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Você está em busca de hacks de prospecção que vão ajudá-lo a aumentar o número de vendas? Então está no lugar certo!
Quando se trata de leads e prospects, você nunca pode ter o suficiente, não é? Crescer e expandir seus negócios é uma coisa, mas se você se tornar complacente com seu funil de vendas, corre o risco de o poço ficar seco.
Você está confortável com a forma que as coisas estão agora? Fantástico. Mas isso não significa que você pode parar. Os clientes existentes saem, novos concorrentes chegam no mercado, as prioridades e as preferências mudam.
Levando isso em consideração, você precisa se esforçar para criar um fluxo constante. Novos clientes entrando todos os meses e vendas recorrentes fazem parte do caminho para prosperar no mercado de marketing digital.
Chamadas frias. E-mails frios. Guest posts. Anúncios. Indicações. Você provavelmente já está usando isso. Mas nem sempre isso é o suficiente. Você precisa se adaptar ao cenário em mudança da geração de leads no século 21 ou corre o risco de ficar para trás.
Os hacks de prospecção que veremos logo a seguir vão ajudá-lo na missão de maximizar seus resultados de vendas. Confira.
8 hacks de prospecção para gerar mais vendas
1. Mostre que você conhece o cliente
Essa tática é o coração e a alma das suas estratégias para gerar mais vendas. É com base nisso que você deve aplicar todos os outros hacks de prospecção que veremos ao longo deste artigo.
E, na verdade, essa é uma dica bem simples e lógica: você precisa mostrar que já conhece o seu cliente (ou potencial cliente).
Quando você está do lado do possível cliente, a prospecção bem-sucedida não parece ser uma prospecção. Esse lead deve se sentir como se você já tivesse feito uma pesquisa sobre suas necessidades e que você compreende completamente como pode ajudá-lo.
2. Sua linha de assunto é tudo
Assim como provavelmente acontece com você, muitos de seus clientes em potencial recebem dezenas de e-mails todos os dias. E o assunto é o primeiro fator que pesa na avaliação para abrir ou não.
Por mais rico que seja o conteúdo que você está enviando, ele não terá valor algum se os destinatários não abrirem o e-mail, não é? Então, para uma prospecção bem-sucedida por e-mail, acertar no assunto é fundamental.
3. Sua primeira frase é também é importante!
Este é um dos hacks de prospecção altamente subestimado. Lembre-se de que seus clientes em potencial estão lendo seus e-mails em um dos dois lugares: como um pop-up na parte inferior da tela ou em seus telefones.
Tudo o que eles veem antes de decidirem se vão abrir ou excluir o e-mail é a linha de assunto e o início da primeira frase. Portanto, você também pode investir em uma frase que desperta a atenção do leitor – além do título chamativo.
4. Encontre pontos de identificação
A identificação é uma poderosa aliada para aumentar a eficiência da sua prospecção. Quanto mais um lead se identificar com você, sua marca e sua proposta, maiores são as chances de levá-lo a uma decisão de compra.
Imagine que você esteja procurando uma plataforma para criar o site da sua empresa depois de ter testado algumas soluções que foram ineficientes. Logo no primeiro contato com uma nova empresa, o vendedor cita exatamente os problemas que você teve nas suas experiências anteriores e mostra como a sua plataforma pode ajudá-lo. Essa identificação com as dores que você está vivendo pode influenciá-lo a fechar o negócio, não é?
Para colocar isso em prática, crie o hábito de procurar pontos de identificação – que podem ser muito variados:
- Existência de amigos em comum
- A sua empresa atende outras empresas do mesmo segmento que o potencial cliente
- Vocês frequentaram a mesma escola ou universidade
- Hobbies e gostos pessoais em comum
- Experiências de trabalho anteriores
- Você já passou pelas mesmas dores que o lead
- Ligações em comum com organizações ou instituições locais
5. Esteja sempre um passo à frente
Já vimos que demonstrar que você conhece o cliente é um dos principais hacks de prospecção, certo? Porém, é importante considerar que seus concorrentes também estão buscando informações sobre essas mesmas pessoas. E você precisa estar um passo à frente deles.
Para isso, é muito importante coletar informações constantemente – incluindo informações sobre o mercado como um todo, a efetividade das ações realizadas pela sua empresa e dados específicos sobre cada um dos potenciais clientes que você abordar.
6. Aposte na automação
A automação não substitui a interação e o engajamento reais, mas pode ser usada no início para cuidar do trabalho tedioso que não requer sua atenção. Os processos de atrair usuários para o seu funil de vendas e fazer a nutrição inicial podem ser automatizados com o uso de ferramentas digitais. Após isso, quando o lead estiver qualificado, você pode entrar em cena.
7. Experimente um pouco de psicologia
A psicologia pode ajudá-lo com os hacks de prospecção. Não é necessário ser um especialista – basta que você saiba aplicar corretamente alguns gatilhos mentais:
- Reciprocidade
- Compromisso
- Escassez
- Autoridade
- Prova social
Quando usados corretamente, esses conceitos aumentam o interesse do público na sua mensagem. Porém, cuide para não abusar dessas técnicas para não tornar a sua comunicação sensacionalista.
8. Vá além do básico
A prospecção de vendas eficaz exige que você se diferencie das centenas de outras empresas que competem pela atenção do seu cliente-alvo. Pense estrategicamente sobre o que você pode oferecer a eles que gera valor.
O segredo está sempre no valor que você é capaz de gerar para o seu público. Quanto mais a sua marca puder oferecer, maior será o interesse do lead em fechar um negócio.
Bônus: 5 mini-hacks para prospecção por e-mail
O envio de e-mail é uma ótimo forma de colocar em prática os hacks de prospecção que acabamos de ver. E, para aumentar a efetividade dessas ações, você pode se inspirar nesses mini-hacks:
- Crie vários modelos para diferentes cenários de prospecção
- Faça testes A / B das suas linhas de assunto e modelos para otimizar ainda mais as taxas de resposta
- Teste os melhores horários e frequência de envio para potencializar os resultados
- Explore o e-mail para levar os usuários para canais diferentes
- Monitore os resultados para realizar ajustes pontuais ao longo do tempo
Construa o seu sucesso no mundo digital!
Ao longo deste artigo vimos vários hacks de prospecção que podem ajudá-lo a fechar mais vendas. Porém, essa é apenas um dos processos que precisa funcionar com eficiência para que você consiga construir sucesso no mundo digital.
Além da prospecção, existem vários outros processos que influenciam no seu sucesso – como o uso das ferramentas digitais, planejamento de mídias sociais, onboarding do cliente, entre outros. É preciso saber como coordenar diversos aspectos importantes para construir um caminho de sucesso no mercado do marketing digital.
No Programa de Mentoria do Cara do Marketing você pode descobrir melhor como colocar todos esses processos em prática. Com o auxílio de um profissional que já possui anos de experiência neste mercado, você pode contar com um grande aliado no desenvolvimento do seu negócio.
Está preparado para alcançar o sucesso no mundo do marketing digital? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing.