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Toda empresa que inicia as suas atividades do zero precisa conquistar os primeiros clientes e mostrar a todos o valor da sua marca, não é? O marketing digital é uma poderosa estratégia para construir autoridade no mercado.
Antes da popularização da internet, uma empresa poderia demorar anos até que fosse reconhecida como uma referência no seu ramo de atuação. O desafio de fidelizar os primeiros clientes se estendia por meses – o que gerava uma grande dificuldade financeira nos primeiros anos de atividade.
Com o uso da internet esse processo fica mais rápido e efetivo. Através de uma boa estratégia de marketing digital você consegue ganhar visibilidade e mostrar ao público todo o valor que tem a oferecer.
Neste artigo veremos como construir autoridade com o marketing digital. Confira.
O que significa construir autoridade?
Qual é a primeira marca que vem à sua cabeça quando falamos sobre refrigerante? Em que local você costuma comprar pães para o dia a dia? Quais são os melhores restaurantes da sua cidade para um jantar agradável?
Todas essas empresas que você acabou de lembrar possuem uma boa autoridade no mercado em que atuam – caso contrário você não teria conhecimento sobre a sua existência. Quanto melhor é a percepção do público em relação à empresa, maiores são as chances de obter bons resultados.
Construir autoridade significa fazer com que a sua marca seja bem-vista no mercado em que atua. Quantos dos seus potenciais clientes já ouviram falar sobre a sua empresa? E como eles enxergam os seus produtos ou serviços?
A autoridade no mercado contribui não só para melhorar o relacionamento com o público, mas também para aumentar a visibilidade na internet. Quanto maior é a autoridade de uma empresa na internet, melhor é o seu posicionamento nos mecanismos de buscas – o que aumenta o tráfego gerado no site.
Benefícios de construir autoridade
Construir autoridade no mercado produz uma série de efeitos positivos para uma empresa – gerando um impacto que reflete nos resultados financeiros alcançados. Veja quais são os principais benefícios:
- Credibilidade no nicho de atuação: as pessoas que possuem interesse em produtos ou serviços dentro do seu ramo de atuação começam a enxergar a sua empresa como uma referência.
- Admiração do público: existem marcas que despertam a admiração mesmo de pessoas que não são suas clientes – o que consolida a empresa no mercado.
- Criação de parcerias: outras empresas também enxergam você como uma referência no mercado e se torna mais fácil construir boas parcerias.
- Construção de relacionamentos: torna-se mais fácil construir relacionamentos com clientes e parceiros quando as pessoas escutam com atenção o que você tem a dizer.
- Aumento da visibilidade: existe uma relação muito íntima entre autoridade e audiência. Quanto maior for a sua autoridade, maior será a audiência. Da mesma forma, o aumento da audiência cria ainda mais autoridade.
- Impacto financeiro: todos esses fatores contribuem para que a sua empresa seja mais assertiva no momento de atrair e fidelizar clientes – produzindo um impacto financeiro positivo.
A importância do marketing digital na construção de autoridade
Agora que compreendemos melhor o impacto que ser uma autoridade no mercado produz para o sucesso de uma empresa, chegou o momento de entendermos melhor como construir autoridade com o marketing digital.
Imagine que você esteja planejando sair para jantar hoje a noite. No momento de decidir pelo restaurante, você tem várias opções de locais que já costuma frequentar, outros que são bem recomendados por amigos e duas outras alternativas que abriram nas últimas semanas.
São muito grandes as chances de que você opte por um daqueles restaurantes que já conhece ou ouviu falar bem, não é? Principalmente se você não possui muitas informações sobre os novos restaurantes.
Por outro lado, a sua percepção pode mudar se uma dessas novas opções gastronômicas possuir um site com o cardápio servido, fotos dos pratos e apresentar informações sobre um chef de renome, não é?
Apesar de nunca ter jantado no local, você começa a criar uma percepção positiva sobre o estabelecimento, ficando mais inclinado a conhecê-lo. Esse é um ótimo exemplo do marketing digital na construção de autoridade.
No ambiente digital é muito fácil mostrar ao público todo o potencial da sua empresa, atraindo potenciais clientes sem que eles tenham consumido no seu negócio. Todos os conteúdos produzidos contribuem para melhorar a imagem da sua marca entre o público.
Dicas para construir autoridade no mundo digital
Ficou interessado em construir autoridade com o marketing digital? Então confira algumas dicas que você pode começar a colocar em prática ainda hoje:
#Mantenha um blog atualizado
Uma das formas mais utilizadas de construir autoridade na internet é mantendo um blog empresarial sempre atualizado. O fluxo de informações que você pode gerar através dessas ferramenta é ótimo para manter os usuários sempre interessados.
#Produza conteúdos relevantes
Mais do que manter um blog atualizado, você precisa publicar conteúdos relevantes para a sua audiência. É através desses conteúdos que você mostra todo o conhecimento que possui dentro do nicho em que está inserido – realmente mostrando que é uma autoridade no assunto.
#Crie materiais ricos
Além das publicações no blog, você também pode explorar materiais ricos – como infográficos, e-books, planilhas e outras ferramentas úteis para o público. Esses materiais de maior complexidade também são fundamentais para construir autoridade no mercado.
#Explore as redes sociais
Outra ferramenta do markting digital para construir autoridade são as redes sociais. Esses ambientes reúnem um grande número de potenciais clientes que estão em busca de informações e dispostos a interagir com a sua empresa.
#Faça parcerias com outros sites
Criar boas relações de parcerias com outros sites que atuem na mesma área de atuação que a sua empresa é uma ótima forma de ampliar a visibilidade sobre a sua marca. Além disso, parcerias com empresas que já possuem autoridade no mercado criam uma ótima percepção sobre a sua empresa.
#Conheça os Digital Influencers
Os influenciadores digitais são personalidades que exercem influência sobre um público determinado. Conhecer quem são os influenciadores dentro do seu ramo de atuação e criar bons relacionamentos com essas pessoas pode ajudá-lo a construir autoridade com o público.
#Crie a sua identidade própria
Todas essas ações no mundo digital devem carregar a identidade própria da sua empresa. É preciso se diferenciar para que você seja marcante na vida do público, certo? Adote um design coerente nas suas ações e crie uma forma única de se conectar com as pessoas.
Você já sabia da importância do marketing digital para construir autoridade no mercado? Se você deseja ampliar a sua presença no mundo digital com as melhores estratégias, conte com o auxílio de quem possui experiência no assunto!