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Você sabia que o uso do Google Search Console para SEO é uma ótima forma de melhorar o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca? Essa ferramenta gratuita do Google permite que você seja notado com mais facilidade nas pesquisas relacionadas às atividades do seu negócio.
Estamos falando sobre uma ferramenta completa e gratuita. Então, por que muitos empresários ainda não exploram o Google Search Console para SEO? A complicação está no uso correto de todas suas funcionalidades.
Neste artigo vamos conferir como usar o Google Search Console para SEO. Confira.
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite aos proprietários de sites levarem seu SEO a um nível totalmente novo. Usando o GSC, você pode:
- Acompanhar o desempenho do seu site
- Otimizar seu conteúdo
- Ser classificado no Google
- Configurar alertas para responder mais rapidamente aos problemas do site
- Ter uma ideia melhor de como os bots do Google estão “lendo” seu site
Ou seja, com o Google Search Console, você tem acesso direto às principais métricas de SEO que mostram como melhorar a classificação do seu site no Google.
6 dicas para usar o Google Search Console para SEO
Saber que você tem uma ferramenta matadora como o Google Search Console é uma coisa. Saber como usá-lo é uma questão totalmente diferente. Aqui estão 6 dicas práticas para usar o Google Search Console para SEO:
1. Encontre palavras-chave para as quais você está se classificando
Uma das melhores partes do Google Search Console é que você pode ver para quais palavras-chave está se classificando no momento. Com essas informações, você pode verificar cada termo para ver como otimizar a página para obter uma classificação mais elevada.
Para descobrir para quais termos seu site está classificado, basta acessar o menu Desempenho e rolar para baixo até Consultas. Estes são os termos para os quais o seu site está atualmente classificado.
Se você quiser ir por página, clicando em Páginas (que fica ao lado de Consultas). Ao selecionar uma página específica da lista, você verá sua página com classificação para a palavra-chave.
2. Envie páginas para o Google indexar
Se você quer extrair o máximo de uma estratégia de SEO, então deve ter uma ideia de quais páginas estão e não estão indexadas em seu site. Quando você perceber que tem um conteúdo do seu site que o Google não está indexando, é hora de enviar o URL por meio do GSC.
Para fazer isso, vá para a parte superior do painel do Google Search Console e insira um URL para inspeção:
- Insira o URL a ser inspecionado
- Em seguida, clique em Solicitar Indexação
- Clique em Solicitar Indexação no console de pesquisa do Google
- O GSC pode levar alguns minutos para processar sua solicitação
3. Envie um Sitemap
Cada site deve ter um Sitemap XML enviado ao Google. Esses sitemaps ajudam os bots de rastreamento do Google a entender como seu site está organizado. Também permite que eles rastreiem seu site de uma forma que não desperdice seu “orçamento de rastreamento”.
Embora ter um mapa do site não leve você a uma classificação mais elevada da noite para o dia, é uma prática recomendada de SEO comum enviar um. Felizmente, você pode fazer isso diretamente por meio do Google Search Console.
- Clique em Sitemaps no menu do lado esquerdo
- Insira o URL do seu sitemap em Adicionar um novo sitemap
Adicionar seu sitemap literalmente leva menos de 30 segundos, mas é uma excelente maneira de garantir que os robôs de rastreamento do Google leiam seu site da forma mais eficiente possível.
4. Monitore sites com links para você
O linkbuilding é um fator importante no SEO. Um dos recursos mais legais do GSC é que você pode monitorar outros sites com links para o seu. Para isso, basta clicar em Links no menu do lado esquerdo.
Nesta tela você tem acesso a várias informações:
- Links internos
- Links externos
- Principais sites com links que levam para seu site
Com base nessas informações, você pode construir relacionamentos com sites que já possuem links para você para futuras oportunidades de construção de links.
5. Use linkbuilding interno para impulsionar postagens
Outro uso do Google Search Console para SEO é a otimização das linkagens internas feitas no seu site. Para isso, você precisa localizar palavras-chave que você está classificando em uma das 3 primeiras posições no Google.
- Clique em Desempenho e, em seguida, clique em Posição média
- Role para baixo até a tabela
- Clique em uma consulta de pesquisa específica e, em seguida, clique em Páginas para ver quais páginas do seu site são classificadas para o termo consultado
- Por fim, você verá a posição da página do seu site na extremidade direita da tabela:
O que você deseja fazer agora é criar duas listas:
- Páginas em que seu conteúdo está classificado nas posições 1-3 no Google
- Páginas em que seu conteúdo está classificado nas posições de 4 a 9 no Google
Em seguida, você atualizará seu conteúdo nas posições 1-3, adicionando um link interno para a classificação do conteúdo nas posições 4-9.
Ao fazer isso, você adicionará mais autoridade às suas páginas de classificação inferior e as impulsionará na página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google.
6. Crie novas ideias de conteúdo
Já vimos como ver quais palavras-chave estão gerando seu tráfego, certo? Em nossa primeira dica, vimos que você pode clicar em Desempenho no menu do lado esquerdo e rolar para baixo até Consultas para obter uma lista de todos os termos que as pessoas pesquisam para chegar ao seu site.
Agora vamos dar um passo adiante.
Você pode exportar esses dados clicando no símbolo Exportar no canto superior direito da tabela. Em seguida, você pode percorrer a lista e organizar todas as consultas por tópico. Isso mostra os tópicos gerais de seu conteúdo que as pessoas mais pesquisam.
Ao criar seu calendário editorial, você pode examinar sua lista organizada de tópicos que geram tráfego para criar um novo conteúdo que provavelmente terá uma boa classificação.
Vá além do SEO para fazer sucesso na internet!
Vimos neste artigo como usar o Google Search Console para SEO. Com base nessas dicas, você pode levar as páginas o seu site para o topo dos mecanismos de busca – atraindo mais tráfego qualificado!
É claro que ficar bem posicionado no Google está entre os objetivos de qualquer empresa no mundo digital. Entretanto, é importante ir além do SEO para consolidar sua presença digital.
Depois de atrair tráfego de forma orgânica, você pode transformar esses visitantes em leads, enviar e-mails marketing, nutrir bons relacionamentos pelas mídias sociais, criar anúncios para pessoas que passam pelas suas páginas, entre muitas outras ações. É dessa forma que você transformar o marketing digital em vendas.
Se você sente dificuldade para integrar suas ações digitais e transformá-las em resultados, precisa conhecer o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se de oportunidade de receber uma orientação personalizada para encontrar os melhores caminhos para o sucesso no mundo digital.
Está preparado para ir além do Google Search Console para SEO? Então faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!