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Existem muitas ferramentas de marketing de conteúdo para escolher, mas quais são as melhores?
Quais ferramentas de marketing de conteúdo facilitam seu trabalho com a automação, ajudam a criar ótimas ideias, permitem medir o ROI do seu investimento em conteúdo ou simplificam a otimização e a promoção do que você publica?
Para alcançar resultados realmente satisfatórios com o marketing de conteúdo, é fundamental encontrar as melhores ferramentas para auxiliá-lo. Essa é uma ótima forma de simplificar os processos e atingir o seu público de forma mais certeira.
Separei uma lista com as 13 melhores ferramentas de marketing de conteúdo que você pode testar no seu negócio. Acompanhe ao longo deste artigo.
Você já investe em marketing de conteúdo?
Antes de falarmos sobre as ferramentas de marketing de conteúdo, é importante ressaltarmos toda a importância que essa estratégia pode ter para o seu negócio. A sua empresa já investe na produção de conteúdos digitais? Você conhece todos os benefícios dessas ações?
Estamos vivendo em uma era digital em que a concorrência no mercado é muito grande. Por conta disso, todas as oportunidades devem ser agarradas para se transformarem em diferenciais para o seu negócio. E com o marketing de conteúdo isso não é diferente.
Possuir um blog repleto de informações de valor para o público, entregar materiais gratuitos e construir um bom relacionamento através de e-mails faz toda a diferença. Certamente essas são práticas que ajudam a construir a sua presença digital e fazem com que você largue na frente dos concorrentes.
Os benefícios de uma estratégia de marketing de conteúdo são muito abrangentes:
- Ampliação do alcance da sua marca;
- Construção de autoridade no mercado;
- Geração de tráfego qualificado;
- Nutrição de bons relacionamentos com o público;
- Crescimento nas vendas;
- Fidelização dos clientes.
13 melhores ferramentas de marketing de conteúdo
Mas então, quais são as ferramentas de marketing de conteúdo que podem ajudá-lo a colocar em prática uma estratégia realmente eficiente? Veremos quais são as melhores delas divididas em categorias:
- Ideação de conteúdo
- Criação de conteúdo
- Otimização do conteúdo para pesquisa
- Publicação de conteúdo
- Promoção de conteúdo em redes sociais
- Promoção de conteúdo por e-mail
- Automação e mensuração
Ideação de conteúdo
Um dos maiores desafios enfrentados em qualquer estratégia de marketing de conteúdo é encontrar boas ideias para trabalhar. Essas ferramentas de marketing de conteúdo estimulam a sua criatividade e facilitam o preenchimento do seu calendário de conteúdo vazio com uma abundância de novas ideias.
1. BuzzSumo
O BuzzSumo ajuda você a economizar tempo ao criar novas ideias de conteúdo, especialmente quando você está entrando em um novo nicho. Você pode inserir praticamente qualquer tópico ou palavra-chave e tem acesso ao conteúdo mais popular criado nesse tópico no ano passado (ou qualquer outro período de tempo definido por você).
Dessa forma, você consegue entender como seus concorrentes estão competindo uns com os outros e como você pode adquirir uma determinada posição no mercado com sua própria marca. Além disso, o BuzzSumo ajuda a identificar em quais canais você deve se concentrar para obter mais sucesso na criação de um público-alvo e no aumento de receita.
2. AnswerThePublic
O AnswerThePublic é uma incrível fonte gratuita para ajudá-lo a descobrir quais perguntas as pessoas querem respostas. Trata-se de um recurso muito simples que pode auxiliar qualquer campanha de marketing de conteúdo. É perfeito para gerar ideias de conteúdo, encontrar palavras-chave de cauda longa e ganhar snippets em destaque nos resultados de pesquisa do Google.
Criação de conteúdo
Depois de ter um grande acúmulo de ideias de conteúdo, é hora de escolher um tópico e começar a criar seu conteúdo. Obviamente, você precisará de um processador de texto, como o Google Docs ou o Microsoft Word, ou pode escrever diretamente no sistema de gerenciamento de conteúdo de seu website.
