Estimated reading time: 23 minute(s)
Você já utiliza um keyword planner? Essa é uma ferramenta muito poderosa para potencializar os resultados da sua empresa na internet – aumentando as chances de ser encontrado pelos seus potenciais clientes.
Uma pessoa pode realizar diversas buscas na internet ao longo de um único dia, certo? Os resultados das buscas estão relacionadas diretamente com as palavras-chave utilizadas.
Se você busca por um bom lugar para jantar, pode pesquisar por “restaurante em São Paulo” para descobrir várias opções. Da mesma forma, é possível contornar os problemas financeiros da sua empresa pesquisando por “dicas de controle financeiro”.
Do ponto de vista das empresas, é fundamental trabalhar adequadamente com as palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes. E é nesse momento que entra o keyword planner.
Confira ao longo deste artigo por que é tão importante utilizar um keyword planner para potencializar os resultados do seu negócio.
As palavras-chave podem colocá-lo no radar dos clientes!
Imagine que você tenha uma empresa que presta consultoria financeira para profissionais autônomos. Para que você seja encontrado por esse público, é essencial que a sua página esteja relacionada aos assuntos mais pesquisados pelos potenciais clientes, não é?
O que essas pessoas costumam pesquisar na internet? Como elas buscam informações relacionadas às suas finanças? De que formas a sua empresa pode ajudá-los a solucionar os seus problemas?
É com base nas palavras-chave usadas que você entra no radar desses clientes. Sem isso, você dificilmente é encontrado nos mecanismos de buscas e passa a depender apenas de indicações ou investimentos em publicidade.
Por outro lado, uma empresa que domina o comportamento do seu público pode obter resultados fantásticos. Imagine aparecer no primeiro resultado do Google nas buscas relacionadas a problemas financeiros enfrentados por profissionais autônomos. Seria uma ótima forma de atrair o público correto, não é?
Benefícios de planejar palavras-chave
O uso de um keyword planner – ou planejador de palavras-chaves – permite que o empresário tenha mais conhecimentos a respeito do comportamento do seu cliente. Quais são os termos mais buscados? Quais assuntos podem ser explorados para construir autoridade no mercado?
As respostas para essas perguntas são fundamentais para guiar uma estratégia de marketing de conteúdo – aumentando a visibilidade da empresa na internet e entregando informações que são consideradas relevantes.
Veja quais são os principais benefícios de planejar adequadamente as palavras-chave usadas em suas páginas e conteúdos do blog:
Visibilidade na internet
O uso correto das palavras-chave aumenta a visibilidade da empresa na internet – permitindo que ela seja encontrada em buscas relacionadas ao seu segmento de atuação. Com isso, ocorre uma geração de tráfego nas páginas do negócio.
Segmentação da comunicação
Com o auxílio de um keyword planner é possível segmentar a comunicação da sua empresa. Ou seja, você pode se comunicar diretamente com os usuários que possuem o perfil do seu cliente e buscam por informações relacionadas ao seu ramo de atuação.
Informações relevantes para o público
O conhecimento sobre quais são os assuntos mais buscados pelo seu público permite que você prepare conteúdos com informações úteis que supram as suas necessidades. A entrega de conteúdos de qualidade é importante tanto para atrair visitantes quanto para nutrir os leads.
Otimização dos investimentos
No momento de impulsionar uma publicação no Facebook ou no Google Adwords é muito importante explorar as palavras-chave corretas para que a comunicação realmente chegue ao público desejado. Para isso, um keyword planner pode ajudá-lo.
Como usar um keyword planner?
Já entendemos melhor a importância do planejador de palavras-chave. Mas como você pode explorar essa ferramenta para descobrir os termos ideais para as suas ações de marketing digital?
Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a explorar ao máximo o keyword planner:
Busque informações sobre o seu cliente
As palavras-chave são uma representação das características do seu cliente. É com base nos seus gostos, desejos, necessidades e comportamento de compra que surgem palavras que se destacam.
Por essa razão, conhecer melhor o seu cliente é uma ótima forma de compreender as melhores palavras-chave a serem usadas. Como o público da sua empresa busca por informações? Qual é a linguagem usada? Quais são as suas principais necessidades?
