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O Inbound Marketing é mais do que uma estratégia de marketing. Trata-se de um conceito que entende os consumidores da sua empresa e reúne as ferramentas necessárias para que você crie bons relacionamentos – contribuindo para que seja possível alcançar bons resultados.
Assim como qualquer outro empresário, você tem como objetivo levar a sua empresa ao sucesso, certo? Para que isso seja possível, é fundamental compreender os gostos e desejos do seu cliente para que ele queira consumir o seu produto ou serviço.
Agora pare um instante para refletir sobre as formas mais efetivas de levar um cliente até o momento da compra. Será que uma estratégia de mala direta com ofertas exclusivas para uma pessoa que ainda não conhece o seu negócio é efetiva?
Pense nas suas últimas compras realizadas. Quantas delas surgiram de estratégias intromissivas como essa? E quantas delas surgiram de uma pesquisa realizada no Google ou de uma publicação vista na sua timeline nas redes sociais?
A internet possibilita o rápido acesso a informações a todo instante e isso reflete diretamente nos hábitos de consumo da população. Grande parte das pessoas realizam pesquisas antes de fazer uma compra e se relacionam regularmente com empresas através da internet.
Provavelmente você já conseguiu identificar todas essas tendências que expus até agora, certo? Todas elas estão relacionadas diretamente à aplicação de uma boa estratégia de Inbound Marketing.
Neste artigo veremos um verdadeiro guia de Inbound Marketing e você conseguirá compreender como essa estratégia pode ser responsável pelo sucesso do seu negócio. Confira.
Você está acompanhando as mudanças do mercado?
Você já teve a sensação de que está sempre correndo atrás dos seus concorrentes, sem conseguir obter resultados realmente positivos? Ou então teve a impressão de que está constantemente tentando atrair potenciais clientes que não demonstram interesse pelo seu negócio?
Esses são problemas muito comuns nas empresas que ainda não exploram o Inbound Marketing. Enquanto você tenta promover os seus produtos ou serviços para um público que não está pronto para comprar, os seus concorrentes educam esse mesmo público e conseguem conduzi-lo ao momento da compra.
A sua empresa precisa repensar os modelos de comunicação e publicidade, buscando dialogar diretamente com o cliente. As pessoas não esperam que as informações cheguem por meio de mensagens publicitárias – pelo contrário, elas pesquisam ativamente por soluções para os seus problemas.
O Inbound Marketing busca justamente atrair visitantes para o seu site, educá-los e convertê-los em leads. É apenas depois de toda essa preparação que o usuário está pronto para fechar uma compra.
Como funciona o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias com o objetivo de atrair, converter e estimular a decisão de compra de um cliente. Tudo isso é feito com base na criação de relacionamentos com o cliente.
Na prática, isso é alcançado através da combinação entre criação de conteúdo, automação de marketing e análise do desempenho. Você precisa mostrar todo o seu valor para o público e conduzi-lo através das etapas necessárias para fechar negócios.
Para o entendimento do Inbound Marketing é fundamental compreender dois conceitos: as etapas do Inbound Marketing e a jornada do comprador.
Etapas do Inbound Marketing
As etapas do Inbound Marketing são: atração, conversão, relacionamento, vendas e fidelização.
- Atração. Nessa etapa você deve focar em atrair o usuário para o site da empresa e criar uma ótima primeira impressão. Uma ótima forma de colocar isso em prática é através da produção de conteúdos ou de ações nas redes sociais.
- Conversão. Depois de atrair o usuário, você deve buscar convertê-lo em lead – que acontece quando uma pessoa informa os seus dados em troca de uma recompensa. Isso pode ser feito com a disponibilização de um e-book em uma landing page.
- Relacionamento. A etapa de relacionamento é fundamental para melhorar a percepção em relação à sua marca e avaliar em qual estágio da jornada do comprador esse usuário está.
