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Cada dia que passa a realidade é influenciada pela tecnologia. Cada dia que passa aumenta a interação entre o real e o virtual. E claro que as grandes empresas já apostaram na sinergia entre esses dois mundos, com o intuito de oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes.
O futuro dos negócios online é também ser offline. E vice-versa. A Amazon investiu em sistema de entrega no mesmo dia em que o pedido foi realizado. Para isso, implantou centrais de distribuição em grandes centros urbanos, totalmente associados com seus sistemas de pedidos online. Também investiu no treinamento dos seus colaboradores – com o objetivo de oferecer serviços de excelência tanto para os clientes do mundo real quanto para os clientes do mundo físico.
De acordo com Neil Patel, 64% do processo de compra começa no mundo virtual e depois, parte para o físico. Além disso, cerca de 70% dos consumidores utilizam o smartphone para descobrir onde está a loja física mais perto deles.
Uma estratégia de Marketing Digital e de Inbound Marketing pode ajudar nessa nova configuração. Manter um blog atualizado com conteúdo de qualidade é uma das ações mais eficazes nesse sentido. Ainda existem outras medidas que podem ser tomadas para alcançar uma total interação entre esses dois mundos. Esse post vai mostrar as alternativas.
Como construir sinergia entre a minha loja física e a virtual?
#1 Investir no Omni Channel
Esse conceito acredita que não existe diferenças entre lojas físicas e virtuais. O cliente pode conhecer o produto tanto na loja quando adquiri-lo pela internet. E o contrário também deve ser possível.
O Omni-Channel pretende integrar totalmente o virtual e o real com o objetivo de oferecer ao consumidor a possibilidade de explorar todas as possibilidades de interação com a marca.
A loja de materiais esportivos Centauro investe fortemente nessa modalidade de marketing. Por isso, alinhou os canais de atendimento ao cliente com o sistema de gerenciamentos para tornar o acesso ao consumidor mais ágil e fácil. Isso incluiu investimentos expressivos em infraestrutura, como na troca da plataforma de e-commerce.
Com as implantações, o consumidor consegue pesquisar na loja física, comprar no e-commerce e depois, se quiser, trocar na loja física. Se for necessária uma troca, o usuário pode solicitar novamente na plataforma online. Ou seja, todas as ações foram elaboradas para que o consumidor trilhe tranquilamente os caminhos entre o online e o offline – da forma que achar melhor.
#2 Investir em tecnologia mobile
O dispositivo mobile tornaram possível a experiência de adquirir um produto em qualquer lugar em que um consumidor estiver. Apostar nesse nicho significa aumentar o tráfego entre os pontos de venda online e o físico. Por isso, viabilizar um compra pelas plataformas mobile – como celulares e tablets, inserir QR Code nos produtos e criar uma localização para dispositivos móveis com produtos e promoções estão dentre as ações possíveis com a tecnologia mobile.
#3 Aposte nas estratégias de Inbound Marketing
Como sabemos, um conteúdo de qualidade é uma arma poderosas suficientes para atrair clientes para seu negócio offline. Para isso, é importante planejar seu conteúdo e ainda promovê-lo pelos canais adequados como um blog.
Algumas pessoas acreditam pode demorar de 6 a 12 meses para se obter resultados concretos com um blog. Mas a verdade, é que 45,54% das empresas off-line começaram a gerar leads nos primeiros 2 meses ao aumentarem a frequência de publicação de conteúdo original nos seus blogs.
Segundo o site Curata, 56% das empresas pretendem investir no marketing de conteúdo nos próximos 12 meses. Essas corporações entendem que a única maneira de crescerem, ainda mais em uma era onde conectar o mundo digital com o offline oferece a possibilidade de oferecer conteúdo personalizado e confeccionado para atrair potenciais clientes.
Essas são algumas das alternativas para promover a interação entre o mundo virtual e real e o aumento das vendas.
Esperamos que esse conteúdo seja interessante para você. Aproveite e comente!