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Conseguir reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) está entre os maiores objetivos de uma empresa. Afinal, quanto menos você gasta para conduzir um consumidor até a compra, maior é a lucratividade da operação.
Imagine que a sua empresa fosse encontrada facilmente por vários potenciais clientes sem precisar realizar muitos esforços. Nessa situação, grande parte do faturamento seria transformada em lucro.
Por outro lado, uma empresa que precisa gastar um valor muito alto para cada venda fechada passa por uma situação muito diferente. Em alguns casos, podemos observar empresas que operam com prejuízo por conta dos gastos tão expressivos.
Aplicar uma redução no custo de aquisição de clientes pode se transformar em um grande diferencial para o seu sucesso. Descubra neste artigo como o Inbound Marketing pode ajudá-lo nessa jornada.
Você já conhece o custo de aquisição de clientes da sua empresa?
Muitas empresas desconhecem completamente o seu custo de aquisição de clientes – gerando erros graves no momento de avaliar os seus resultados. Talvez aquelas 20 vendas fechadas durante o mês não consigam nem cobrir os valores investidos nas ações de marketing e vendas.
Nesses casos, existe uma forte tendência que essas empresas não consigam sobreviver por muito tempo no mercado. Em um mercado tão concorrido, detalhes como esses representam um grande diferencial competitivo.
O monitoramento constante do CAC permite que você consiga entender melhor os resultados de vendas conquistados. Além disso, você também pode trabalhar para conseguir aplicar uma redução nesses custos mês após mês.
Como é feito o cálculo do CAC?
O cálculo do custo de aquisição de clientes segue uma fórmula muito simples:
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes
Veja as informações principais sobre os elementos dessa fórmula para que você possa aplicá-la na sua empresa:
- Investimentos em marketing: investimentos em mídia paga, plataformas de automação, salários dos profissionais, participação em eventos, campanhas de marketing, entre outros custos relacionados ao marketing.
- Investimentos em vendas: ferramentas usadas, comissões, salários dos vendedores, telefonia, visitas a clientes, entre outros custos envolvidos no fechamento das vendas.
- Novos clientes: refere-se simplesmente ao número de clientes conquistados no período analisado.
Como reduzir o CAC usando o Inbound Marketing?
Uma ótima alternativa para reduzir o custo de aquisição de clientes na sua empresa é apostar no Inbound Marketing. Essa estratégia aposta na construção de bons relacionamentos com os clientes através da internet para levá-los ao momento da compra.
Em vez de consumir uma grande parcela do orçamento da empresa com grandes campanas de marketing na televisão ou em outdoors, é possível obter um impacto ainda maior na internet. Com menos custos e mais eficiência, a redução do CAC se torna uma consequência natural.
Mas como você pode explorar o Inbound Marketing para reduzir o CAC? Separei algumas dicas que podem ajudá-lo:
Invista na produção de conteúdos
A produção de conteúdos para o seu público é uma forma muito eficiente de ampliar a presença digital do seu negócio. É possível explorar um blog corporativo, e-mail marketing e mídias sociais para aproximar a sua empresa dos potenciais clientes.
Segmentação da comunicação
Outro grande benefício das ações executadas na internet é a possibilidade de segmentar a comunicação. Em vez de desperdiçar dinheiro com ações que atingem pessoas que não têm o menor interesse na sua empresa, você garante que as comunicações sejam focadas em um público de alto potencial.
Conheça bem o seu cliente
Um dos principais obstáculos para aplicar a redução do custo de aquisição de clientes é a falta de conhecimentos sobre o cliente. Se você não sabe exatamente quais são os desejos e necessidades do seu cliente, torna-se mais difícil conduzi-lo ao momento da compra.
Alinhe as ações de marketing e vendas
Imagine uma empresa em que os setores de marketing e vendas enfrentam problemas de comunicação. Nessa situação, é muito provável que os recursos sejam mal utilizados e existam situações de retrabalho, certo?
Ao alinhar as ações de marketing e vendas você consegue ser mais eficiente e reduzir os custos para fechar vendas. Na prática, isso representa uma redução no custo de aquisição de clientes.
Otimize as conversões
A jornada de compra vivida por um cliente é marcada por diversas etapas desde o primeiro contato com a empresa até o momento da venda, certo? Cada uma dessas etapas exige uma atenção especial para a conversão dos seus leads em clientes.
Quanto mais eficiente for esse processo, mais natural se torna a jornada vivida pelos seus clientes. Com isso, você reduz os esforços necessários para o fechamento de uma venda – reduzindo também os custos para a empresa.
Use uma ferramenta de CRM
O Inbound Marketing também se aproveita de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), que auxilia na construção de bons relacionamentos com o público. Através da automação das suas ações digitais com base nas informações gerenciadas nessas plataformas também se torna possível reduzir o custo de aquisição de clientes.
A sua empresa sabe como explorar o Inbound Marketing?
Acabamos de compreender como o Inbound Marketing auxilia na redução do custo de aquisição de clientes de uma empresa, certo? Essa estratégia surgiu para transformar os relacionamentos entre empresas e clientes – conseguindo aplicar a atração, conversão e estímulo às decisões de compra.
Além de impactar positivamente no CAC, o Inbound Marketing gera diversos outros benefícios para uma empresa. Porém, é preciso que exista uma boa estratégia definida para que os resultados realmente apareçam.
Você quer entender um pouco mais sobre o Inbound Marketing e pensar melhor na sua estratégia? Então preencha o briefing de Inbound Marketing!
Explore as principais oportunidades da internet!
As ações baseadas na estratégia de Inbound Marketing podem ajudar a sua empresa a reduzir o custo de aquisição de clientes – maximizando a lucratividade do negócio. Porém, a internet proporciona muitas outras oportunidades que você pode aproveitar.
Não é à toa que o marketing digital se tornou uma obrigação para as empresas que desejam ser notadas. O seu conjunto de ferramentas e estratégias podem gerar resultados fantásticos com custos muito baixos.
O grande desafio vivido pelos empresários brasileiros é conseguir explorar todas essas oportunidades com eficiência. Foi pensando nisso que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing – em que ofereço todas as orientações necessárias para que você possa fazer sucesso na internet.
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