O Cara do Marketing

Investimento em marketing digital: 6 erros que você está cometendo

Estimated reading time: 19 minute(s)

É inegável: grande parte das empresas está cometendo erros no investimento em marketing digital. Em meio a tantas oportunidades criadas por essa estratégia, muitos empresários iniciam suas ações na internet sem realmente conseguir alcançar resultados positivos.

Você já teve a sensação de que os seus investimentos em marketing digital não geram uma boa rentabilidade? Ou acredita que a sua empresa possui um potencial muito grande mas não é encontrada pelos potenciais clientes?

Ao longo dos anos de experiência que possuo no mundo do marketing digital, notei que muitos empresários acham que basta iniciar as ações na internet para que os resultados apareçam. Entretanto, as coisas não são tão simples assim.

É preciso ter uma boa estratégia e colocar em prática ações conscientes – com uma aplicação efetiva dos recursos disponíveis. Dessa forma se torna possível gerar um impacto positivo entre o público e otimizar os investimentos realizados.

Ao longo deste artigo você pode conferir 6 erros que a sua empresa pode estar cometendo no investimento em marketing digital. Acompanhe.

Investimento em marketing digital: uma busca por resultados

O primeiro passo para acertar no investimento em marketing digital é compreender que todos os recursos aplicados nessas ações devem ter foco em resultados.

Da mesma forma que uma empresa alcança o lucro através da compra de um produto para revendê-lo por um valor superior, os investimentos em marketing digital também devem promover um retorno lucrativo.

O nome já deixa isso bem claro: falamos sobre investimento em marketing digital, e não sobre gastos. Cada real investido nas suas ações na internet precisa retornar em forma de resultados efetivos de vendas – mesmo que aconteça de forma indireta.

Você sabe quanto a sua empresa investe em marketing digital? E qual é o retorno obtido com essas ações? Os resultados são satisfatórios ou poderiam ser melhores? Essas são apenas alguns dos questionamentos importantes para alcançar resultados cada vez mais positivos.

6 erros que você está cometendo no investimento em marketing digital

Os principais erros cometidos no investimento em marketing digital estão relacionados, principalmente, à falta de experiência e ausência de um bom planejamento para executar as ações. 

Entretanto, ao conhecer melhor quais são os erros que você está cometendo se torna possível trabalhar em correções – que contribuem para otimizar os investimentos. Veja quais são os 6 erros que você pode estar cometendo:

1. Falta de conhecimento sobre os melhores canais de comunicação

Você investe em Google Adwords? Em Facebook Ads? Produz conteúdos otimizados para os mecanismos de busca? Explora as redes sociais? Possui uma estratégia de e-mail marketing?

Essas são apenas algumas das principais formas que as empresas utilizam para alcançar o público na internet. Entretanto, você não pode simplesmente investir nesses canais de comunicação de forma arbitrária e sem um bom planejamento.

É fundamental que você conheça quais são os canais de comunicação mais eficientes para chamar a atenção do seu público e descubra quais deles proporcionam os melhores retornos sobre o investimento.

2. Dificuldade na avaliação do sucesso das ações

Outro grande erro cometido no investimento em marketing digital é a falta de atenção no momento de mensurar os resultados das ações. Como você pode otimizar o seu investimento se não possui conhecimento sobre os resultados alcançados?

Todas as ações realizadas precisam ser monitoradas de perto e ter os seus resultados mensurados. Qual foi o retorno proporcionado pelos R$200,00 investidos em Google Adwords? Será que foi superior ao retorno dos R$100,00 investidos no Facebook Ads?

3. Dependência das mídias pagas

Se você depende das mídias pagas para gerar tráfego na sua página, existe algo muito errado no seu investimento em marketing digital. 

Esse é um recurso muito útil e pode ser explorado de várias formas – mas depender desse investimento causa um aumento desnecessário dos gastos com marketing.

O objetivo da sua empresa deve ser gerar tráfego de forma orgânica e conseguir provocar um bom engajamento da base de seguidores. Quanto menor for a dependência das mídias pagas, maior pode ser a rentabilidade alcançada.

4. Descontinuidade das ações digitais

Imagine que você gaste todo o seu orçamento para marketing digital investindo em anúncios no Facebook. Após multiplicar o número de curtidas na página e o engajamento gerado, como você pode transformar esses números em vendas?

Um dos maiores erros cometidos pelas empresas na internet é gerar tráfego mas não saber como avançar na estratégia de marketing digital. É necessário planejar uma estratégia que conduza os usuários ao longo do funil de vendas para gerar resultados efetivos.

5. Falta de investimentos em SEO

Lembra que acabamos de falar sobre a dependência das mídias pagas? Esse é um problema que anda de mãos dadas com a falta de investimentos em SEO.

Otimizar as páginas da sua empresa e os conteúdos publicados para melhorar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca é importantíssimos para gerar tráfego qualificado e mais resultados de vendas.

6. Ausência de objetivos claros 

Imagine que você comece a planejar uma viagem de 30 dias pela América do Sul, mas ainda não possui objetivos bem definidos. Mesmo assim, você começa a reservar hospedagens e comprar passagens sem um bom planejamento.

São grandes as chances de que o seu roteiro seja completamente desordenado e você tenha que arcar com custos muito superiores a uma mesma viagem feita com todo o planejamento necessário, não é? 

O investimento em marketing digital funciona da mesma forma: você deve investir o seu dinheiro visando um objetivo muito claro. Quando isso não acontece, você espalha o seu dinheiro por diversas ações que não geram os resultados esperados.

A importância do Inbound Marketing na sua estratégia

Além de reconhecer esses erros no investimento em marketing digita, também é importante incorporar uma estratégia de Inbound Marketing às suas ações na internet.

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital voltada para a construção de bons relacionamentos com o seu cliente. Entre os seus principais objetivos estão atrair, converter e estimular a decisão de compra dos clientes ideais para o seu negócio.

Quer descobrir se a sua empresa explora corretamente o Inbound Marketing? Basta responder o briefing de Inbound Marketing do Cara do Marketing!

Aprenda a corrigir os seus erros e potencializar os resultados

Mais importante do que reconhecer os erros cometidos no investimento em marketing digital é agir corretamente para corrigi-los. Se você busca potencializar os resultados alcançados, é fundamental melhorar constantemente as suas ações no mundo digital.

Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa simples para os empresários que possuem diversas outras atividades para desempenhar ao longo de um dia de trabalho, não é? Por maiores que sejam os esforços, pode ser complicado dominar todas as oportunidades do marketing digital.

Foi para auxiliar as empresas que buscam resultados efetivos na internet que foi criado o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Já imaginou como seria ótimo contar com o auxílio de um profissional experiente e com vastos conhecimentos sobre o marketing digital?

Se você procura corrigir os erros cometidos no investimento em marketing digital, preencha agora mesmo a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!