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Como usar o LinkedIn Ads para expandir seus negócios em 2023

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O LinkedIn é a rede social profissional mais famosa atualmente. Ali, estão mais de 58 milhões de empresas, 50 milhões de profissionais e inúmeras oportunidades de emprego atualizadas diariamente. Por isso, saber como usar o LinkedIn Ads é muito importante para se destacar na plataforma. 

Nesse sentido, utilizar a rede é fundamental para todas as organizações. Mais que isso, aproveitar a popularidade da plataforma para anunciar sua empresa e receber mais reconhecimento é uma jogada esperta, mas, que exige conhecimento. 

Se fora da internet sabemos que o networking é importante para obter sucesso nos negócios, no LinkedIn esse é um dos maiores benefícios. Você pode encontrar talentos novos, referências de ações e empresas, olhar o que seus concorrentes estão fazendo e muito mais.  

Então, o LinkedIn é o espaço online destinado tanto à procura de emprego quanto de profissionais, por isso, milhares de pessoas visitam a plataforma diariamente. Nesse sentido, as empresas que nem estiverem no LinkedIn, podem passar despercebidas e perder muitas possibilidades de crescimento. 

Neste artigo, vou explicar como usar o LinkedIn Ads para expandir seus negócios neste ano, além de dar dicas valiosas para você começar nessa jornada. Confira!

Como funciona o LinkedIn Ads? 

Antes de abordar como usar o LinkedIn Ads, vou explicar como funciona: é uma plataforma de publicidade online que permite aos anunciantes exibir anúncios para um público-alvo selecionado no LinkedIn. 

Aqui estão alguns dos principais componentes de como funciona o LinkedIn Ads:

  • Definição do público-alvo: você pode selecionar o público que deseja alcançar com base em informações como idade, localização, cargo, empresa, setor, entre outros.
  • Criação de anúncios: você pode criar anúncios no formato de imagem ou vídeo e escolher o formato de exibição, como anúncios patrocinados, anúncios de display e vídeos patrocinados.
  • Configuração de campanha: você pode definir o orçamento diário e a duração da campanha, além de escolher o objetivo da campanha, como aumentar o tráfego para o seu site ou gerar leads.
  • Monitoramento e otimização: você pode acompanhar o desempenho dos anúncios em tempo real e otimizá-los para atender às suas metas de negócios.

Um dos pontos altos do LinkedIn Ads é que você tem acesso a uma audiência profissional altamente qualificada e pode alcançá-los com anúncios relevantes e personalizados. 

Contudo, é importante lembrar que, como em qualquer outra plataforma de publicidade, é necessário testar e otimizar continuamente suas campanhas para obter o melhor resultado possível. 

Além disso, existem diferentes tipos de anúncios dentro da plataforma. Os mais utilizados são os anúncios de texto (sem imagens) e os anúncios de conteúdo patrocinado (impulsionamento de postagens feitas no feed). 

Também existem as mensagens patrocinadas — textos enviados à caixa de mensagens das pessoas que fazem parte do seu público-alvo. E ainda, existem os anúncios dinâmicos, que indicam empresas diretamente aos usuários, utilizando detalhes de seu perfil. 

Como usar o LinkedIn Ads para expandir seus negócios em 2023?

Agora podemos seguir com a questão mais importante: como usar o LinkedIn Ads para expandir negócios neste ano? A plataforma tem o intuito de aumentar suas redes e expandir suas ações comerciais, por isso, é importante conhecer seu funcionamento, assim como truques para obter o máximo de benefícios possível. Confira!

1. Escolha o seu objetivo

A primeira tarefa que você deve fazer para começar a anunciar no LinkedIn Ads com o pé direito é encontrar o objetivo da campanha. Ou seja: as metas da sua empresa para a plataforma. 

Para entender e estabelecer o objetivo, é preciso olhar para as necessidades que o seu negócio possui no momento: está precisando de novos leads, atingir um público maior, vender algum produto ou aumentar o reconhecimento da marca? Esses são apenas alguns exemplos.

Tendo em mente a sua meta, fica mais fácil escolher o tipo do anúncio que melhor trará resultados e qual conteúdo deverá ser criado. Além disso, a própria plataforma utiliza o seu objetivo como norteador do anúncio. 

Nesse sentido, quando estiver planejando seu anúncio no LinkedIn Ads, terá três opções de objetivo: conhecimento, consideração e conversão. Eles permitem que seus usuários passem pelas três etapas do funil de vendas. Veja só:

  • Conhecimento (topo do funil): para atrair atenção ao seu conteúdo e atingir mais pessoas, aumentando seguidores e visualizações;
  • Consideração (meio do funil): segmentar usuários que já conhecem um pouco da sua marca, levando-os para seu site ou para uma landing page específica;
  • Conversão (fundo do funil): para tornar os visitantes em leads, a conversão é indicada para quando você quer que os visitantes façam mais ações no seu site, como preencher o formulário com seus dados para virarem leads. 

