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A gestão de mídias sociais é uma atividade muito importante para as empresas que buscam sucesso no mundo digital. Entre todas as ferramentas que estão disponíveis, certamente as mídias sociais se destacam pela possibilidade de se comunicar com um grande público com potencial interesse no seu negócio.
Porém, o sucesso nas mídias sociais não é algo que acontece por acaso. É preciso saber como explorar ao máximo os recursos dessas plataformas para potencializar o engajamento e construir uma boa relação com o cliente. Saber fazer a gestão de mídias sociais pode ser considerado um diferencial competitivo em um mundo marcado pelo marketing digital.
Para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados, veremos neste artigo os 12 maiores erros cometidos na gestão de mídias sociais e como você pode evitá-los. Acompanhe.
Você conhece o grande poder das mídias sociais?
Grande parte dos empresários reconhecem que as mídias sociais são ambientes muito promissores para os seus negócios. Essa lógica é muito fácil de entender quando analisamos a grande quantidade de pessoas com os mais diferentes perfis que acessam seus perfis diariamente.
Porém, também é grande o número de empresários que não conhecem todo o poder das mídias sociais. Você pode ir muito além de ter uma página repleta de seguidores e cheia de imagens bonitas. Com uma boa estratégia e uma gestão de mídias sociais eficiente você consegue alcançar o seu público de forma certeira e construir ótimas oportunidades de vendas – além de consolidar a sua autoridade na internet.
Ou seja, a gestão das mídias sociais não deve ser uma simples formalidade. Você pode fazer com que cada publicação tenha um propósito e contribua positivamente para o desempenho do seu negócio na internet.
12 erros cometidos na gestão de mídias sociais
Mesmo reconhecendo todo o poder das mídias sociais, muitas empresas não conseguem alcançar resultados satisfatórios. Como um perfil com 10 mil seguidores não gera oportunidades de venda? Por que o público não engaja com as postagens feitas na sua página? O problema pode estar justamente na gestão de mídias sociais.
Logo a seguir veremos os 12 maiores erros cometidos na gestão de mídias sociais e como contorná-los:
1. Foco excessivo nas promoções
Postar conteúdos focados apenas em sua própria oferta é uma maneira infalível de afastar as pessoas. Essa é uma prática que costuma causar a irritação dos seguidores – gerando insatisfação e dificultando o sucesso com suas ações nas mídias sociais.
Como evitar?
Siga a regra 80/20: 80% de conteúdo não promocional e 20% de postagem com chamadas para ação (CTA) para suas soluções. Dessa forma, você mantém o foco na informação sem deixar de lado as oportunidades de venda.
2. Não responder aos comentários e reclamações
Os seus seguidores certamente ficam muito insatisfeitos quando você não responde suas mensagens. Essa é uma falha muito grave na gestão de mídias sociais que pode ser responsável por transformar grandes fãs da sua marca em usuários insatisfeitos.
Entrar em discussões com “trolls” não é necessário, mas você não pode ignorar reclamações, perguntas ou outras preocupações legítimas do seu público. Quanto mais prestativo você for para responder, melhor para a imagem da sua empresa.
Como evitar?
Embora seja tentador às vezes, não exclua comentários negativos. Em vez disso, responda a eles de maneira positiva e oportuna. Além disso, você também pode investir na criação de uma política de mídia social – detalhando para o público a postura da sua empresa em relação aos comentários (proibindo comentários racistas ou abusivos, por exemplo).
3. Ausência de objetivos claros
O que você espera conseguir com as mídias sociais? A resposta para essa pergunta é fundamental para guiar a gestão de mídias sociais. A falta de um propósito claro leva a ações mal planejadas sem propósito algum – que dificilmente geram resultados positivos.
Como evitar?
Tente esta correção: defina metas SMART para o seu marketing de mídia social. Para que uma meta se torne uma realidade, ela precisa ser específica, mensurável, atingível, realista e ter um prazo.
4. Falta de identificação com o público-alvo
É essencial desenvolver uma compreensão profunda do seu público-alvo. Quais são as mídias sociais mais usadas? Qual conteúdo é mais relevante para eles? Que tipo de informação eles estão procurando? Como eles gostam de consumir essa informação? Uma vez que você conhece profundamente seu público, você pode começar a construir relacionamentos com mais eficiência.
Como evitar?
Tire um tempo para dedicar à criação da sua persona – que é uma representação fictícia do seu cliente ideal e reúne todas as suas principais características.
5. Não postar imagens
As pessoas se conectam mais emocionalmente com imagens do que com texto, e em um cenário digital cada vez mais cheio, nossas mentes são atraídas mais prontamente para o conteúdo visual. A qualidade estética das imagens encoraja o engajamento e aumenta as chances de que você tenha uma publicação compartilhada.
Como evitar?
