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O compartilhamento social possui o poder incrível de colocar a sua empresa no mapa da internet. Não é nenhum segredo que milhões de pessoas interagem umas com as outras em uma variedade de redes sociais diariamente, certo? Compartilhar um link para uma postagem de blog no Facebook, responder a uma consulta do cliente no Twitter ou fazer o upload de uma foto no Instagram são formas muito úteis de aumentar as chances de a marca ser vista e ouvida.
O compartilhamento social também pode impulsionar outras estratégias de marketing – incluindo criação de conteúdo e SEO. A criação de conteúdo tornou-se uma parte necessária do kit de ferramentas de marketing e o sucesso do conteúdo criado depende em grande parte de quantas pessoas se envolvem com ele.
O compartilhamento social é uma maneira poderosa de aumentar o envolvimento do público com seu conteúdo, seja lendo seus artigos, assistindo a seus vídeos, preenchendo suas pesquisas ou concluindo seus questionários.
Uma forte presença na mídia social também pode recompensá-lo com um SEO aprimorado. Os perfis de mídia social já estão listados nos mecanismos de pesquisa e, em muitos casos, os perfis do Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn estão entre os primeiros resultados que aparecem quando uma marca é pesquisada on-line.
Considerando todo esse contexto, é fundamental compreender todo o poder do compartilhamento social para a sua empresa. Acompanhe ao longo deste artigo.
O grande “boom” do compartilhamento
O compartilhamento social se tornou uma ótima estratégia para estimular o crescimento da sua empresa por conta da popularidade da internet e das mídias sociais entre o público nos últimos anos. Veja alguns dados do Global Digital Report 2018:
- O número de usuários da internet em todo o mundo em 2018 era de 4,021 bilhões, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
- O número de usuários de mídia social em todo o mundo em 2018 era de 3,196 bilhões, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.
- O número de usuários de telefones celulares em 2018 era de 5,135 bilhões, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.
Esse é um fenômeno muito fácil de ser visto na prática. Se você entrar em suas mídias sociais e atualizar o feed a cada 5 minutos certamente conseguirá notar a enorme quantidade de informações que são compartilhadas diariamente nesses ambientes virtuais. Em apenas um minuto são compartilhadas milhares de imagens no Instagram e postagens no Facebook e no Twitter – sem falar dos milhões de mensagens trocadas no Whatsapp ou por e-mail.
Benefícios do compartilhamento social
Considerando esse enorme número de pessoas trocando informações a todo instante não é muito difícil deduzir os benefícios do compartilhamento social para o seu negócio. O simples fato de estar inserido nesses ambientes já se torna muito vantajoso para ampliar a visibilidade da sua empresa.
Porém, existem vários benefícios do compartilhamento social que merecem ser destacados:
Aumentar a notoriedade da marca
Com quase metade da população mundial usando plataformas de mídia social, esses são os ambientes perfeitos para alcançar novos clientes altamente segmentados. Apesar do foco na interação com outras pessoas, é grande o número de pessoas que seguem e interagem com empresas diariamente.
Humanização da sua marca
Para se conectar com clientes e clientes em potencial, você precisa mostrar o lado humano de sua marca. Como você está abraçando seus valores de marca? Como você está procurando os melhores interesses de seus clientes e funcionários? O seu produto realmente funciona?
A capacidade de criar conexão humana real é um dos principais benefícios das mídias sociais para os negócios. Apresente para os seus seguidores quem são as pessoas que compõem sua empresa e mostre como os clientes existentes estão usando e se beneficiando de seus produtos.
Estabelecer sua marca como uma líder de pensamento
Não importa em qual setor o seu negócio esteja, a mídia social oferece a oportunidade de estabelecer sua marca como um líder de ideias – a principal fonte de informações sobre tópicos relacionados ao seu nicho. Essa é uma ótima maneira de construir a confiança do consumidor.
Fique em primeiro lugar
A maioria dos usuários de mídia social faz login em suas contas pelo menos uma vez por dia. Levando isso em consideração, é muito importante que a sua marca sempre esteja entre as publicações consumidas diariamente por essas pessoas.
