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Ações de marketing eficiente podem ser importantes aliadas das pequenas e médias empresas e ao contrário do que muitos dizem por aí, as melhores soluções não estão restritas às grandes empresas e multinacionais. Sua PME pode, com apenas 6 passos, definir excelentes estratégias para o seu negócio. Confira nossas dicas a seguir:
Passo 1: Trace um plano de marketing
Esta etapa é fundamental e nunca deve ser pulada. Dedicar tempo para estudar o mercado, as oportunidades e ameaças, seus potenciais e suas fraquezas, permitirá que seu negócio se torne ainda mais forte e sustentável. Clique aqui para baixar o modelo de planejamento de marketing.
Não deixe de usar estes conhecimentos para definir o comportamento de compra do seu cliente e o caminho percorrido até a finalização da venda, também conhecido como funil de vendas, pois isto alavancará seus resultados.
Uma empresa tem cinco funções fundamentais dentro do Marketing Digital: ela precisa atrair visitantes qualificados, converter potenciais clientes em Leads (oportunidades de negócio), se relacionar com pessoas em todos os estágios desse funil de vendas, fechar as vendas e, por fim, analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno.
Passo 2: Construa uma marca forte
Marcas fortes não são privilégio apenas dos grandes negócios. Sua PME pode conquistar este diferencial, mas para isto, precisa definir e transmitir claramente seus diferenciais e valores, para toda a equipe, colaboradores e clientes. O planejamento da marca, a definição de valores e a construção da identidade visual ajudam muito neste processo.
É necessário que seus valores sejam retratados também na identidade visual da sua PME, logo, invista na criação de uma logomarca eficiente, não apenas bonitinha, pois esta definição pode fazer uma grande diferença na percepção e na força. Para fazer isto corretamente, não deixe de consultar nosso outro post “O que você precisa saber para ter uma logo de sucesso“ e se ainda assim tiver dúvidas, solicite ajuda profissional de um designer ou agência de marketing, pois eles darão assessoria estratégica em todos os momentos, aumentando suas chances de sucesso.
Passo 3: Crie um marketing eficiente com ajuda da internet
Esta é a dica de ouro que pode otimizar seus recursos, seu alcance e principalmente seus resultados!
A internet é uma das melhores opções para sua PME, pois ela permite alcançar o público-alvo certo, conhecer seus hábitos, costumes, ajuda na abordagem mais adequada e também fornece uma série de dados estratégicos através de uma variedade de relatórios de desempenho. Com a internet você consegue se aproximar mais rapidamente dos clientes que realmente interessam para o seu negócio, ao contrário do que ocorre em mídias de massa como televisão e rádio e opções OOH (out of home – fora de casa, em inglês), como outdoors, busdoors, entre outros.
Investir em ações de marketing digital é a melhor forma de direcionar seus recursos corretamente, pois ele apresenta muitas ferramentas, plataformas, possibilidades e caminhos, especialmente no que diz respeito à gestão do relacionamento. Com o filtro certo, investindo em mídias sociais e especialmente em e-mail marketing, você pode alcançar maior impacto junto aos seus clientes.
O e-mail marketing especialmente, é uma das melhores formas de estabelecer um relacionamento com seu público-alvo, tornando-o um cliente efetivo. Quando aliado às estratégias certas de marketing digital, você consegue torná-lo um eficiente canal para descoberta de perfil e interesses e também consegue realizar um direcionamento até o momento da compra e a fidelização. Leia o nosso artigo “9 dicas para criar um e-mail marketing irresistível“, para saber como fazer isto corretamente.
Para conhecer mais sobre soluções em marketing digital e descobrir qual é a mais adequada para o seu negócio, solicite uma consultoria e comece agora a tornar seu marketing eficiente.
Passo 4: Invista na qualidade do atendimento
Uma regra geral para todos os tipos de negócios é manter a qualidade total durante o atendimento, afinal de contas, ele pode ser determinante para a fidelização de seus clientes e para gerar aquele marketing boca a boca (off-line) ou o buzz marketing (online), atraindo ainda mais clientes e fechamento de negócios.
Passo 5: Calcule o retorno do seu investimento
Também conhecido como ROI (return on investment), esta é uma métrica que indicará a qualidade das suas ações, ajudará a definir metas de evolução e permitirá mensurar e classificar as etapas de desenvolvimento do seu negócio. Para entender melhor sobre o que é e como calcular
Uma maneira de definir o ROI é:
(Receita – custo dos produtos vendidos) / custo dos produtos vendidos
Imagine que você tem um produto com custo de produção de R$ 100,00 e valor de venda de R$ 200,00. Você vende seis desses produtos como resultado da publicidade deles no AdWords. Portanto, o custo total é de R$ 600,00 e o total das vendas é de R$ 1200,00. Imagine que seus custos do AdWords são de R$ 200,00, para um custo total de R$ 800,00. Seu ROI é:
(R$ 1200,00 – R$ 800,00) / R$ 800,00
= R$ 400,00 / R$ 800,00 = 50%
Nesse exemplo, você ganha um retorno do investimento de 50%. Para cada R$ 1,00 que você gasta, recupera R$ 1,50.
Há diversas formas de fazer esta conta, basicamente, você pode selecionar o canal de marketing utilizado, estimar o total investido, comparar com o retorno obtido e seguir a fórmula básica da figura abaixo, ou realizar cálculos mais complexos com ajuda das calculadoras neste site: http://fazaconta.com/roi.htm
Passo 6: Permaneça se atualizando e conhecendo o mercado
Por fim, saiba que conhecimento nunca é o bastante e jamais será suficiente, por isto, sempre realize pesquisas e estudos sobre o mercado para manter-se atualizado, permanecer criativo e apresentar soluções inovadoras para sua PME contar com um marketing eficiente voltado para resultados.
Precisando de uma ajuda, não se esqueça, podemos marcar um cafezinho e ajudar no desenvolvimento do seu negócio.