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A sua empresa precisa estar atenta para alcançar bons resultados com o marketing digital em 2018.
As mudanças que afetam uma estratégia digital estão por toda a parte: surgimento de novas ferramentas, mudanças nas redes sociais, evolução do comportamento do consumidor e a disputa cada vez maior por visibilidade na internet.
O marketing digital não é mais uma novidade e grande parte das empresas já notaram que precisam elaborar uma boa estratégia para não ficar de fora do mercado. Com a entrada de tantas organizações no mundo digital, torna-se mais complicado chamar a atenção do seu público, não é?
Para alcançar resultados positivos será necessário encarar os maiores desafios do marketing digital em 2018. Veremos, neste artigo, quais são eles!
O que muda em 2018?
É muito difícil criar qualquer tipo de previsão – principalmente quando o assunto envolve a combinação entre novas tecnologias e o comportamento das pessoas. Porém, é preciso encarar um fato: o marketing digital está em evolução constante.
As primeiras empresas que começaram a explorar o mundo digital puderam aproveitar uma grande visibilidade e conseguiam alcançar bons resultados sem muita complexidade.
Com o passar do tempo foram surgindo novas oportunidades – mas também surgiram novas ferramentas que aumentam a complexidade de uma estratégia online.
O marketing digital em 2018 certamente continuará sendo muito efetivo, mas as empresas devem descobrir quais são as melhores estratégias para alcançar bons resultados.
Se é muito difícil prever o futuro, é perfeitamente possível ficar atento aos pontos decisivos que estão mudando e se tornando desafios, certo?
Os maiores desafios do marketing digital em 2018
Os maiores desafios do marketing digital em 2018 podem ser resumidos em uma palavra: adaptação. As empresas precisam conseguir enxergar o impacto de todas as mudanças que estão acontecendo para continuar alcançando o seu propósito na internet.
Separei alguns assuntos que merecem a sua atenção quando falamos sobre marketing digital em 2018. Confira quais são eles.
Superar a dependência das redes sociais
Se todas as redes sociais saíssem do ar para sempre, você ainda teria um negócio? É surpreendente o número de empresas que dependem completamente das redes sociais para se comunicar com os clientes e conseguir vender.
Essa dependência é muito negativa por diversas razões – afinal, as redes sociais devem ser utilizadas como boas ferramentas de marketing digital, mas não podem ser a única forma de se relacionar com o seu público.
Por essa razão é tão importante aproveitar o potencial das redes sociais para conduzir os seguidores ao seu website e construir listas de e-mail que possibilitam um contato ainda mais próximo. Essas são boas alternativas para consolidar a sua presença digital sem a dependência do Facebook ou do Instagram.
Além disso, é importante entender que a autoridade da marca construída nas redes sociais permanece mesmo fora delas.
Mudanças no Facebook
Apesar de a possibilidade de uma rede social sair do ar de forma definitiva ser muito remota, existem várias mudanças que podem impactar na efetividade das ações empresariais nesse ambiente – em especial, no Facebook.
Recentemente Mark Zuckerberg anunciou uma série de mudanças nas publicações que são mostradas na timeline dos usuários do Facebook. A intenção é priorizar as postagens feitas por amigos e familiares em vez de conteúdos de outras páginas – o que impacta na redução do alcance de publicações empresariais.
Entretanto, a forma de eleger quais publicações ficarão entre as primeiras mostradas em uma timeline é o estímulo à interação e conversas. Ou seja, as empresas que conseguirem provocar mais engajamento com as suas postagens conseguirão manter uma boa visibilidade.
Outra grande preocupação em relação ao Facebook é em relação às fake news – que são notícias falsas que são compartilhadas em larga escala como se fossem verdadeiras. Isso abalou bastante a credibilidade do Facebook no último ano e prejudica a experiência do usuário – o que resultou no aumento da rigidez para o impulsionamento de publicações.
O alcance orgânico é cada vez menor
É cada vez maior o número de empresas que descobrem que as redes sociais podem ser ótimas vitrines que funcionam 24 horas por dia e possuem custos baixíssimos. Isso significa que a quantidade de publicações geradas também é cada dia maior.
Isso se torna um desafio do marketing digital em 2018 porque o Facebook não possui muitas formas de mudar esse panorama. Com tantas postagens feitas, a única forma de garantir um bom alcance é pagando para impulsionar as publicações.
Entretanto, somente isso não garante mais bons resultados. Entre inúmeras publicações impulsionadas todos os dias, a sua deve se destacar e chamar a atenção do público. Ou seja, conhecer o seu cliente é fundamental.
O consumidor continua mudando
O sucesso no marketing digital em 2018 passa diretamente pelo entendimento das mudanças do consumidor. Sabemos que os hábitos do consumo passaram por diversas transformações nos últimos anos, certo? A grande questão é que essas mudanças continuam acontecendo.
O marketing digital fez um grande sucesso com o público pela mudança da abordagem. Em vez de ir atrás dos clientes, a ideia passou a ser atrair o público interessado e nutri-lo com informações úteis – conduzindo até o momento da venda.
Entretanto, as possibilidades de anúncios na internet estão sendo exploradas ao máximo. Você tem um vídeo no Youtube interrompido com uma propaganda, histórias patrocinadas em meio às histórias dos seus amigos no Instagram, diversas publicações impulsionadas na sua timeline do Facebook e Instagram. Isso tudo cansa o consumidor e tira parte da efetividade das ações.
O segredo continua sendo a qualidade do conteúdo entregue ao público. O foco das suas ações precisa estar na satisfação do cliente – compreendendo exatamente quais são os seus gostos, desejos e necessidades. É assim que você se diferenciará com o marketing digital em 2018.
As novas ferramentas não garantem o seu sucesso na internet
Você já ouviu falar do Whatsapp Business? Ou então da grande tendência de utilização dos chatbots? Essas são apenas algumas das novidades do mundo digital que prometem resultados incríveis com o marketing digital em 2018.
Mas não se deixe enganar por toda essa euforia. Apesar da grande utilidade dessas ferramentas digitais, elas não farão milagres. Ainda é a estratégia que está por trás das suas ações que faz toda a diferença.
Compreender isso é um grande desafio para muitos empreendedores. De nada adianta a utilização das melhores ferramentas disponíveis quando você não conhece as objeções do seu cliente, não possui processos internos bem estruturados ou não deixou claro o posicionamento da empresa.
Minha grande recomendação é que você se PLANEJE em 2018 para CRESCER, levar sua empresa para o próximo nível mas faça isso com SEGURANÇA, cuidando das áreas que precisam de sua atenção.