O compartilhamento social dá a você a oportunidade de se conectar com fãs e seguidores sempre que eles fizerem login. Mantenha seus posts sociais informativos e divertidos, e seus seguidores ficarão felizes em ver seu novo conteúdo em seus feeds, mantendo você em destaque para que você seja lembrado quando eles estiverem prontos para fazer uma compra.
Aumentar o tráfego do website
Postagens e anúncios em mídias sociais são formas eficientes de direcionar tráfego para seu website. Compartilhar conteúdo excelente do seu blog ou website para seus canais sociais é uma ótima maneira de atrair leitores assim que você publica uma nova postagem – permitindo que você movimente a sua estratégia de marketing digital.
Geração de leads
A mídia social oferece uma maneira fácil e de baixo comprometimento para os clientes em potencial expressarem interesse em sua empresa e em seus produtos. A geração de leads é um benefício tão importante das mídias sociais para os negócios que muitas redes sociais oferecem formatos de publicidade especificamente projetados para coletar leads.
Portanto, o compartilhamento social pode ser seu grande aliado para gerar mais leads que podem se tornar clientes no futuro. Quanto maior é a sua visibilidade e mais impactantes são seus conteúdos, mais fácil se torna alcançar esse objetivo.
Aumentar as vendas
Não importa o que você vende, as mídias sociais podem ajudá-lo a vender. Suas contas sociais são uma parte essencial de seu funil de vendas – o processo pelo qual um novo contato se torna um cliente.
À medida que o número de pessoas que usam mídia social continua a crescer e as ferramentas de vendas sociais evoluem, as redes sociais se tornarão cada vez mais importantes para a pesquisa de produtos e para o comércio eletrônico. É a hora certa para alinhar suas metas de marketing social e vendas.
Viralização da marca
À medida que as pessoas começam a gostar, comentar e compartilhar suas postagens sociais, seu conteúdo é exposto a novos públicos-alvo – seus amigos e seguidores. Dessa forma, você consegue viralizar os seus conteúdos e pode obter milhares ou até milhões de compartilhamentos.
Essa exposição é especialmente benéfica porque todos esses compartilhamentos, curtidas e comentários mostram uma conexão existente com sua marca. Se eu vir que meu amigo gosta do seu artigo, posso estar inclinado a verificar o que você tem a dizer, mesmo que eu nunca tenha ouvido falar de sua empresa antes. Em um mundo onde há muito mais conteúdo do que qualquer pessoa poderia consumir, a participação social de um amigo funciona como uma espécie de pré-exibição.
Gerenciamento da reputação
Seus clientes já estão falando sobre você nas mídias sociais, independentemente de você estar ou não lá para responder. Marcar presença nesses ambientes permite que você escolha as postagens sociais importantes sobre sua marca para destaque os pontos positivos – minimizando os pontos negativos antes que eles se tornem relevantes.
Como iniciar uma estratégia de marketing nas mídias sociais?
O compartilhamento social possui um grande poder para consolidar a presença digital do seu negócio e criar as condições ideais para o surgimento de novos negócios com clientes. Porém, para que isso aconteça, é essencial que exista uma boa estratégia de marketing por trás das ações desenvolvidas.
Simplesmente publicar alguns conteúdos sem um planejamento dificilmente permitirá que você alcance um resultado satisfatório. É fundamental compreender o que o seu público deseja consumir – estimulando o compartilhamento das postagens da sua marca.
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Toda a estratégia de marketing digital contribui para o compartilhamento social!
O compartilhamento social possui um poder incrível, mas somente explorar esses ambientes não é o suficiente para consolidar a presença digital da sua empresa na internet. Existem várias outras estratégias e ferramentas que devem ser exploradas: e-mail marketing, site empresarial, mídias pagas, campanhas publicitárias, entre outras.
O grande desafio enfrentado pelos empresários brasileiros é justamente conseguir coordenar todas essas possibilidades do marketing digital. Quando todas as ações funcionam em sincronia, torna-se possível criar uma verdadeira máquina de vendas.
Foi pensando nessa dificuldade enfrentada pelos empresários que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. O objetivo desse programa é guiá-lo para que você consiga aproveitar todas as oportunidades que estão disponíveis na internet – despertando todo o potencial que a sua empresa possui.
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