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Você quer se tornar um consultor de marketing digital bem-sucedido? Essa é uma área de atuação repleta de oportunidades. Porém, os desafios para conseguir um lugar no mercado também são muito grandes.
Os negócios online estão crescendo cada vez mais. Eles buscam novos clientes e oportunidades de negócio. Com o seu expertise, é possível ajudar os empresários a encontrarem os melhores caminhos dentro do mundo do marketing digital.
Mas como você pode colocar isso em prática? Se você está sonhando em se tornar um consultor de marketing digital de sucesso, confira as dicas que preparei neste artigo!
Oportunidades e mais oportunidades!
O mercado de consultoria em marketing digital está repleto de oportunidades!
Apesar de você dominar as estratégias e ferramentas do marketing digital, ainda existem muitos empresários que desconhecem completamente esse mundo de possibilidades que a internet abriu. E eles certamente precisam de um bom auxílio para conseguir levar suas marcas para o mundo digital.
Por outro lado, também é possível encontrar empresários antenados que já conhecem bastante sobre o marketing digital. Porém, mesmo esses empresários podem ter dificuldades para colocar suas estratégias em prática – seja por falta de tempo, experiência ou conhecimentos.
Hoje em dia, todas empresas buscam construir uma boa presença digital. E uma boa parte delas não sabe exatamente como colocar isso em prática. Você, como um consultor de marketing digital, tem todas as condições de auxiliar seus clientes e levá-los ao sucesso.
Como se tornar um consultor de marketing digital de sucesso?
Para se tornar um consultor de marketing digital bem-sucedido é necessário combinar uma série de fatores importantes. Confira quais são eles logo a seguir:
1. Acompanhe as tendências do marketing digital
A lógica é bem simples: se você deseja ser um consultor de marketing digital, então precisa dominar tudo o que está acontecendo. Como você deve saber, são várias as estratégias e ferramentas que podem ser exploradas pelos seus clientes:
- Otimização para mecanismos de busca (SEO)
- Marketing de mídia social
- Estratégia de marketing de conteúdo
- Marketing pago (Google Ads, Facebook, Twitter, Linkedin)
- Gerenciamento de marca e reputação
- Marketing de Youtube e Vídeo
- Marketing de influenciadores
- E-mail marketing
- Análise da Web e relatórios
Todos esses conhecimentos são a base para que você possa atender seus clientes com qualidade. Mesmo que você seja especialista em apenas algumas dessas estratégias, é sempre importante manter-se atualizado em relação a todas as novidades do marketing digital. Afinal, é justamente pelo seu conhecimento que os clientes estão pagando.
2. Defina seu nicho de atuação
Antes de procurar clientes, você precisa decidir exatamente o que está oferecendo a eles. Com base em suas habilidades e necessidades específicas dos clientes, você pode determinar seu nicho de mercado.
Para isso, você pode examinar em qual área você tem mais valor a agregar:
- Você é especialista em otimização de conversões ou especialista em geração de leads?
- Você é especialista em SEO e geração de tráfego?
- Você é especialista em mídias sociais, branding ou influenciadores?
- Você é especialista em marketing pago?
- Você cria uma série de e-mails altamente eficaz?
Conforme acabamos de ver, é importante conhecer as principais estratégias do marketing digital. Porém, ser um especialista em determinada área pode ajudá-lo a atrair clientes que tenham necessidades pontuais – além de reforçar sua autoridade no mercado.
3. Crie sua própria presença
Depois de determinar os serviços que você oferecerá, o próximo passo é fazer sua própria presença, tanto online quanto offline.
A presença online é a chave para o seu negócio de marketing digital. Para isso, você pode criar seu próprio site. Neste ambiente você pode apresentar seus serviços para que os clientes em potencial possam encontrá-lo facilmente.
Ter um site próprio gera diversos benefícios:
- Os visitantes podem aprender e acessar os serviços que você oferece
- Você pode adicionar estudos de caso e depoimentos de clientes anteriores
- Clientes podem contatá-lo facilmente
- Você é encontrado nos mecanismos de busca
4. Publique conteúdos no seu blog
Se você quer se tornar um consultor de marketing digital bem-sucedido, já deve conhecer todo o poder do marketing de conteúdo, não é? Porém, essa não é uma estratégia útil apenas para seus clientes. Você também pode explorar as vantagens da produção de conteúdos de forma consistente.
