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Antes de abrir uma empresa, para que ela tenha sucesso e drible a alta taxa de mortalidade, é preciso construir um plano de negócios para estruturar bem seus principais diferenciais. Uma das melhores formas para iniciar este projeto é criando um Business Model Canvas.
O que é o Business Model Canvas ?
Também conhecido apenas como Canvas, este modelo de planejamento é uma ferramenta prática e versátil que permite a organização dos principais pontos do negócio, relacionados às quatro áreas principais de um negócio: Cliente, Oferta, Infra-estrutura e Viabilidade Financeira.
Dentro do propósito de estruturar estas quatro áreas, o Canvas se divide em mais nove elementos que são:
- Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
- Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
- Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
- Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
- Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
- Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
- Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
- Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
- Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
Em apenas uma folha de papel, ou como já é possível hoje em dia, através do uso de aplicativos para dispositivos móveis, todo empreendedor pode começar a preencher informações sobre cada um destes pontos e estruturar seu Modelo de Negócios Canvas.
Porque usar o Business Model Canvas?
Este modelo, além de ser de fácil preenchimento, é extremamente útil para ressaltar os pontos mais importantes para que um negócio seja bem sucedido. Por ser de fácil visualização, utilizando pequenos esquemas gráficos onde estão cada um dos 9 elementos fundamentais, é muito mais simples não apenas organizar as informações estratégicas, mas também consulta-las periodicamente, para que toda a equipe mantenha o foco e não se perca dos objetivos principais.
Saiba mais sobre os 9 elementos do Canvas e como estruturar seu modelo ainda hoje
Cada um dos elementos devem ser preenchidos indicando os pontos de destaque relacionados. Para que você se oriente, não tenha dúvidas no preenchimento e comece a montar seu próprio Business Model Canvas, fique atento às seguintes informações:
1.Segmento de Clientes
Defina quem pretende atender, agrupe clientes com mesmos perfis, segmente seu público-alvo escolhendo um nicho e responda a perguntas como:
- Para quem desejo criar valor?
- Quem são os clientes mais importantes para o meu negócio?
2. Proposta de Valor
Neste momento, é hora de definir o motivo pelo qual os clientes deverão escolher comprar ou contratar você e não outro concorrente. Em formas simples, é preciso descrever o valor que está oferecendo, como seu negócio resolve um problema existente e satisfazendo uma necessidade.
No caso de ter vários segmentos de clientes, atribua valores personalizados para cada um deles. Para solucionar todas as coisas, responda a perguntas como:
- Que valor você entregará a seus clientes?
- Qual problema estará ajudando a resolver?
- Que necessidades serão satisfeitas?
- Qual o conjunto de produtos e serviços são oferecidos para cada segmento de clientes?
3. Canais
Com as definições acima prontas, é hora de selecionar eu seu Business Model Canvas, os canais que servirão como ponte de contato com o cliente. Eles podem ser classificados como canais de comunicação, distribuição e venda.
Com estão diretamente ligados a experiência geral do cliente, atenção redobrada à qualidade envolvida nestes processos. Para manter o foco nesta etapa de preenchimento, busque responder perguntas como:
- Quais canais seus clientes utilizam e por quais preferem ser contatados?
- Como você conseguirá alcançar seus clientes?
- Como pretende integrar estes canais?
- Qual dos canais funciona melhor e deve ser prioritário?
- Quais possuem o melhor custo-benefício?
- Como os canais escolhidos estão integrados à rotina de seus clientes?
4. Relacionamento com Clientes
Nesta etapa é hora de descrever o tipo de relação que pretende estabelecer com os segmentos dos clientes. Algumas das formas possíveis são:
Pessoais – focando na relação humana de proximidade e mais personalizada
Self-service – onde o cliente recebe as informações e recursos necessários para suprir suas necessidades sozinho
Automatizadas – similar ao modelo self-service, mas possuindo modelo de entrega automático, com pouca ou nenhuma intervenção humana durante o processo.
