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Você já investe na integração de ferramentas de marketing digital? É cada vez maior o número de empresas que exploram as estratégias de marketing digital, mas ainda são poucas aquelas que conseguem utilizar todas as ferramentas que estão à disposição.
São inúmeras as oportunidades criadas pelas ações de marketing na internet, não é? Produção de conteúdos, e-mail marketing, landing pages, funil de vendas, remarketing, mídias sociais, mídias pagas, entre inúmeras outras ferramentas e estratégias.
Em meio a tantas possibilidades, é difícil conseguir colocar todas as ações em prática. Entretanto, são justamente as empresas que conseguem articular estratégias certeiras que largam na frente das suas concorrentes.
O segredo para tirar o máximo do ambiente virtual é a integração de ferramentas de marketing digital. Veja neste artigo a importância de aplicar isso no seu negócio.
Integração de ferramentas representa aumento da eficiência
Imagine uma empresa que possui compreensão sobre a importância das principais estratégias de marketing digital. Mesmo reconhecendo as ações que deve colocar em prática, torna-se muito complicado coordenar várias ações realizadas simultaneamente.
Produção semanal de conteúdos para o blog, cadastro de novos usuários na lista de e-mails, envio de e-mail marketing para uma lista segmentada, publicações nas mídias sociais, investimentos em mídias pagas, preparação dos leads para o momento da venda, entra diversas outras rotinas.
Você já se sentiu perdido em meio a tantos processos? Quando cada uma dessas atividades é realizada de forma manual, torna-se difícil visualizar todas as informações e tirar o máximo delas.
Por outro lado, as empresas que investem na integração de ferramentas de marketing digital conseguem obter um salto de desempenho. Quando você consegue reduzir a necessidade de intervenção humana para que as ações sejam executadas é possível reduzir a complexidade dos processos – diminuindo também o tempo gasto.
Benefícios da integração de ferramentas de marketing digital
Você já procurou por um produto na internet e passou a enxergar vários anúncios desse produto nos dias seguintes? Ou então adicionou um produto no carrinho de um e-commerce e recebeu um e-mail falando exatamente sobre esse produto alguns dias depois?
Outra situação muito comum é fazer o download de um e-book gratuito e começar a receber e-mails com informações do seu interesse sobre determinado assunto – despertando o seu interesse em relação àquela marca.
Todas essas são ações que somente são possíveis por conta da integração de ferramentas de marketing digital. Sabendo que grande parte do processo de compra acontece antes do primeiro contato com o vendedor, as empresas brasileiras investem forte na criação de relacionamentos personalizados com cada um dos seus potenciais clientes.
Confira os principais benefícios de investir na integração de ferramentas de marketing digital:
Simplificação de processos
Imagine uma empresa que trabalha com a geração de um alto volume de leads diariamente. Seria impossível organizar todas informações de cada um dos usuários manualmente – e ainda mais difícil enviar um e-mail de boas vindas para todos eles.
Um dos principais benefícios da integração de ferramentas de marketing digital é simplificar esses processos. Uma ferramenta que organiza o cadastro de leads de forma segmentada e envia e-mails de forma automática torna tudo mais fácil, não é?
Disponibilidade da informação
Outro grande desafio para as empresas que buscam bons resultados com o marketing digital é ter acesso a informações claras e exatas. Você sabe quantos leads a sua empresa possui? Quantos deles são oportunidades de venda? E quais são suas características individuais que podem auxiliar na abordagem da equipe comercial?
Quando todos esses dados são organizados automaticamente e ficam disponíveis torna-se possível obter resultados ainda melhores. A integração entre marketing e vendas é essencial – e isso passa diretamente pela disponibilidade da informação.
Redução de custos
A integração de ferramentas de marketing digital produz um impacto positivo nos custos para execução do marketing digital. Quanto mais automatizados forem os processos, menor é a necessidade de mão de obra para colocar as ações em prática.
Além disso, também torna-se possível reduzir o custo para geração de lead e custo para fechar vendas. Com mais eficiência na construção de bons relacionamentos, os resultados começam a aparecer.
