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Tanto o Instagram quanto o Snapchat são duas redes populares entre o público mais jovem justamente porque trabalham em cima do dinamismo e da instantaneidade da geração atual.
Recentemente o Instagram lançou uma nova ferramenta chamada Stories. O recurso permite que o usuário compartilhe momentos da sua rotina em forma de pequenos vídeos, sem que essa “história” fique atrelada ao perfil. Além de filmar ou tirar fotos, a pessoa pode transmitir melhor a mensagem personalizando com stickers e legendas.
E depois de 24 horas, os vídeos também somem.
Não parece exatamente uma novidade, não? Essa instantaneidade faz com que na verdade, o Instagram agora pareça bastante com o Snapchat. Que na contramão, lançou a ferramenta “Minhas histórias” – utilizada agora para eternizar os momentos em snaps.
Agora você se pergunta: Será que algumas das redes se enquadram no meu negócio? Vamos mostrar quais são as utilidades das duas para o meio corporativo e, por que, apesar de serem agora mais parecidas, na realidade, ambas não têm nada a ver.
Como utilizar o Instagram ou o Snapchat no meu negócio?
Acredito que você ainda não saiba muito bem como funciona os dois perfis. Mas não se sinta deslocado por isso. Na verdade, as duas redes são utilizadas, principalmente, por pessoas do sexo feminino: cerca de 70% das contas no Snapchat são gerenciadas por mulheres. Já no Instagram, elas correspondem a 61%. E em ambas as redes, é um público jovem. A faixa etária no Snap é de 13 a 24 anos, enquanto, no Insta fica entre 18 e 25 anos.
Por isso, na hora de pensar na programação de conteúdo para redes sociais, e pensar se essas realmente se encaixam na sua estratégia de marketing digital, é necessário levar em conta: público-alvo, o produto e de qual rede você terá maior número de seguidores.
No Brasil, cerca de 10% dos smartphones possuem o Instagram (algo como 5,4 milhões de usuários). Já o Snap está essencialmente no Sudeste, com 8,1 milhões de contas ativas. Existem perfis diversos, para os mais diferentes tipos de marcas, utilizando os aplicativos, desde aquelas cujo público principal é B2B quanto aquelas que gerenciam negócios bem segmentados.
Com essas novidades, os aplicativos pretendem atingir os dois públicos: tanto aqueles que vivem “o momento” quanto os que gostam de eternizar suas lembranças.
E vale a pena considerar uma atuação tanto no Instagram quanto no Snapchat.
A verdade é esses aplicativos se adaptam nova realidade. Em 15 anos, o mínimo de tempo em que uma informação é registrada no cérebro diminuiu de 12 segundos para 8,25 segundos. Isso significa um lampejo de atenção mais curto do que de um peixe dourado! Cuja média é de 9 segundos!
Por isso, o desafio das grandes empresas hoje em dia é: criar conteúdo em até 8 segundos.
Com isso em mente, tanto o Instagram quanto o Snapchat são os aplicativos mais atuais em termos de captar a atenção do público jovem.
Instagram X Snapchat: Qual a melhor rede para meu negócio?
Dependendo do seu segmento, vale a pena aproveitar esse novo recurso do Instagram como forma de fidelizar seus clientes e compartilhar conteúdos exclusivos, como lançamento de coleções, produtos ou ainda ofertas que podem durar 24 horas – tanto quanto a sua história.
Além desse mais novo recurso, o app lançou nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia um perfil business que vai ajudar as marcas a se posicionarem no aplicativo. A grande novidade é que através do perfil será possível acompanhar o número de impressões que sua produção recebeu, o alcance, cliques nos sites e ainda a atividade do seguidor.
Como também é muito válido apostar no Snapchat devido o avanço das suas novas funcionalidades – com o objetivo de tornar a experiência do usuário melhor. (Isso conta no engajamento do público com a sua marca).
Mesmo que o Instagram esteja de fato investindo em novas funcionalidades, como o Instagram Direct para o envio de fotos e vídeos em um bate-papo direto, está um pouco atrasado em relação ao Snapchat. Em termos de experiência dos usuários, o app oferece um bate papo, o Chat 2.0, um recurso para salvar seus próprios snaps em uma galeria para publicar onde quiser. Sem contar que possui mais adesivos, filtros e opções de tornar a sua selfie divertida. Aprenda nesse post (em inglês) como fazer uma boa história.
Como disse anteriormente, várias questões precisam ser avaliadas para saber exatamente qual é o melhor para seu negócio. Lembrando que existe a possibilidade de apostar nos dois. O que não se discute é: essas redes precisam ser consideradas na sua estratégia de marketing.
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