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Você deseja potencializar os resultados das suas ações digitais? Com boas dicas de marketing de conteúdo é possível otimizar a produção de conteúdos relevantes para a sua audiência – gerando engajamento e autoridade.
A produção de conteúdos é uma das principais ferramentas do marketing digital. Entretanto, é preciso saber como acertar na escolha dos assuntos e na execução de uma estratégia assertiva.
O marketing de conteúdo não se resume a criar um blog empresarial e publicar alguns artigos sem qualquer tipo de planejamento. Uma empresa que age dessa forma dificilmente consegue alcançar resultados satisfatórios.
O segredo para os bons resultados está na união entre o planejamento e a execução. São diversas técnicas que podem ser utilizadas para facilitar que os seus conteúdos sejam encontrados e gerar uma percepção positiva nos leitores.
Veremos neste artigo algumas dicas de marketing de conteúdo para potencializar os seus resultados na internet. Confira.
Por que investir no marketing de conteúdo?
Quantas vezes você conheceu uma empresa ou mudou a sua percepção em relação a uma organização por conta da qualidade dos conteúdos publicados? E quantas vezes você acabou se tornando um consumidor de uma dessas empresas?
Os consumidores estão cada vez mais em busca de viver boas experiências com as empresas de quem consomem e os conteúdos são parte fundamental dessa relação – podendo ser utilizados na atração, nutrição e conversão de leads.
Antes de vermos as dicas de marketing de conteúdo é importante conhecermos os resultados que essa estratégia pode trazer. Confira alguns dados que comprovam a relevância do marketing de conteúdo em uma estratégia de marketing digital – com base nas informações da pesquisa Content Trends 2017:
- O marketing de conteúdo gera 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam.
- Apenas 17,5% das empresas que não adotam o marketing de conteúdo conhecem o número de leads gerados mensalmente. Já entre as empresas que exploram essa estratégia, o número sobe para 34,7%.
- 53,5% das empresas que utilizam o marketing de conteúdo sabem os números de visitantes que recebem mensalmente. Entre os negócios que não adotam essa estratégia, 66,7% desconhecem o número de visitas.
Dicas de marketing de conteúdo: planejamento e execução
Ainda utilizando como base a pesquisa Content Trends 2017, os principais desafios enfrentados pelas empresas que utilizam o marketing de conteúdo são: produzir conteúdos que engajem o público (76,1%), diversificar os conteúdos e formatos (48,9%) e produzir conteúdos com consistência (42,1%).
É nesse momento que as dicas de marketing de conteúdo podem ser muito úteis. Quanto melhor for a execução das ações no ambiente digital, melhores podem ser os resultados alcançados.
Podemos dividir o marketing de conteúdo em dois momentos: planejamento e execução. Cada um deles merece uma atenção especial para otimizar o desempenho. Por essa razão, veremos dicas que abordam ambas situações. Vamos lá?
#planejamento
Conheça os desejos do seu público
Todo o planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo deve girar em torno dos desejos dos seus clientes. Afinal, é esse público que você deseja alcançar, certo?
Coloque-se no lugar dos leitores para identificar quais são os melhores assuntos que podem ser abordados, o tom da comunicação, os formatos de conteúdos e as melhores mídias para a divulgação. Isso tudo contribuirá para que você alcance os melhores resultados.
Compreenda o funil de vendas
Os conteúdos publicados por uma empresa precisam conseguir ajudar os leads presentes nas diversas etapas de um funil de vendas. Enquanto algumas pessoas ainda estão descobrindo que possuem um problema, outras já estão buscando por soluções.
Isso significa que a sua empresa deve explorar conteúdos de teor educativo e também publicações que facilitam a conversão de leads em clientes, lembrando-se de todas as etapas:
- Atração de visitantes
- Geração de leads
- Criação de oportunidades
- Fechamento de vendas
Explore diversos formatos de conteúdo
A internet facilita o acesso à informação e cria um grande fluxo de conteúdos a todo instante. Isso gera uma grande procura por conteúdos diferenciados, não é? Se um usuário não encontra o que deseja em um website, em poucos segundos pode encontrar outra opção.
Explorar diversos formatos de conteúdo evita que a sua empresa caia na mesmice e perca o interesse do público. Essa dinâmica mantém os leitores sempre interessados e gera mais engajamento.
Elabore um cronograma de publicações
A constância na publicação dos conteúdos ajuda a manter os seus seguidores interessados na sua empresa e contribui para um bom ranqueamento nos motores de busca. Portanto, elaborar um cronograma de publicações é uma etapa fundamental do planejamento para que você consiga manter uma boa frequência de postagens.
#execução
Otimize a estrutura dos conteúdos
Os conteúdos escritos para blogs podem ter a sua estrutura otimizada para facilitar a leitura dos usuários e aumentar as chances de interesse. Confira algumas das práticas que podem ajudá-lo:
- Alinhe o texto à esquerda
- Divida o texto utilizando subtítulos
- Use bullet points para destacar informações-chave
- Explore o negrito e itálico para criar focos de atenção ao longo do texto
- Use vermos no imperativo para gerar ações
- Escreva parágrafos curtos
- Faça perguntas para estimular os questionamentos do leitor
Escolha um título chamativo
O título é um dos primeiros elementos vistos por um usuário quando ele vê uma de suas publicações na internet. Portanto, é fundamental criar títulos chamativos – que consigam despertar curiosidade e façam que o usuário abra o link para o conteúdo.
Trabalhe as palavras-chave
As palavras-chave são um dos elementos centrais de um conteúdo para a internet. É através dessas palavras que você consegue aumentar as chances de ter um artigo encontrado nos mecanismos de busca e cria uma identificação com os assuntos procurados pelo seu cliente.
Utilize chamadas para a ação (CTA)
Os conteúdos possuem o poder de engajar os leitores e levá-los a fazer uma ação – seja a leitura de outro artigo, o download de um e-book ou a solicitação de um orçamento. Para isso, explore as chamadas para a ação (CTA) ao final de cada conteúdo.
Acompanhe a reação do público
As reações do público podem ser consideradas um termômetro do sucesso dos seus conteúdos. Acompanhe quais deles geram mais acesso, comentários, compartilhamentos e cliques em links para identificar quais são as características que mais atraem o público.
Você gostou das dicas de marketing de conteúdo para potencializar os seus resultados na internet? Se você deseja ampliar a sua presença no mundo digital com as melhores estratégias, conte com o auxílio de quem possui experiência no assunto!