É dessa forma que uma empresa de empréstimo pessoal descobre que pode focar em conteúdos relacionados a problemas financeiros e dicas para cortar gastos. Afinal, são esses os assuntos que chamam a atenção do seu cliente.
Compreenda os tipos de palavra-chave
As palavras-chave podem ser classificadas de duas formas diferentes: cauda curta ou cauda longa. O conhecimento sobre esses conceitos permite que você trabalhe ainda melhor com esses termos:
- Palavra-chave de cauda curta: é um termo de menor comprimento com alto volume de buscas – como “tênis” ou “consultoria financeira”.
- Palavra-chave de cauda longa: é um termo mais comprido e com menor volume de buscas – como “tênis de futebol número 43” ou “consultoria financeira para profissionais autônomos”.
Ambos tipos de palavra-chave possuem um grande valor de acordo com a situação. Enquanto uma palavra-chave de cauda curta é importante para gerar tráfego e posicionar a sua empresa nos mecanismos de busca, uma palavra-chave de cauda longa alcança usuários mais avançados no funil de vendas que possuem mais chance de conversão.
Encontre as melhores ferramentas digitais
Quando falamos sobre keyword planner, existem muitas ferramentas à disposição na internet:
Essas soluções são muito importantes para que você tenha acesso a estatísticas sobre as palavras-chave e descubra quais termos são mais buscados pelo seu público. Além disso, essa também é uma ótima forma de descobrir novas palavas que podem ser usadas nas suas ações.
Analise as principais estatísticas
O uso de uma ferramenta de keyword planner permite que você tenha acesso a uma série de informações muito úteis na definição das estratégias:
- Número médio de pesquisas mensais;
- Concorrência da palavra-chave – que representa o volume de outras empresas explorando esse mesmo termo;
- Custo estimado por clique em uma campanha paga.
Defina objetivos para o uso das palavras-chave
Uma palavra-chave pode ter vários usos diferentes: geração de tráfego, campanha de mídia paga, nutrição dos leads, conversão de vendas, entre outros. É necessário levar isso em consideração no momento de escolher os melhores termos para as suas ações.
Se você deseja impulsionar uma página de vendas, é importante buscar por uma palavra-chave que tenha concorrência baixa ou média, um custo por clique não muito alto e represente um termo usado por usuários que já tomaram uma decisão de compra.
Por outro lado, se o objetivo é gerar tráfego as preocupações devem ser diferentes. É necessário usar termos que possuem um alto volume de buscas e estão relacionados a usuários que ainda estão descobrindo os seus problemas.
Faça testes e monitore resultados
Para alcançar resultados cada vez melhores com as suas palavras-chave é necessário realizar testes e monitorar os resultados alcançados. É dessa forma que você pode descobrir os termos mais efetivos para cada uma das etapas do funil de vendas – gerando resultados satisfatórios com o marketing de conteúdo.
Maximize os resultados com o Inbound Marketing
Saber como utilizar corretamente um keyword planner permite que você encontre os termos mais buscados pelos seus clientes. Porém, é possível chegar ainda mais longe ao integrar os conteúdos criados com esses termos em uma estratégia de Inbound Marketing.
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing baseada na atração do público e construção de bons relacionamentos. É a partir disso que os usuários evoluem no funil de vendas – convertendo todos os esforços no mundo digital em resultados de vendas.
Quer aprender mais sobre o Inbound Marketing? Então confira o Guia Completo do Inbound Marketing!
Vamos maximizar os resultados da sua empresa juntos?
O trabalho com as palavras-chave facilita o posicionamento da empresa na internet e contribui para que os resultados realmente apareçam. Sem isso, é muito difícil que um negócio seja notado em meio a tantos concorrentes.
Entretanto, é preciso entender que dominar o planejamento de palavras-chave é apenas uma das etapas para conquistar o sucesso no mundo digital. Todas ações devem ser realizadas com consciência e seguindo uma estratégia efetiva.
Foi pensando na dificuldade que muitos empresários enfrentam para articular ações efetivas na internet que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Com o auxílio de um profissional com experiência no mundo do marketing digital a sua empresa tem tudo para decolar.
Ficou interessado em ter um aliado no desenvolvimento da sua empresa? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!