Para definir corretamente esta informação no Business Model Canvas, questione-se sobre:
- Qual tipo de relacionamento seus clientes esperam ou precisam ter com você?
- Qual é o custo de cada uma das formas de relacionamento?
- Como tudo se integra ao restante do seu modelo de negócios?
5. Fontes de Receita
Nesta hora é o momento de definir a fonte financeira do seu negócio. É importante saber que existem várias fontes de se geração de receita, como por exemplo, venda de produtos ou serviços, cobrança de taxas de assinatura, aluguel, corretagem e venda de anúncios.
Pode-se selecionar formas diferentes de receita que as habituais e assim surpreender e se destacar no mercado. Para definir corretamente as fontes de receita do seu Modelo de Negócios Canvas, pergunte-se:
- Quanto seus clientes podem e estão dispostos a pagar?
- O que eles estão pagando atualmente?
- Qual a forma que pagam? Como prefeririam pagar?
- Quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita?
6. Recursos Principais
Ainda tratando sobre recursos, nesta etapa do Canvas é preciso definir quais são os mais importantes para o funcionamento e sustentabilidade do negócio. Pode ocorrer de serem necessários diferentes tipos de recursos principais, já que eles podem ser de tipos como: físicos, financeiros, intelectuais ou humanos.
Para tornar mais fácil a identificação destes recursos principais, questione-se sobre:
- Sua proposta de valor precisa de quais recursos principais?
- Recursos necessários para seus canais de distribuição?
- Recursos necessários para o relacionamento com clientes?
- Recursos necessários para suas fontes de receita?
7. Atividades-Chave
Este campo do Business Model Canvas trata sobre as ações mais importantes que você deverá realizar para que seu negócio funcione corretamente. Algumas das opções de atividades chave são: desenvolvimento de software; marketing; produção; etc.
Entre as perguntas que deve se fazer nesta etapa do Canvas estão:
- Sua proposta de valor requer?
- De seus canais de distribuição precisam?
- O relacionamento com clientes é embasado em quais atividades-chave?
- Quais são as fontes de receita das atividades?
8. Parcerias Principais
Este espaço é usado para definir os principais parceiros que podem ser fornecedores, parceiros de negócios, stakeholders, entre outros que ajudarão a manter a rede funcionando, contribuindo para a otimização de processos, redução de riscos e aquisição de recursos, por exemplo.
Não será necessário listar no Canvas todos os parceiros envolvidos nas operações da sua empresa, apenas não se esqueça dos mais importantes e se questione sobre pontos como:
- Quem são seus principais parceiros?
- Quem são seus fornecedores principais?
- Quais recursos você está adquirindo destes parceiros?
- Quais atividades-chave são executadas por eles?
9. Estrutura de Custo
Por fim, esta última sessão do Business Model Canvas serve para definir e organizar sua estrutura de custo, descrevendo todos os custos principais envolvidos em seu modelo de negócios. Fique atento pois todos os recursos principais, canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita geram custos que podem ser classificados como fixos ou variáveis.
Para finalizar esta definição, responda a questões básicas como:
- Quais os custos mais importantes em seu modelo de negócios?
- Que recursos principais são mais caros?
- Quais atividades-chave oneram mais seu orçamento?
Ferramentas para criar seu próprio modelo
Se você se interessou por este modelo de planejamento e deseja começar agora mesmo a organizar seu próprio Business Model Canvas, pode começar imprimindo o modelo disponível neste link.
Caso prefira algo ainda mais simples, compacto e portátil, para preencher cada uma das etapas a medida em que as ideias forem surgindo, também experimente usar aplicativos como os disponibilizados por:
- Sebrae – No Sebrae Canvas, disponível para download com iOS
- Modelo Negócios Canvas Startup – disponível para Android
- Startegyzer – com uma versão disponível para iPad
- PM Canvas – disponível tanto para Android quanto para iOS.
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