Aumento da eficiência
O objetivo de dominar o funil de vendas e conduzir os usuários pela jornada de compra é encurtar o ciclo de vendas, certo? Todas as ações executadas no mundo digital têm foco no aumento dos resultados de vendas – permitindo o crescimento da empresa.
Utilizando as ferramentas certas, uma empresa tem um grande potencial de conquistar os seus clientes da forma mais eficiente. As suas ações podem ser configuradas para que ocorram nos momentos certos, visando entregar exatamente o que é esperado pelo usuário.
Maior força de vendas
Imagine que você utilize uma plataforma que segmenta os leads gerados de acordo com a sua etapa no funil de vendas. Com base nessas informações, os vendedores podem ser certeiros e eficientes em suas abordagens de venda, não é?
Todas as ações executadas através da integração de ferramentas de marketing digital contribuem para chegar a esse ponto: leads preparados para receber uma abordagem de venda.
Como investir na integração de ferramentas de marketing digital?
Mas então, como você pode investir na integração de ferramentas de marketing digital e aproveitar todos esses benefícios que acabamos de analisar? Confira um breve passo a passo para começar a colocar isso em prática:
1. Conheça as principais ferramentas de marketing digital
O que não faltam são alternativas de ferramentas de marketing digital que você pode explorar. Aqui mesmo no blog já abordamos 25 ferramentas digitais que a sua empresa pode explorar para potencializar os seus resultados.
Portanto, é importante que você conheça as principais ferramentas que podem ajudá-lo no momento de fazer a integração de processos. Você deseja incorporar o envio de e-mail marketing de acordo o funil de vendas? Ou então explorar o remarketing através de anúncios pagos no Facebook? A escolha pelas melhores ferramentas passa diretamente pelas suas necessidades.
2. Avalie quais processos você pode integrar
Uma solução muito completa para realizar a integração de ferramentas de marketing digital é o RD Station – que permite criar landing pages, e-mails marketing, fluxos de automação de e-mails, pastagens de redes sociais, entre outras rotinas (somos parceiros da Resultados Digitais).
Por outro lado, algumas empresas possuem necessidades mais direcionadas – como a integração da produção de conteúdos com o WordPress ou somente a automação de e-mails marketing segmentados.
Procure avaliar bem quais são os processos que você pode integrar para maximizar os resultados da sua empresa. Afinal, pode existir uma grande diferença de acordo com os produtos/serviços comercializados e o perfil do seu cliente.
3. Tenha foco no seu objetivo
Você pode se deparar com inúmeras ferramentas interessantes para integrar processos de marketing digital, mas é importante que você mantenha foco no seu objetivo. Por mais atrativas que sejam todas as soluções, você não pode utilizar todas elas ao mesmo tempo.
Inbound Marketing: a base para a integração
É importante ressaltar que apenas a integração de ferramentas de marketing digital não garante que uma empresa alcançará bons resultados. Todas as ações desenvolvidas precisam estar baseadas em uma estratégia eficiente.
Isso significa que o domínio sobre o Inbound Marketing é fundamental no momento de estruturar todas as ações no mundo digital. É com conhecimento sobre as melhores formas de atrair potenciais clientes e construir bons relacionamentos que surgem as boas oportunidades de negócio.
Como maximizar os resultados alcançados com o marketing digital?
Investir na integração de ferramentas de marketing digital certamente pode ajudá-lo a conquistar o sucesso no mundo digital. Entretanto, é preciso dar atenção a diversos outros aspectos que também influenciam nos resultados alcançados – como o conhecimento sobre o seu cliente, elaboração de uma estratégia ou o monitoramento de resultados.
É justamente no momento de coordenar todas essas atividades que muitos empreendedores ficam perdidos. Se você sente que a sua empresa possui um grande potencial mas não consegue articular ações de marketing digital eficientes, o Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para você.
Já imaginou como seria contar com o auxílio de um profissional com anos de experiência com marketing digital? É uma ótima solução para encontrar as melhores oportunidades para o crescimento da sua empresa na internet.
Ficou interessado em maximizara os resultados alcançados com o marketing digital? Faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!