Estimated reading time: 11 minute(s)
Com diversas opções de relatórios, o Google Analytics é a versão gratuita mais utilizada em todo o mundo para monitorar o tráfego de sites. Com certeza você já sabe disso, mas além dos relatórios básicos apresentados na ferramenta, você realmente sabe como usá-la de forma estratégica para alavancar seus negócios?
Para te ajudar a ir além dos relatórios básicos, confira pelo menos 5 alternativas de configurações personalizadas no Google Analytics que ajudarão seu negócio a entender ainda melhor a interação do seu cliente com seu site e na identificação de oportunidades.
1. Configure suas próprias metas
De acordo com o objetivo do seu negócio, é possível configurar metas específicas que ajudem a mensurar seu desempenho. Entre as alternativas estão: objetivos da interação, taxas de conversão e definição de valores por conversão.
Comece definindo o objetivo final do seu site: vender bens tangíveis? Gerar receitas com anúncios? Vender serviços? Obter cadastros de clientes? Além de outros possíveis.
Para isto, vá até o painel Administrador da sua conta no Google Analytics > Acesse a sessão de vista da propriedades > Selecione o menu Metas > Clique em nova Meta. Caso tenha dúvidas, consulte este guia online.
2. Habilite o monitoramento das buscas no site
A caixa de pesquisas do seu site é um recurso muito importante que ajuda a identificar excelentes oportunidades de negócio, a partir do interesse dos seus próprios clientes.
Acompanhando esta caixa de pesquisa, será possível identificar as palavras-chave exatas utilizadas por seus clientes e usa-las em suas campanhas para conquistar resultados ainda maiores.
Caso seu site tenha como base o conteúdo, como blogs, este acompanhamento ajudará a definir temas quentes para geração de novos leads e engajamento com os já existentes a partir das palavras-chave usadas pelos próprios usuários.
Certifique-se de que possui um formulário de busca em seu site e vá em Administrador > Vista da propriedade > Visualizar configurações > role para baixo e clique em “Acompanhamento de Pesquisa interna” > no campo Parâmetro de categoria inclua a letra “S” de search. Para maiores informações, acesse o guia online.
3. Rastreie eventos
Controlar eventos também é muito útil pois pode ajudar na identificação de dados como: volume de downloads de materiais, desempenho dos anúncios da página, conversão de formulários de inscrição, erros encontrados no check out de lojas virtuais e muito mais.
Estes eventos também podem acompanhar metas pré-definidas por você, para mensurar o valor das respectivas conversões. Esta configuração pode ser feita para web, aplicativos e para gerenciar tags do Google. Para selecionar a melhor opção para você, e saber o passo a passo, confira este guia online.
4. Configurar Funis Multi-canais
É um excelente recurso para quem deseja acompanhar as taxas de conversão. Com esta configuração é possível controlar as fontes que os visitantes utilizaram para chegar ao seu site.
As campanhas não pagas (buscas orgânicas), referências de acessos de outros sites, referências de redes sociais e o tráfego direto são acompanhados automaticamente. Caso deseje configurar os funis multicanais de origem do Google AdWords saiba mais aqui.
Outra alternativa disponível para configuração no Google Analytics é o acompanhamento de campanhas personalizadas. Para saber como definir os parâmetros desta configuração, veja este guia online.
5. Faça monitoramento de suas campanhas
Com este acompanhamento é possível analisar visitas diretas vindas de redutores de url como bit.ly, controlar melhor os links de otros sites e links usados para promoção de conteúdo.
Para ativá-lo, é preciso codificar os URLs com parâmetros especiais, que podem ser adicionados com ajuda da ferramenta de Construção de URL do Google. O passo a passo está disponível neste link.
Após a configuração, é possível acompanhar o relatório de campanhas na seção “Fontes de Tráfego”, analisando o desempenho e obtendo insights para as próximas campanhas.
Precisa de ajuda para instalar e configurar o Google Analytcis para seu projeto? Que tal marcar um cafezinho para falarmos mais a respeito?