Se você já costuma escrever, colocar as palavras em uma página é a parte fácil. As tarefas mais difíceis são criar imagens e vídeos para acompanhar seu conteúdo, editar seu próprio trabalho e organizar seu conteúdo em um local central para permitir uma colaboração eficiente.
Para essas tarefas, você pode contar com as seguintes ferramentas de marketing de conteúdo:
3. Lumen5
O Lumen5 usa a inteligência artificial para transformar seu conteúdo existente em vídeos sociais. Trata-se de um sistema intuitivo que possui uma ampla variedade de vídeos, imagens e músicas em movimento que você pode pesquisar e aplicar aos slides.
Através dessa ferramenta você pode ampliar seu conteúdo, transmitindo sua mensagem para aqueles com pouca atenção em plataformas sociais. Alguém pode não estar motivado o suficiente para clicar e ler uma postagem inteira no blog, mas pode ficar feliz em assistir seu vídeo com o som desligado quando ele aparecer no feed.
4. Canva
O Canva é uma ferramenta que torna fácil para os não-designers criar designs para seus sites, blogs e perfis de mídia social. Você pode montar facilmente as suas artes a partir dos modelos disponibilizados e personalizá-los com a cara da sua empresa.
Otimização do conteúdo para pesquisa
Quer você esteja conduzindo uma pesquisa de palavras-chave para ter ideias de tópicos, procurando maneiras de ganhar mais links para seu conteúdo publicado ou tentando atualizar o conteúdo antigo para melhorar os rankings de pesquisa, essas ferramentas ajudarão você.
5. Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta de SEO que ajuda com a pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, auditorias de SEO, avaliações de desempenho de conteúdo e muito mais. Trata-se de um ótimo recurso para gerar novas ideias de conteúdos e obter o máximo de compartilhamentos e links possíveis.
6. SEMrush
O SEMrush é uma excelente ferramenta de marketing de conteúdo que pode ajudá-lo com tuas as suas necessidades de SEO. As suas funcionalidades são muito semelhantes ao Ahrefs – com o diferencial de possuir um criador de relatórios personalizados com dados do kit de ferramentas SEMrush, Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de SEO de sua escolha.
Publicação de conteúdo
Depois de criar ideias, criar seu conteúdo (ou ter um freelancer para criá-lo) e otimizá-lo para a pesquisa, é hora de colocá-lo em seu sistema de gerenciamento de conteúdo e inseri-lo no seu website. Aqui estão algumas das ferramentas de marketing de conteúdo que podem ajudá-lo:
7. WordPress
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo bastante popular no mundo inteiro. A sua flexibilidade e versatilidade o tornam incrível para o marketing de conteúdo, especialmente para empresas maiores com necessidades complexas.
Você pode usar o WordPress para criar, publicar, promover e medir seus esforços de marketing de conteúdo. Além de possui vários recursos incríveis, ainda existem vários plugins para suprir todas as suas necessidades no momento de publicar conteúdos.
8. Wordable
O Wordable é uma ferramenta que faz a integração entre o Google Docs e o WordPress. É possível fazer a migração de um documento do Google Docs para o WordPress mantendo todas as suas imagens, estilos e fontes intactas.
Promoção de conteúdo em redes sociais
A primeira coisa que a maioria dos profissionais de marketing faz depois de publicar novos conteúdos: divulgar em suas mídias sociais. Essas ferramentas simplificam essa tarefa, facilitando o planejamento, programação e automação dos esforços de promoção de conteúdo de mídia social.
9. CoSchedule
O CoSchedule é um software de gerenciamento editorial. Em vez de usar controles manuais ou planilhas no Excel, você pode criar fluxos de trabalho e organizar todas as tarefas relacionadas à produção de conteúdos nessa plataforma. Ou seja, trata-se de uma forma mais eficiente de gerenciar o seu calendário editorial.