- Vendas. Neste momento você já consegue identificar quais usuários estão prontos para fazer uma compra. Para isso, será necessário fazer um acompanhamento dos leads e identificar as melhores oportunidades.
- Fidelização. O Inbound Marketing também mantém um bom relacionamento depois de fechada a compra para que o seu cliente continue voltando para a sua empresa.
Jornada do comprador
A jornada do comprador do Inbound Marketing representa todas as etapas percorridas por um cliente desde o momento em que ele conhece a sua empresa até a sua decisão de compra. Veja quais são elas:
- Aprendizado e descoberta – que é a etapa em que o usuário começa a identificar que possui um problema;
- Reconhecimento do problema – que é o momento em que esse usuário descobre qual é o seu problema;
- Consideração – depois de descobrir o seu problema, o usuário procura conhecer quais são as soluções existentes;
- Decisão de compra – que é o momento em que o usuário já decidiu qual é a melhor solução e está disposto a realizar uma compra.
Uma estratégia, múltiplos objetivos
(clique na imagem para fazer download do Checklist)
Apesar de todas as ações buscadas por uma empresa levarem a um mesmo objetivo final – que é a obtenção de lucro –, o Inbound Marketing se mostra uma estratégia tão eficiente por conta de todos os resultados que consegue promover.
Pense em uma ação publicitária para anunciar produtos em oferta no jornal local. Certamente essa ação pode ser muito efetiva para alcançar o público que já está na etapa de consideração da compra da jornada, mas todos os outros usuários não dão muita bola para o anúncio, certo?
A estratégia de Inbound Marketing é completa e consegue suprir as necessidades de compradores que vivem estágios diferentes em relação ao seu negócio. Confira alguns exemplos de objetivos que podem ser alcançados com o Inbound Marketing:
- Melhoria do posicionamento da empresa no mercado
- Construção de relacionamentos fortes e duradouros com o público
- Solução das dúvidas e preocupações mais comuns dos seus consumidores
- Aumento do tráfego da sua página
- Geração de leads qualificados
- Condução do consumidor até o momento da compra – potencializando os resultados de vendas
- Segmentação da base de clientes para acertar na comunicação – considerando o estágio de cada pessoa na jornada do comprador
- Fidelização de clientes já existentes para gerar vendas recorrentes e indicações de novos consumidores
- Acompanhamento de todas essas ações de forma interligada – garantindo resultados reais
Como otimizar a sua estratégia de Inbound Marketing?
Como você deve ter notado, uma estratégia de Inbound Marketing deve considerar diversos aspectos para que alcance todo o seu potencial, não é?
Quanto mais informações você tiver sobre o Inbound Marketing, melhores podem ser os resultados alcançados. Essa é uma estratégia adaptável a empresas de todos os segmentos, portes e modelos de negócio.
Se você deseja compreender melhor e colocar em prática os conceitos do Inbound Marketing, solicite um orçamento gratuito preenchendo o Briefing Inbound Marketing!
Que tal um auxílio na sua jornada?
Vimos neste artigo a importância do Inbound Marketing para o sucesso da sua empresa e como essa estratégia pode levar a sua empresa ao sucesso. Quando você consegue atender as exigências do seu cliente, os resultados aparecem.
Mesmo compreendendo isso, muitos empresários enfrentam dificuldades para conseguir articular as suas primeiras ações no mundo digital. Você já se perguntou qual é a melhor forma de atrair o seu cliente? Ou então criar conteúdos que realmente chamam a sua atenção?
BÔNUS: Checklist Gratuito, como implementar Inbound Marketing na sua empresa.
O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para ajudá-lo a desenvolver a sua empresa no mundo digital e explorar novas oportunidades através do marketing digital.
Você não precisa tentar aplicar todos os conceitos de Inbound Marketing sozinho. Com o auxílio de quem possui experiência no assunto é possível ampliar os horizontes do seu negócio e potencializar os resultados na internet.
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