Ao iniciar um blog, você pode escrever sobre assuntos relacionados aos seus serviços de consultoria. Isso contribuir para fortalecer sua presença digital e gerar ainda mais valor para o seu público. Além disso, essa também é uma ótima forma de ser encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca.
5. Desenvolva uma rede de contatos
Um ótimo lugar para divulgar os seus serviços de consultoria é a sua rede de contatos. Quanto mais você cresce a rede, maiores são as chances de se destacar e conquistar clientes.
Imagine que você preste consultoria especializada em SEO. Com uma boa rede de contatos, você pode conseguir indicações de outros profissionais que trabalham com o desenvolvimento de sites ou produção de conteúdo, por exemplo. Por ser uma área ampla, os consultores de marketing digital podem trocar indicações com facilidade.
Veja algumas dicas para aprimorar sua rede:
- Use suas conexões corporativas anteriores
- Entre em contato com ex-gerentes, colegas de trabalho, professores ou outros possíveis clientes e solicite uma reunião casual
- Se você é novo, ofereça seus serviços gratuitamente a clientes em potencial e peça um depoimento
- Conecte-se com alguém que possui grandes conexões em seu setor
6. Seja ativo nas mídias sociais
Outra dica que pode servir tanto para seus clientes quando para você: seja ativo nas mídias sociais!
As plataformas de mídia social estão prosperando notavelmente e possuem um número de usuários cada vez maior. Isso significa que essas plataformas são ideais para promover seus serviços e conectar-se com os clientes em potencial e existentes. E isso exige que você permaneça ativo nos seus perfis sociais.
Veja algumas ideias para explorar melhor as mídias sociais:
- Interaja com clientes, potenciais clientes e parceiros com facilidade
- Mantenha-se atualizado com os últimos acontecimentos
- Promova seus serviços de marketing digital
- Obtenha informações valiosas dos clientes
- Execute anúncios segmentados com resultados em tempo real
- Descubra o que seus concorrentes estão fazendo
7. Participe de eventos
Mesmo se você estiver bem como consultor de marketing digital, o objetivo é sempre continuar crescendo, não é? Para isso, você pode começar a conhecer novas pessoas participando de vários eventos na área de marketing e tecnologia. Além disso, participar como palestrante também seria ótimo para a sua reputação.
Eventos como o RD Summit reúnem milhares de profissionais que atuam em áreas semelhantes à sua. Trata-se da oportunidade perfeita para adquirir mais conhecimentos e expandir sua rede de contatos.
8. Ofereça um atendimento de qualidade
Para que você seja um consultor de marketing digital bem-sucedido em longo prazo, é fundamental que consiga oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes. Caso contrário, não demorará muito tempo até que você tenha uma fama negativa no mercado. Por outro lado, a excelência no atendimento pode abrir várias portas.
E esse atendimento inclui todos os processos desde o primeiro contato do cliente com a sua proposta até a entrega dos serviços combinados. Portanto, estamos falando de atividades como:
- Ações de marketing executadas
- Prospecção de clientes
- Entendimento das necessidades do cliente
- Apresentação da proposta comercial
- Negociação
- Onboarding do novo cliente
- Estruturação do fluxo de trabalho
- Serviço de consultoria
- Pós-venda
Que tal crescer com o Cara do Marketing?
O caminho para se tornar um consultor de marketing digital bem-sucedido não é fácil. Mas todos esses esforços certamente serão recompensados quando você notar que realmente consegue gerar valor para seus clientes e impactar positivamente nos seus negócios.
O segredo está em buscar cada vez mais conhecimentos e experiências. É assim que você descobre como atingir o seu público de forma certeira, estrutura um fluxo de trabalho consistente e constrói uma marca com autoridade no mercado.
Porém, é importante reconhecer que cada detalhe é importante. Isso significa que qualquer falha pode ter um impacto negativo em todas as atividades.
Foi pensando nisso que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se do espaço que você tem para obter o auxílio de um profissional que já possui anos de experiência no mercado de marketing digital e pode ajudá-lo a alcançar o sucesso.
Você está disposto a se tornar um consultor de marketing digital bem-sucedido? Então faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing.