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Utilizar conteúdo para que o cliente venha até a empresa, e não o contrário, é uma estratégia eficaz para obter melhores resultados no mundo digital. Mas isso não deve ser usado somente para os seus clientes. Aplicar o inbound marketing para agências de marketing também é um método inteligente e eficiente.
O cenário do marketing tem se transformado de forma constante, conforme as mídias digitais ganharam popularidade entre empresas de variados segmentos. O inbound marketing é um exemplo dessa mudança, que pensa no relacionamento com o cliente de forma progressiva.
Com o objetivo de criar valor para a marca e atrair leads de forma natural para o serviço, o inbound marketing é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto para o cliente da agência quanto para o seu próprio benefício.
Hoje, o usuário busca por tudo na internet através dos mecanismos de busca como o Google. Acessa blogs, sites, redes sociais e pesquisa bastante pelos produtos e marcas que deseja, antes de comprar, para ter certeza de que fará uma boa decisão.
Desse modo, as agências que souberem utilizar as estratégias de inbound marketing para atrair mais clientes verão que gerar interesse do usuário por meio de conteúdos de qualidade é a melhor forma de atingir suas metas.
A seguir, vamos ver os benefícios de adotar o inbound marketing para agências de marketing um passo a passo de como colocar isso em prática. Boa leitura!
Benefícios de adotar o inbound marketing para agências de marketing
As agências que decidem utilizar o inbound marketing como estratégia para conseguir mais clientes conseguem ver resultados mais eficazes de suas ações. Além disso, existem mais benefícios sentidos com essa decisão. Veja só:
- Gerar interesse, atrair e conquistar mais clientes de forma natural;
- Se posicionar e ser reconhecido como uma agência de referência do segmento;
- Diminuir custos, já que essa estratégia não necessita de investimento em anúncios;
- Aumento das chances de fidelização de clientes, que valorizam o seu negócio e atraem ainda mais leads quando compartilham sua experiência.
Como adotar o inbound marketing em agências de marketing
Você já entendeu como o inbound marketing pode ajudar sua agência a obter mais clientes de qualidade. Agora, vamos ver na prática, como aplicar essa ferramenta na sua agência. Confira!
1. Identifique o seu público-alvo
Para gerar interesse do usuário, é preciso saber quem ele é e do que ele gosta. Ou seja: você precisa conhecê-lo a fundo. Parte do trabalho de inbound marketing é identificar o público para poder criar conteúdo baseado nessas informações.
Portanto, analise quais são as empresas e segmentos que você deseja atender em sua agência para começar a estudá-las a fundo. Trabalhar com negócios de nichos específicos pode ser uma forma de trazer um diferencial competitivo para sua empresa, uma vez que você se denomina expert no assunto.
Definir qual seu alvo também ajuda a preparar o tipo de comunicação que você utilizará em seus conteúdos. Por exemplo, escolher focar em empresas de médio e pequeno porte auxilia na hora de saber qual linguagem e quais assuntos irá abordar, entre outras decisões que você verá no item a seguir.
2. Crie personas
O próximo passo depois de identificar o seu público-alvo é criar personas para basear as suas estratégias e definir para quem os seus conteúdos irão falar. Também é importante para saber qual audiência você deseja atrair para o seu site.
Na criação de uma persona, se analisa o público-alvo na busca por características em comum entre os compradores. Essas informações irão ajudar na hora de escolher o foco da comunicação. Outra dica é puxar sua própria lista de clientes atuais, se tiver, para entrevistá-los e conhecê-los melhor.
Você precisa identificar as dores do seu consumidor e as possíveis soluções que a sua agência pode oferecer para suprir as necessidades de cada persona, se for mais de uma. Após isso, comece a combinar os traços até identificar um padrão.
Essa persona será a representação do seu cliente ideal e servirá como guia para a produção dos seus conteúdos e definição de ações.
3. Desenhe a jornada de compra do seu cliente
Para o seu cliente contratar os serviços da sua agência, ele passa por um processo chamado de jornada de compra, no qual é constituído por várias etapas.
É importante entender qual ação o cliente faz em cada etapa, para saber que tipo de conteúdo você irá oferecer com o objetivo de que ele avance até o fim. Não queremos que o cliente perca o interesse na metade e vá procurar outras opções.
Por isso, estude os passos que o consumidor dará nessa caminhada, para então desenvolver diferentes tipos de conteúdo, como posts em blog, e-books, publicações nas redes, infográficos, vídeos e demais ideias.
4. Comece a definir os conteúdos utilizando o funil de vendas
Agora que você já tem todas as informações preparadas, é hora de definir as ações para cada etapa. Como base, utilize o funil de vendas para obter melhores resultados. Veja na imagem abaixo como funciona:
Atração
Seu objetivo inicial é atrair visitantes para seus canais de comunicação. E isso começa com o usuário tendo uma necessidade e então pesquisando ela na internet. Para que ele encontre a sua agência nessa pesquisa, você precisa estar lá. Portanto, comece criando um site próprio.
