporação da internet em nossas vidas nos últimos anos?
Realizar uma pesquisa na internet antes de realizar uma compra se tornou um procedimento padrão para muitos brasileiros, que consomem cada vez mais através de meios digitais. Não levar a sua empresa para o ambiente digital pode comprometer muitas vendas.
Mais do que garantir a visibilidade dos potenciais clientes, o marketing digital possui um objetivo diferente do marketing tradicional: atrair o público e criar relacionamentos. Ou seja, a qualidade é uma prioridade maior que a quantidade.
Além disso, as ferramentas do marketing digital possuem vários outros benefícios em relação ao marketing tradicional – garantindo resultados concretos e mensuráveis.
Benefícios do marketing digital
As ações de marketing digital possuem muitos benefícios para as empresas que criam uma estratégia assertiva. Confira quais são os principais deles:
- Grande alcance. As ações executadas na internet não possuem limitação geográfica, podendo ser acessados por pessoas localizadas em qualquer lugar do mundo.
- Baixos custos. Os custos de uma ação de marketing digital são muito baixos – principalmente quando comparados às ações do marketing tradicional.
- Segmentação da comunicação. Já imaginou se fosse possível conversar diretamente com as pessoas que possuem afinidade pelo seu produto? Com o marketing digital isso se torna possível.
- Rapidez na execução. A internet torna toda a interação com o público muito dinâmica. Você pode gerar conteúdos e trocar mensagens em tempo real sem muitos esforços.
- Resultados mensuráveis. Todos os resultados das suas ações na internet podem ser facilmente mensuradas. Quantas visualizações na postagem, o número de e-mails abertos, a origem do tráfego no seu site, entre diversas outras informações.
- Ações ajustáveis. Você não precisa esperar o final de uma ação que não está produzindo bons resultados para ajustá-la. Na internet é possível fazer alterações ou tirar uma postagem do ar em poucos minutos.
- Possibilidade de viralização. Um dos grandes benefícios da internet é a possibilidade de viralização dos seus conteúdos – quando os usuários gostam tanto das informações apresentadas que decidem compartilhar com os seus amigos.
- Proximidade do público. O marketing digital foca na construção de relacionamentos com o público, aproximando a sua empresa dessas pessoas e conduzindo-as até o momento da compra.
Principais diferenças entre marketing digital x marketing tradicional
Agora que já compreendemos melhor quais são as principais características de cada uma das estratégias de marketing, vamos visualizar um resumo das principais diferenças entre marketing digital x marketing tradicional:
Marketing digital x marketing tradicional: uma ótima combinação
A regra para se destacar no mercado é se diferenciar dos concorrentes, certo? Enquanto várias empresas apostam em estratégias semelhantes, aquelas que conseguem inovar chamam a atenção do público.
É por esse motivo que trabalhar marketing digital x marketing tradicional como aliados pode ser uma ótima estratégia. Apesar dos grandes benefícios que pesam para o lado do marketing digital, você pode complementar essas ações com o marketing tradicional.
Uma empresa que faz um anúncio no jornal falando sobre a sua empresa e convidando os usuários para visitarem o seu website ou baixarem o aplicativo da empresa consegue potencializar os resultados na internet, não é?
Outro exemplo disso seria uma empresa que espalha diversos cartazes contendo QR code, levando os usuários acessarem o seu website. É uma forma de gerar ainda mais tráfego na internet com base em uma ação do marketing tradicional.
Com um pouco de criatividade você consegue explorar os pontos positivos de cada uma dessas estratégias. O foco não deve estar nos métodos utilizados, e sim nos resultados que você consegue obter.
Você já conhecia essa relação entre marketing digital x marketing tradicional? Gostaria de aprender como potencializar os resultados das suas ações de marketing? Com o auxílio de um mentor você consegue identificar e construir as melhores oportunidades para o seu negócio!