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Se você leu o nosso artigo “Descubra porque você deve investir em Inbound Marketing”, ou já ouviu falar sobre o assunto e já entendeu que existem etapas entre a atração e a conversão do cliente, não é mesmo? Então agora está na hora de saber que o principal recurso para ajudar na montagem deste plano é o Funil de vendas.
O funil de vendas é formado pela definição destes estágios pelos quais o cliente passa, até chegar a compra. A medida em que as etapas vão avançando, o volume de visitantes vai reduzindo em quantidade e aumentando em qualidade, até o ponto em que eles se tornam clientes efetivos.
Inbound Marketing e Funil de Vendas
Embora estas duas estratégias caminhem juntas e se complementem, não são a mesma coisa. É importante entender que o funil de vendas pode compreender mais etapas do que as definidas no plano de Inbound Marketing.
Isto ocorre porque os clientes podem passar por momentos diversos do funil, que se encaixam dentro das definições mais gerais do Inbound Marketing. Além disto, a quantidade de etapas do funil de vendas também pode variar de acordo com a empresa, produto ou estratégia de marketing adotada naquele momento.
As vantagens que o Funil de Venda pode trazer para o seu negócio
Muitas são as vantagens de aplicar um funil de vendas, pois em termos gerais ele pode ajudar sua empresa na identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças junto aos clientes. Além disto, será possível contar com vantagens como:
Otimização da gestão de vendas – já que você contará com um maior domínio sobre o andamento e sobre o desempenho de todas as etapas de vendas.
Maior foco nas etapas de trabalho – graças a determinação mais clara, será possível identificar as maiores necessidades e focar no desenvolvimento delas.
Melhor aproveitamento das oportunidades de negócio – assim como os pontos de melhoria serão mais facilmente identificados, os pontos fortes também se sobressairão, permitindo trabalhos ainda melhores.
Alternativa para construção de um funil de vendas
Muitas são as formas de estruturar seu funil de vendas. A grande verdade é que não existe uma receita de bolo que funcionará para todos. Mas se você está começando e precisa de uma inspiração, siga os passos abaixo:
- Construa uma landing page
- Use-a para apresentar claramente seu negócio / produto
- Envie uma confirmação de e-mail / cadastro agradecendo o contato
- Apresente uma oferta bônus em, no máximo 2 dias
- Consulte o cliente sobre a periodicidade de envio de e-mails desejada
- Analise periodicamente o desempenho das campanhas de email marketing
- Segmente suas listas de e-mail de acordo com as interações e preferências
- Crie ações com ofertas personalizadas para os segmentos do seu público
- Faça pesquisas periódicas para descobrir temas interessantes para seus leads
- Elabore séries de conteúdos que se complementem
- Encaminhe estas séries de conteúdos em sequência regular
- Envie novidades e condições especiais, junto com materiais informativos
- Concilie os temas de suas ações de e-mail marketing com outras mídias
- Ofereça um material especial e exclusivo para o grupo de clientes mais fiel
Há muitas outras formas de aprimorar seu funil de vendas além destas recomendações. Quer saber como e construir um projeto personalizado para o seu negócio? Vamos marcar um cafezinho e iniciar o seu projeto agora mesmo!