Procure explorar as imagens sempre que possível. Para isso, crie uma biblioteca de fotos usando suas próprias fotografias ou encontrando imagens adequadas em bancos de imagem na internet.
6. Falta de frequência nas publicações
A gestão de mídias sociais precisa garantir uma movimentação frequente nas suas páginas. Você precisa postar consistentemente para ficar na frente dos olhos do público e continuar crescendo. Considere que, no Twitter, seu conteúdo normalmente só dura cerca de 20 minutos; no Facebook, algumas horas.
Postar de forma consistente não significa que você deve escolher quantidade por qualidade. Postar muito pode resultar em um declínio no alcance. Em vez disso, concentre-se em postar atualizações relevantes e de alta qualidade que seu público deseja compartilhar.
Como evitar?
Reserve um dia por mês para mapear os próximos eventos, feriados e outras datas comemorativas que podem gerar publicações. Em seguida, use uma planilha simples do Excel para criar seu calendário de conteúdo. Faça o mesmo com outra planilha para postagens nas mídias sociais.
7. Publicações nos momentos errados
Para otimizar seu engajamento de mídia social, é útil saber os melhores horários para postar suas atualizações para que elas atinjam seu público-alvo quando estiverem on-line.
Como evitar?
Faça testes com publicações em diferentes dias e horários para determinar os momentos ideais para seu público.
8. Headlines pouco atrativas
A headline é responsável primeira impressão causada nos usuários. Por isso, uma manchete atraente é um fator-chave para que os leitores cliquem no seu artigo.
Como evitar?
Mais uma vez, você pode apostar em testes para encontrar as headlines mais atrativas para o seu público. Além disso, você também pode observar as ações executadas por seus concorrentes para encontrar boas ideias.
9. Dificuldade no uso de palavras-chave estrategicamente
É importante incluir palavras-chave em seus títulos e textos das publicações para aumentar as chances de ser encontrado nas mídias sociais. No entanto, é preciso ter atenção para sempre colocar a legibilidade antes da otimização do mecanismo de pesquisa.
Como evitar?
Faça um brainstorm de uma lista de tópicos importantes e relevantes relacionados ao seu negócio. Use uma ferramenta como o Google Keyword Planner e o SEMRush para encontrar palavras-chave relevantes.
10. Ausência de chamada para ação (CTA)
Sempre que você publica um novo conteúdo ao seu site ou página do Facebook, você provavelmente tem um objetivo em mente, certo? Seja esse objetivo o compartilhamento, comentário ou compra de um produto, adicionar uma chamada para ação (CTA) aumenta a probabilidade de o leitor tomar a ação desejada e se envolver com você ainda mais.
Como evitar?
Não presuma que os leitores saberão o que fazer a seguir. Deixe claro e inequívoco qual é o próximo passo depois de ler seu conteúdo.
11. Dificuldade na integração com outras ações digitais
Outro grande erro cometido na gestão de mídias sociais é a execução de ações isoladas que não possuem integração com o blog da empresa, estratégias de e-mail marketing ou outras campanhas online. É fundamental que todas suas ações no mundo digital estejam integradas para aumentar as chances de sucesso.
Como evitar?
Na etapa de planejamento das suas ações de marketing digital, elabore uma estratégia que integra todas essas práticas. Assim, você pode levar um leitor do Facebook para o seu blog e convencê-lo a se inscrever na newsletter, por exemplo.
12. Ausência de monitoramento
Uma das principais responsabilidade da gestão de mídias sociais é o monitoramento dos resultados para que seja possível realizar melhorias. Você precisa ir fundo para encontrar o que as pessoas realmente pensam sobre seu produto ou serviço – fazendo análises sobre o retorno sobre o investimento nessas plataformas.
Como evitar?
Use ferramentas internas, como o Facebook Insights e o Twitter Analytics – além de ferramentas externas como o Google Analytics. Além disso, você também pode monitorar as menções ao nome da sua marca nas mídias sociais.
Bônus: aprenda a fazer sucesso no Facebook!
Depois de aprender como evitar os principais erros na gestão de mídias sociais, você tem todas as condições de alcançar os melhores resultados nessas plataformas, certo?
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Expanda as suas ações no mundo digital a partir das mídias sociais
Ao longo deste artigo destacamos os maiores erros cometidos na gestão de mídias sociais e ressaltamos a importância de integrar essas ações com suas outras estratégias no mundo digital. Ou seja, é importante que você não fique limitado apenas às ações nas mídias sociais.
O sucesso das suas mídias sociais pode ser expandida com diversas outras estratégias e ferramentas para construir o sucesso na internet. Você quer saber como colocar isso em prática de forma eficiente? Foi com esse propósito que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.
Esse programa de mentoria vai ajudá-lo a criar uma visão mais ampla sobre todas as suas possibilidades no mundo do marketing digital. Deixe para trás as ações ineficientes que não geram resultados efetivos e agarre as melhores oportunidades que estão à disposição.
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