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Você busca crescer com o marketing digital? Com o grande número de oportunidades que essa estratégia cria para agências e empresas brasileiras, é fundamental saber como colocar em prática as melhores ações.
Em meio a tantas estratégias e ferramentas, é comum que muitos gestores fiquem confusos sobre o primeiro passo a ser dado. Como é possível maximizar os resultados com ações na internet? Qual é o caminho para o sucesso no mundo digital?
Crescer com o marketing digital pode ser mais fácil do que você imagina. Confira um guia para o crescimento do seu negócio em 100 dias!
Como crescer com o marketing digital em 100 dias?
Será que é possível crescer com o marketing digital em apenas 100 dias? Neste artigo vou prová-lo que é possível expandir a sua presença digital e captar os primeiros clientes em menos de 4 meses – criando o caminho para que o seu negócio continue crescendo.
Está preparado para colocar a mão na massa e levar a sua empresa ao crescimento com o marketing digital? Então vamos lá!
Dia 1 – Dia 10: Planejamento e estratégias
O planejamento das ações é fundamental para crescer com o marketing digital. Começar a executar ações sem pensar nas suas consequências ou nos objetivos traçados pode gerar um grande desperdício de recursos.
Nesta etapa, foque nas seguintes atividades:
- Estabelecimento dos objetivos. Onde a sua empresa deseja chegar? Quais são as metas que você deseja alcançar? São as respostas para essa pergunta que devem guiar todas as suas ações na internet.
- Geração de valor. Como a sua empresa gera valor para o cliente? Quais são os diferenciais do seu produto ou serviço?
- Posicionamento da marca. Como a sua marca está posicionada no mercado? Qual é a visão que os usuários possuem sobre a sua empresa? E como você gostaria de ser visto dentro do seu mercado de atuação?
- Busca por lacunas. Quais são as lacunas que devem ser preenchidas para melhorar os resultados da sua empresa na internet? Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio?
A reflexão sobre todos esses aspectos permite que você conheça melhor a sua própria empresa e identifique quais são as suas principais necessidades para melhorar os resultados alcançados no mundo digital.
Material complementar: Template Buyer Personas – Quadro Modelo de Negócios
Dia 11 – Dia 20: Reformulação dos processos
Após fazer um planejamento das estratégias, vamos prosseguir o guia para crescer com o marketing digital com a reformulação dos processos internos da sua empresa. Afinal, é preciso adaptar as ações desenvolvidas ao planejamento traçado.
Para colocar isso em prática, você pode:
- Definir ações práticas para colocar em prática o planejamento desenvolvido
- Reavaliar como as ações de marketing digital estão sendo colocadas em prática para identificar quais processos devem ser revistos
- Fazer um estudo sobre os custos envolvidos e definir um orçamento para o marketing digital
- Começar a criar processos claros e intuitivos para tirar do papel o planejamento e alcançar os objetivos traçados
Dia 21 – Dia 30: Avaliação da presença digital
O sucesso das ações de marketing digital passa diretamente por uma presença digital de qualidade, certo? Possuir um site responsivo, redes sociais atualizadas e se relacionar com o público através de e-mail marketing são ótimos exemplos disso.
De nada adiantaria investir pesado em mídias pagas para atrair seguidores no Facebook se a sua empresa não possui uma presença digital para levar esse relacionamento a diante. Nesse caso, seria preciso ter um site completo com ações claras para a nutrição dos leads gerados.
Para avaliar e desenvolver a sua presença digital, siga os seguintes passos:
- Crie um site com um layout atrativo e com as informações básicas sobre a sua empresa
- Inicie a construção de uma base de leads que são gerados com as suas ações digitais
- Faça a integração entre as ações de marketing e vendas
- Construa uma estratégia que contemple todas as etapas do funil de vendas – incluindo atração, nutrição e conversão
- Explore adequadamente as mídias sociais
Dia 31 – Dia 40: Composição da equipe
Para conseguir colocar todas as ações desejadas em prática será necessário contar com uma equipe qualificada, não é? Portanto, é necessário tirar um momento apenas para avaliar os profissionais que você possui à disposição e identificar a necessidade de novos parceiros.
Depois de avaliar quais profissionais são necessários, você pode buscar tanto a contração de funcionários quanto a terceirização de serviços – analisando qual alternativa se encaixa melhor às suas necessidades.
Dia 41 – Dia 50: Criação de templates e modelos
No momento da nutrição dos leads e no fechamento das vendas é necessário que você possua materiais de qualidade que correspondem às expectativas do cliente. Para isso, a criação de templetes e modelos é uma ótima forma de alcançar bons resultados.
