Estimated reading time: 23 minute(s)
Será que você já cometeu algum dos principais erros de guest post? Afinal, essa é uma estratégia muito interessante de melhorar a exposição da sua marca em vários sites – mas precisa ser bem executada.
Quando você aparece como convidado no blog de uma empresa ou de um influenciador, também cria um relacionamento: você fornece a eles um conteúdo interessante e eles fornecem um novo público dentro do seu nicho.
Como os guest posts diversificam seu portfólio de links em outros sites, eles são uma parte valiosa de uma estratégia orgânica de SEO. Ou seja, trata-se de uma maneira simples de expandir a presença digital da sua empresa – gerando resultados em curto prazo (com acesso a um novo público) e em longo prazo (com geração de links e fortalecimento do seu domínio).
Porém, obter todos os benefícios do guest post requer uma atenção especial em alguns pontos-chave. Não basta simplesmente encontrar um parceiro interessado e enviar um conteúdo qualquer. E é justamente por essa falta de atenção que muitos empreendedores e profissionais de marketing acabam pecando.
Neste artigo vou destacar quais são os principais erros de guest post que você deve evitar. Confira.
Guest post: uma estratégia para fomentar o sucesso no mundo digital
Antes de falarmos sobre os erros de guest post, é importante compreendermos bem toda a importância que essa estratégia pode ter nas suas ações de marketing digital.
O termo “guest post” (que poderia ser traduzido como “post convidado”) refere-se à prática de escrever conteúdos para serem publicados por outra empresa. Ou seja, em vez de publicar em seu próprio blog, o material será disponibilizado exclusivamente pelo seu parceiro.
No início, a ideia de guest post pode parecer contrária à sua estratégia de marketing de conteúdo. “Por que eu gostaria de criar visualizações para o blog de outra pessoa?” você poderia se perguntar.
Porém, na verdade, os guest posts também são úteis para você e seu próprio site. A publicação como visitante em outros sites é uma ótima maneira de conquistar um maior número de visitantes em seu site e seguidores em suas próprias contas de mídia social – além de ganhar credibilidade e oportunidades de networking.
Como o guest post gera resultados?
Quer entender melhor por que motivos o guest post é uma estratégia que contribui com o seu sucesso no mundo digital? Então confira logo a seguir:
- Aumento da exposição. Os guest posts permitem que a sua marca seja vista por mais pessoas do que nunca. Um conteúdo excelente e de alta qualidade publicado para uma nova audiência certamente pode atrair vários interessados no seu negócio.
- Os guest posts são uma ótima maneira de aumentar sua autoridade. Qualquer marca que tenha sido publicado em sites que já possuem reputação no mercado será vista como mais credível em seu nicho de atuação.
- Crescimento das mídias sociais. Naturalmente, mais exposição e mais credibilidade levarão a um aumento nos seguidores das mídias sociais. Isso é ótimo! Se um leitor gosta do artigo, geralmente o segue no Instagram ou Facebook para ver outros conteúdos que você publica.
- Geração de links. Ao escrever um guest post, você pode incluir links que direcionam para o site da sua empresa ou outros artigos do seu blog. Dessa forma, você atrai novos usuários para seu site e ainda melhora seu posicionamento nos mecanismos de busca – afinal, o número de backlinks é um dos fatores que impactam no SEO.
Principais erros de guest post
Acabamos de destacar os principais benefícios de uma estratégia de guest posts. Mas para conseguir obtê-los é essencial manter distância dos erros de guest post – que ainda são muito comuns entre os profissionais que estão começando a descobrir essa estratégia.
Veja quais são os principais desses erros de guest post:
1. Fazer parcerias com qualquer negócio
Quando você começar a pesquisar por parceiros interessados em fazer guest posts, pode se surpreender com a grande quantidade de empresas interessadas. Porém, você não deve sair fazendo parcerias com todas elas.
Imagine que você tenha uma empresa de consultoria em finanças. Não faria sentido trocar guest posts com um comércio de roupas ou com uma academia de ginástica, não é? Estamos falando de públicos completamente diferentes que dificilmente trariam os resultados esperados.
2. Repetir os tópicos de artigos já publicados
Normalmente, as empresas que procuram guest posts desejam cobrir novos tópicos interessantes que nem sempre conseguem alcançar com sua equipe interna de redatores. Por isso, uma das etapas mais básicas para aprender como explorar o guest post é não repetir os tópicos já abordados.