10. Buffer
O Buffer é uma das ferramentas de marketing de conteúdo que permite a automação da publicação de suas postagens em todos os canais populares de mídia social. Assim, compartilhar o mesmo conteúdo em várias plataformas diferentes se torna muito fácil – com a possibilidade de agendar postagens e otimizar o uso do seu tempo.
Promoção de conteúdo por e-mail
A próxima etapa: insira seu conteúdo em seu boletim informativo por e-mail para colocá-lo na frente de seus leitores mais engajados. Essas ferramentas ajudam você a promover seu conteúdo por e-mail, avaliar seus esforços de divulgação e otimizar seus e-mails de marketing para mais cliques e aberturas.
11. Hunter
O Hunter é uma ferramenta que busca endereços de e-mail listados publicamente na internet. Trata-se de um plugin que pode poupar um grande tempo na busca por pessoas com o perfil do seu cliente ideal. Além disso, a solução também ajuda a identificar padrões nos e-mails da empresa, para que você possa adivinhar se encontrar alguém no LinkedIn com quem deseja entrar em contato, mas não está listado no Hunter.
12. BuzzStream
O BuzzStream é uma solução digital que permite que você acompanhe se o seu e-mail está aberto ou não, bem como os horários e a frequência específicos em que ele foi aberto. Você também pode usar essa ferramenta para automatizar respostas e importar listas de distribuição para facilitar o gerenciamento.
Com base nas informações levantadas pelo BuzzStream, você pode otimizar os seus conteúdos enviados através de e-mails – desde o assunto até o corpo e CTAs. Dessa forma, é possível impulsionar as visualizações, os cliques e o engajamento.
Automação e mensuração
Quando estiver pronto para começar a automatizar tarefas repetitivas, ou se você quiser apenas centralizar todas as suas tarefas de marketing de conteúdo, estará pronto para usar uma ferramenta de automação de marketing.
Essas ferramentas facilitam a comercialização de seus produtos ou serviços em múltiplos canais; automatização de campanhas de mídia social, anúncios e e-mail marketing; e a mensuração das métricas de todos os esforços.
13. RD Station
O RD Station é uma das principais ferramentas de marketing de conteúdo. Com ela, o usuário pode realizar diversas ações dentro de um único lugar, como: automação de marketing e geração de leads, gerenciar as mídias sociais, criar landing pages, campanhas de e-mail marketing, gerir contatos, leads além de analisar e mensurar os resultados em nome de uma tomada assertiva de decisão.
São vários recursos que auxiliam não apenas na estratégia de marketing de conteúdo, mas em diversas outras ações da sua empresa na internet. A proposta do RD Station é ajudá-lo a criar uma verdadeira máquina de crescimento com a integração entre marketing e vendas.
É o conteúdo que move o Inbound Marketing
Todas essas ferramentas de marketing de conteúdo certamente vão ajudá-lo a extrair os melhores resultados das suas campanhas online. Quando existe um bom planejamento por trás da publicação dos conteúdos digitais, é possível obter resultados fantásticos.
Isso acontece porque são os conteúdos que movem uma estratégia de Inbound Marketing – que é baseada na atração de potenciais clientes para a construção de bons relacionamentos. Portanto, todas essas ações devem estar interligadas para potencializar o retorno sobre o investimento.
Você está preparado para consolidar a sua presença digital?
Ao longo deste artigo falamos sobre as melhores ferramentas de marketing de conteúdo para levá-lo aos melhores resultados na internet. Entretanto, essa é apenas uma das inúmeras ações que você pode colocar em prática para consolidar a presença digital da sua marca.
Eu percebi que a principal dificuldade enfrentada pelos empresários é coordenar todas as suas ações e criar uma estratégia de marketing digital realmente eficiente. Foi pensando nisso que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing – que tem o objetivo de ajudá-lo a extrair todo o potencial do seu negócio no mundo digital.
Vamos consolidar a presença digital da sua empresa juntos? Faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!