2. Personalize o anúncio com base no seu público-alvo

Outra parte muito importante para quem quer anunciar no LinkedIn Ads é a necessidade de ter seu público-alvo já mapeado. Essa informação será crucial para personalizar seus anúncios e direcioná-los para alcançar as pessoas certas. 

Essa questão também é fundamental para a criação do conteúdo, pois, assim, a comunicação também é direcionada ao seu público e terá mais chances de cativá-los. Seu público-alvo também será a base para escolher o formato do anúncio. 

Veja os principais grupos de público-alvo que a plataforma oferece: 

  • Localização dos usuários;
  • Atributos do público, como setor da empresa, nome da empresa, receita da empresa, tamanho da empresa, categoria da empresa, etc;
  • Dados demográficos do público, como sexo e idade;
  • Informações sobre educação, como escolaridade, universidade da qual é membro, etc; 
  • Experiência de trabalho, como profissão, cargo, habilidades, tempo de experiência, etc;
  • Público correspondente: fazer upload de uma lista, visitar seu site, abrir ou enviar um formulário de geração de leads, interagir com sua página do LinkedIn, semelhante, interagir com seu evento do LinkedIn;
  • Interesses dos usuários, como os grupos que participam e empresas que seguem.

3. Combine o objetivo com o formato do anúncio

Agora que você tem seu objetivo e seu conteúdo personalizado, é o momento de combiná-los com o formato do anúncio. Afinal, se o objetivo e o formato não se comunicarem, os resultados não serão os esperados. 

Existem cerca de 10 formatos diferentes no LinkedIn Ads, criados para que você atinja a sua meta. Já abordei alguns deles acima, então você já sabe que precisa ter tudo mapeado e organizado para conseguir os melhores resultados possíveis.

Por exemplo, se o seu objetivo é alcançar mais pessoas e obter um reconhecimento de marca, um anúncio em vídeo pode ser bacana para impactar seu público. Se o objetivo é conseguir leads ou vender um serviço/produto específico, o anúncio de conteúdo patrocinado e o formulário são opções. 

4. Invista na boa aparência dos anúncios

As pessoas gostam e são atraídas por detalhes bem pensados, visual bem construído e aspecto profissional. Dessa forma, é fundamental que você invista na boa aparência dos seus anúncios, e isso abrange vários elementos. 

Isso tudo vai fazer uma grande diferença em como seu público vê sua marca, pois o anúncio será seu “cartão de visita”. Logo, preste atenção aos erros ortográficos e gramática, erros de digitação, clareza do comunicado e poder de persuasão da mensagem. 

De mesmo modo, o design do anúncio deve estar dentro da identidade visual da sua empresa ou, se for um conteúdo específico, deve conter um layout bem apresentado e sem excesso de informações. Foque apenas no necessário, mas com um visual interessante aos olhos. 

Veja mais dicas valiosas para tornar o seu anúncio profissional e atrativo:

  • Siga as regras de tamanho de caracteres nos títulos e subtítulos;
  • Escolha imagens maiores ao invés de miniaturas, como 1200×627. Esses anúncios geram mais número de cliques;
  • Evite que as cores do anúncio sejam claras ou parecidas com o fundo da plataforma, pois, pode ficar apagado e não chamar atenção;
  • Utilize CTAs claros e bem pensados para instigar uma ação do seu público;
  • Utilize infográficos, gifs e abuse dos vídeos (se puder) para atrair ainda mais pessoas, pois, esses são os tipos de mídia preferidos da maioria do público.

5. Teste a eficácia dos anúncios

Outra possibilidade do LinkedIn Ads, que, pode ser muito bem aproveitada para melhorar seus resultados, são os testes de anúncios. Isso é importante porque, mesmo que sua campanha tenha sido muito bem executada, não sabemos qual será a reação do público.

Por isso, você pode testar os diversos formatos de anúncio, com diferentes chamadas e visuais, e então analisar qual é melhor recebido pelos usuários. O teste A/B é uma das opções, na qual você solta dois anúncios ao público e observa, qual melhor se comporta. 

Outra ideia é trocar a personalização do público para um mesmo anúncio, ou trocar o conteúdo para o mesmo público. São muitas opções e possibilidades para escolher, aproveite para brincar e conhecer melhor seu tipo de cliente. Além de saber quais tipos de anúncio são mais eficientes. 

Agora é hora de testar!

Se você chegou até aqui, já sabe como funciona e como usar o LinkedIn Ads para expandir seus negócios em 2023. Essa é uma plataforma profissional que pode trazer inúmeros benefícios para a sua marca, basta saber como utilizá-la. 

Portanto, agora você está pronto para explorar o mundo do LinkedIn. Siga os passos desse artigo e aproveite todas as possibilidades que vierem, seus resultados virão! 
E se você gostou desse conteúdo e deseja obter ajuda profissional para evoluir seus negócios, conheça o Programa de Mentoria do Cara do Marketing e atinja todos as suas metas!