Esse será o principal “endereço” da sua agência na internet e também é a casa de alguns dos seus conteúdos, como é o caso do blog, uma das principais estratégias do marketing digital e de conteúdo.
No seu blog, os conteúdos devem falar sobre os interesses dos seus potenciais clientes. Assim, quando eles pesquisarem na internet, poderão encontrar as respostas na sua empresa. Assim que se constrói uma imagem de autoridade sobre o assunto, sua agência será reconhecida pela sua credibilidade.
Quando se alimenta constantemente o blog com conteúdos relevantes e ricos, utilizando técnicas de SEO, os benefícios são muitos: o Google reconhece que seu site gera bom conteúdo e o coloca em primeiro nas buscas, o que gera tráfego orgânico e torna o público mais fiel.
O uso das redes sociais também é essencial para criar presença online e oferecer diferentes canais de comunicação e relacionamento ao cliente. Avalie bem o potencial de cada rede social e utilize as que forem mais favoráveis ao seu negócio.
Conversão
Agora que já temos os leads atraídos pelos canais de comunicação e distribuição de conteúdo, precisamos captar seus dados para poder entrar em contato no terceiro momento.
Por isso, é necessário ter uma página para o formulário, no qual pede nome, e-mail, telefone e demais dados que você deseja obter. Essa página é uma landing page e sua função principal é a conversão dos leads.
Porém, existem dois tipos de conversão, a direta e a indireta. Na direta, o usuário toma uma decisão concreta sobre a compra, como um pedido de orçamento ou uma consultoria gratuita.
Na indireta, o usuário se inscreve para receber algum material rico ou serviço gratuito, como e-books, webinars e afins. Nesse caso o objetivo é fazer o lead avançar para poder entrar em contato com ele.
Para que o processo dê certo, é preciso ter cuidado com diversos fatores, como um design funcional e claro, qualidade do conteúdo e formato acessível. Além disso, sua oferta precisa ser realmente relevante para o visitante.
Relacionamento e venda
Agora é a hora de entrar em contato com os leads captados. A sua equipe comercial entrará em contato e manterá um relacionamento com ele, pois nem sempre o lead estará pronto para a conversão.
Todas as informações preenchidas no formulário serão a “munição” dos vendedores, pois ajudam a entender o perfil do usuário e a direcionar os próximos conteúdos e ações que serão tomadas.
Já na hora de fechar a venda, a equipe deve avaliar o estado do lead para entender se ele está pronto para a conversão e para uma abordagem mais comercial. Você deve ter seu próprio processo de qualificação de lead, para identificar as pessoas certas.
Geralmente, existem dois fatores que são usados para fazer essa investigação: o perfil e o interesse. Do perfil, são analisadas as características do lead, como cargo, idade, setor, etc.
Do interesse, se olha para todas as interações que o lead teve com seus conteúdos e abordagens para medir o nível de importância que ele deu para cada etapa.
Análise e retenção
Por fim, para saber se as suas estratégias e ações deram certo e também para saber onde ocorreram falhas, é fundamental analisar os resultados. Para isso, existem relatórios e softwares que podem ajudar oferecendo uma visão ampla do processo.
Esse momento também é importante para saber se os investimentos feitos deram o retorno esperado. Por isso, veja todos os pontos, como número de visitantes, número de cliques, leads e clientes que se cadastraram no formulário e fontes de tráfego por onde eles vêm.
E por último, a retenção é uma das etapas mais importantes, pois de nada adianta conquistar os leads se eles acabarem indo embora logo depois por se sentirem abandonados ou não ouvidos.
Aqui, o conteúdo ainda tem sua função, na qual pode servir como um serviço ao cliente, dando informações e conhecimento sempre acessíveis. Não esqueça de ouvir os feedbacks e retornar cada contato para que os clientes não se sintam irrelevantes.
Hora de colocar em prática e melhorar constantemente com os resultados!
Adotando as práticas do Inbound Marketing, sua agência contará com todos os benefícios dessa ferramenta, que ajuda a sua marca a se fixar na mente do consumidor, ampliando o alcance da sua marca, destacando sua agência da concorrência e consequentemente, gerando mais contratos!
O resto você já sabe: mais vendas para a empresa e mais lucro como um todo. Você estará oferecendo muito mais qualidade no seu serviço, as vantagens são certas.
Nesses momentos, buscar a ajuda de profissionais experientes em marketing é garantir que os resultados serão positivos. Por isso, aproveite e participe do Programa de Mentoria do Cara do Marketing! Você terá toda a ajuda necessária para atingir seus objetivos.