Estimated reading time: 23 minute(s)
O envio de e-mail marketing é uma estratégia muito explorada dentro do marketing digital. Ao enviar mensagens segmentadas diretamente para o público da sua empresa, é possível obter resultados incríveis para potencializar os resultados.
Porém, muitas organizações que iniciam a prática de envio de e-mail marketing enfrentam um grave problema: cair na caixa de SPAM dos destinatários. Quando isso acontece, todos os esforços colocados nessa estratégia vão por água abaixo.
Uma pessoa recebe inúmeros e-mails todos os dias e dificilmente tem tempo para abrir todos eles. Levando isso em consideração, as chaces de ter um e-mail classificado como SPAM aberto são quase nulas.
Portanto, o sucesso no envio de e-mail marketing passa pela aplicação de técnicas e estratégias que diminuem as chances de cair no SPAM dos destinatários. Confira ao longo deste artigo 10 dicas para colocar isso em prática.
E-mail marketing: a estratégia para criar bons relacionamentos
Uma estratégia baseada no envio de e-mail marketing pode ser um grande diferencial para o sucesso da sua empresa. Depois de gerar leads com a publicação de conteúdos no blog empresarial e explorar as mídias sociais, é preciso aproveitar essas informações para iniciar bons relacionamentos, certo?
As empresas que conseguem articular estratégias de e-mail marketing que realmente geram impactos positivos criam muitas novas oportunidades de negócio. Trata-se de uma ótima forma de gerar valor em relação à sua empresa.
Veja quais são as principais vantagens do envio de e-mail marketing:
- Visibilidade da sua marca. Ao manter uma comunicação frequente com o seu público você garante que a sua marca seja vista constantemente – começando a fazer parte da vida de seus clientes.
- Segmentação da comunicação. O envio de e-mail marketing permite que você segmente a comunicação de acordo com as características do público. Dessa forma, você consegue ser ainda mais certeiro no impacto causado.
- Geração de engajamento. Os seus e-mails podem contribuir com a geração de engajamento do público, estimulando o clique em links e outras formas de interação com a sua empresa.
- Nutrição dos leads. Depois de gerar leads, é importante nutri-los até que estejam prontos para o momento da compra. O envio de e-mail marketing exerce esse papel com maestria.
- Ótimo custo x benefício. O envio de e-mail marketing não é uma prática que exige um grande investimento e consegue gerar ótimos resultados para as suas estratégias de marketing digital.
10 dicas para evitar que os seus e-mails marketing virem SPAM
As causas que levam os seus e-mails a serem classificados como SPAM são muito variadas. O próprio servidor pode considerar automaticamente uma mensagem como SPAM, mas em outros casos essa é uma iniciativa que parte do destinatário – que não julga pertinente a mensagem enviada.
Considerando essas duas possibilidades, preparei uma lista com 10 dicas que vão ajudá-lo a evitar que os seus e-mails sejam considerados SPAM:
1. Acerte na construção da lista de e-mails
Em primeiro lugar, jamais invista na compra de listas prontas de e-mail. Esse é o melhor caminho se você deseja cair nas listas de SPAM e executar ações que não geram resultados eficientes.
A construção do seu próprio mailing é fundamental para o sucesso com o envio de e-mail marketing. Uma empresa que consegue coletar os dados dos seus leads de forma natural tem os seus e-mails recebidos com prazer pelo público.
2. Utilize uma ferramenta adequada para o disparo das mensagens
A ferramenta usada para o disparo dos e-mails também faz toda a diferença para evitar cair no SPAM. Os provedores que recebem o e-mail fazem uma checagem do IP e classificam automaticamente um IP com reputação negativa como SPAM.
3. Produza conteúdos em HTML
Um e-mail em que o corpo da mensagem é apenas uma imagem tem uma chance muito superior de ser classificado como SPAM do que outro e-mail que mescla essa imagem com textos. E o mesmo vale para mensagens com vídeos, gifs ou anexos.
O ideal é criar a arte do e-mail dentro de um editor próprio para HTML e separar os textos das imagens. Essa prática contribui para aumentar a aceitação das suas mensagens pelos servidores de e-mail.