As duas exceções para essa regra são: você tem algo novo para agregar sobre o tópico ou você foi convidado justamente pela autoridade que possui no assunto.
Se você ficar limitado a recapitular os tópicos que o site já usou em conteúdos publicados, será difícil encontrar um lugar para você. Em muitos casos, a equipe editorial de um site ficará feliz em compartilhar ideias com você, então aproveite a oportunidade.
3. Falar demais sobre a sua empresa
Outro dos erros de guest post clássicos é a tentativa de “vender o seu peixe” a qualquer custo.
Quando você escreve um guest post para outro site, você precisa estabelecer quem você é e por que o público deve ficar interessado no que você tem a dizer. Por isso, é impossível fugir de uma pequena parcela de promoção para a sua marca.
Porém, isso não significa que você deve rechear o conteúdo com links ou escrever somente sobre a sua empresa. Afinal, o propósito principal ainda é gerar um conteúdo relevante para o púbico.
Para evitar essa situação, estabeleça expectativas e obtenha esclarecimentos antecipadamente. Entre as questões importantes que você pode fazer estão: número de links que podem ser incluídos, possibilidade de dedicar um subtítulo para falar sobre a sua empresa e canais que serão usados para divulgar a publicação.
4. Não levar em consideração o estilo adotado pelo parceiro
Com um guest post, você tem a oportunidade de contribuir com sua perspectiva única para um outro site. Porém, você não deve parecer tão diferente que os visitantes sintam que entraram no site errado.
Ou seja, um dos principais erros de guest post é ignorar o estilo do site do seu parceiro – como no caso de uma empresa que escreve um artigo repleto de memes e linguagem informal para ser publicado em um site que mantém um tom de seriedade.
Para evitar isso, é essencial fazer um bom trabalho de pesquisa para compreender o estilo do seu parceiro – achando uma forma de encaixar o estilo da sua empresa sem destoar.
Muitos parceiros podem ter um guia de estilo estabelecido que eles usam para garantir que o conteúdo seja consistente entre diferentes autores. Nesses casos, esse exercício se torna mais fácil – basta que você compreenda as orientações e coloque-as em prática.
5. Não cumprir os prazos combinados
Muitas empresas que investem no marketing de conteúdo possuem processos de publicação maduros com um calendário de conteúdo detalhado. Levando isso em consideração, você deve se esforçar para cumprir qualquer prazo que o seu parceiro solicite.
Além disso, não cometa outro dos erros de guest post: pecar na qualidade. Se você acha que não terá tempo o suficiente para produzir um conteúdo de qualidade, comunique o seu parceiro. Caso contrário, você pode perder uma boa parceria e gerar uma imagem negativa para a sua marca.
6. Deixar de acompanhar os resultados
Quando se trata de guest posts, procure construir parcerias duradouras – com uma troca positiva para ambos.
Por exemplo, se sua postagem tiver sido bem-sucedida, o seu parceiro poderá convidá-lo para participar de um podcast ou se juntar a uma transmissão ao vivo para discutir o tópico com mais profundidade.
Além disso, procure ficar de olho nos resultados conquistados publicando conteúdos em outros sites. Esse pode ser um ótimo indicativo de quem são os melhores parceiros, quais tópicos mais geram resultados e quais são as melhores formas de inserir links que levam ao seu site.
Sua presença digital requer atenção constante!
Acabamos de ressaltar os principais erros de guest post para que você possa evitá-los e extraia o máximo dessa estratégia. Porém, é importante ressaltar que essa é apenas uma das dezenas de estratégias e ferramentas que você pode explorar para construir uma boa presença digital.
Enquanto você publica conteúdos em sites parceiros, também deve ficar atento nas publicações em seu próprio blog, anúncios online, construção de um site responsivo, interações nas mídias sociais, geração de leads, e muito mais!
É no momento de equilibrar todas essas ações que muitos empresários enfrentam dificuldades. E foi pensando nisso que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se da oportunidade de obter o auxílio de um profissional com anos de experiência no mundo do marketing digital para encontrar os melhores caminhos para a sua marca.
Você está disposto a consolidar a presença digital da sua marca? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!