Isso vale tanto para um modelo padrão de e-mail marketing de boas-vindas ou de agradecimento quanto um template padrão para enviar uma proposta comercial. Esses materiais precisam estar à disposição sempre que for necessário para manter um bom relacionamento e criar uma impressão positiva.
Dia 51 – Dia 60: Produção de conteúdos e movimentação das estratégias
São os conteúdos que movem uma estratégia de marketing digital. Por esse motivo, a próxima etapa para crescer com o marketing digital é iniciar a produção de conteúdos certeiros para a sua audiência.
Para isso, siga os seguintes passos:
- Faça um planejamento de assuntos e elabore um cronograma de publicação dos conteúdos
- Inicie com os conteúdos do site da sua empresa – contemplando a descrição dos serviços prestados e principais informações sobre o seu negócio
- Crie um blog e faça a produção regular de conteúdos atrativos
- Avance para os posts em redes sociais e produção de materiais ricos (como e-books ou infográficos)
- Estude a possibilidade de impulsionamento de publicações para aumentar a geração de tráfego e garantir os primeiros leads
Dia 61 – Dia 70: Ferramentas para trabalho com os leads
Nesse momento, a sua empresa já deve possuir um bom posicionamento digital e transmitir uma mensagem positiva aos usuários que encontram suas páginas – seja através do Google, mídias sociais ou indicação.
Para conduzir todo esse público através do funil de vendas e fechar bons negócios é necessário saber como gerenciar os leads, certo? As ferramentas de marketing digital fazem toda a diferença nesse momento.
Com o uso do RD Station você consegue gerenciar e automatizar as suas ações de marketing digital – incluindo atração de visitantes, conversão de leads, construção de relacionamentos e análise dos resultados. Dessa forma torna-se muito prático acompanhar cada um dos leads até o momento da venda.
Dia 71 – Dia 80: Monitoramento e ajustes
A sua empresa já começou a crescer com o marketing digital e a ser notada pelo público. Para continuar evoluindo para alcançar os melhores resultados é necessário fazer um monitoramento das ações e encontrar pontos de melhoria.
Esse deve ser um exercício constante feito após cada ação desenvolvida – permitindo que você encontre as estratégias que funcionam melhor com o seu público e otimize o uso de recursos.
Dia 81 – Dia 90: Captação de clientes e processos de vendas
Agora que você já fez toda a base para a atuação no mundo digital, pode se preocupar com o aperfeiçoamento dos processos de captação de clientes e vendas – aumentando as chances de conduzir os leads gerados ao momento da compra.
Para isso, dê atenção aos seguintes aspectos:
- Explore as ferramentas digitais para conseguir identificar quando um lead está qualificado para a venda
- Faça a integração entre os processos de marketing e vendas
- Defina um processo claro de vendas para aumentar as chances de conversão dos leads em clientes
- Tenha metas de geração de tráfego, nutrição de leads e conversão de vendas
Dia 91 – Dia 100: Consolidação da presença digital
Poderíamos encerrar o guia para crescer com o marketing digital ao final de 90 dias, porém é preciso que você tire um tempo extra para garantir a consolidação da sua presença online.
Reserve um tempo para reavaliar todos os processos que vimos até este momento e encontrar pontos que ainda podem ser melhorados. O mundo digital é muito dinâmico e cobra atualizações constantes para que você não fique para trás.
Uma ótima forma de continuar crescendo é aumentar as suas metas e realizar testes com diferentes estratégias – acompanhando a reação do público. Com isso, o sucesso se torna apenas uma questão de tempo.
Escolha o melhor caminho e alinhe as estratégias para uma máquina de vendas!
Você quer transformar a sua empresa em uma verdadeira máquina de vendas? Com as dicas que vimos ao longo do guia para crescer com o marketing digital certamente você pode se aproximar muito disso.
Com o auxílio de um consultor ou mentor os resultados alcançados ao longo desses 100 dias podem ser ainda mais sólidos e duradouros. Com toda a experiência de um profissional que já possui experiência no mundo digital torna-se mais fácil encontrar os melhores atalhos para o sucesso.
O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para ajudar os empresários que buscam consolidar a sua presença digital através de ações de marketing. Estamos falando sobre um programa capaz de colocar a sua empresa na direção certa e munida de todas as ferramentas necessárias para alcançar os melhores resultados.
Ficou interessado em levar a sua empresa ao sucesso no mundo digital? Então faça agora mesmo a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!