4. Acerte no assunto do e-mail
Assuntos do e-mail escritos em caixa alta, muito longos, com exageros na pontuação ou com uso excessivo de emojis podem fazer com que a sua mensagem caia automaticamente no filtro anti-spam. Use o bom senso para acertar na composição do assunto – tornando a comunicação atrativa sem precisar apelar para esses recursos.
5. Permita que o usuário se descadastre
Você já começou a receber e-mails de uma empresa que não despertavam o menor interesse e não sabia como se descadastrar? Quando isso acontece, o melhor a ser feito é classificar os e-mails daquele remetente como SPAM, certo?
Por essa razão é tão importante que você insira um link para que o usuário se descadastre da lista de e-mails. Dessa forma, você não cria uma antipatia com o público e mantém a comunicação somente com aqueles que realmente têm interesse no seu negócio.
6. Encontre a melhor frequência para o envio dos e-mails
Se você enviar 5 e-mails por dia para a sua lista de e-mails, é muito provável que suas mensagens passem a ser consideradas SPAM muito rapidamente. Por outro lado, se você enviar e-mails apenas a cada 4 meses, os destinatários podem não recordar mais da sua empresa – classificando a mensagem como SPAM.
7. Envie conteúdos interessantes
A eficiência no envio de e-mail marketing passa pela criação de conteúdos realmente interessantes para o público. Além de gerar resultados mais positivos, essa prática também contribui para ficar longe da caixa de SPAM.
8. Use nome de pessoa como remetente
Uma ótima forma de aumentar a aceitação dos seus e-mails é enviá-los usando o nome de uma pessoa, e não um e-mail genérico de contato da empresa. Dessa forma, a comunicação se torna mais humana e ocorre um crescimento na taxa de abertura.
9. Não use as palavras “proibidas”
Existem muitas palavras que são consideradas proibidas no momento de escrever um e-mail. Isso acontece porque são termos muito explorados em tentativas de golpes ou mensagem de SPAM. Ou seja, o uso desses termos pode levar as suas mensagens automaticamente para a caixa de SPAM.
Veja quais são as principais dessas palavras “proibidas”:
- Grátis
- Ganhar dinheiro
- Ficar rico
- Promoção
- Desconto
- Oferta
- Cupom
- Isso não é SPAM
10. Acompanhe a taxa de abertura dos e-mails
O objetivo de qualquer estratégia baseada no envio de e-mail marketing é alcançar a maior taxa de abertura possível, certo? Por outro lado, uma baixa taxa de abertura deve acender o sinal de alerta – pois pode indicar que suas mensagens estão parando na caixa de SPAM.
Como otimizar os resultados com e-mail marketing?
Além de todas essas dicas para fazer o envio de e-mail marketing sem cair no SPAM, ainda existem diversas outras formas de otimizar os resultados. Mais do que ficar longe de caixa de SPAM, você também busca criar um impacto positivo no público, certo?
Mesmo empresas que possuem uma alta taxa de abertura de seus e-mails podem trabalhar para aperfeiçoar essa comunicação. O objetivo é melhorar constantemente a percepção sobre a marca – gerando mais engajamento, criando oportunidades de venda e fidelizando clientes.
Explore todas as possibilidades do mundo digital!
Conseguir melhorar o envio de e-mail marketing e manter distância da caixa de SPAM é uma grande conquista para uma empresa que busca sucesso no mundo digital. Porém, essa é uma estratégia que precisa funcionar em harmonia com diversas outras ações na internet.
Antes mesmo de começar o envio de e-mail marketing é preciso que exista uma estratégia para atrair um público qualificado para o site da sua empresa e gerar leads. São várias ações que precisam ser coordenadas e acontecem simultaneamente.
É justamente no momento de coordenar todas essas ações na internet que muitos empresários enfrentam complicações. Criar estratégias eficientes de marketing digital em meio a diversas outras atividades empresariais pode ser uma tarefa difícil.
Foi pensando nisso que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. O objetivo deste programa é auxiliar empresários que buscam potencializar os seus resultados na internet mas ainda não sabem como colocar isso em prática.
Com o auxílio de um profissional com experiência em marketing digital você consegue identificar as melhores oportunidades e articular ações realmente eficientes. É possível alcançar ótimos resultados sem perder tempo ou desperdiçar recursos.
Ficou interessado em explorar todas as possibilidades do mundo digital? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!