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Se você chegou aqui é porque já ouvir falar de testes A/B. O que é essa prática que tantas pessoas falam? Para que serve?
Os testes A/B são armas fundamentais para determinar qual a estratégia de marketing está de fato funcionando. Leia-se: dando retorno financeiro.
Em outras palavras, os textos A/B são os melhores caminhos para descobrir quais são as ações que estão dando resultados.
Consequentemente, é um das melhores ferramentas para entender qual o melhor caminho para a sua empresa. Também oferecem um feedback realista sobre o seu posicionamento dentro do mercado. Pareceu interessante não? Bom, vou falar um pouco mais sobre os testes A/B e com fazê-los.
Como funcionam os testes A/B?
A metodologia é relativamente simples e os resultados excelentes. O teste em si consiste na divisão do tráfego de uma determinada página em duas alternativas:
- A atual sem alterações;
- Uma com as modificações que serão testadas.
Depois, é importante determinar um período de teste. Outro ponto importante é que as duas versões sejam distribuídas de forma aleatória para que não haja intervenção de um agente externo (palestra, curso ou link pra outro site). Isso pode afetar os dados sobre a conversão.
O que testar nos testes A/B?
O ideal, primeiramente, é não testar mais de um elemento ao mesmo tempo, por razões óbvias, claro: assim não saberemos qual mudança realmente teve impacto e apresentou resultados significativos.
Dito isso, alguns itens comuns sempre apresentam mudanças nas taxas de conversão. Esses tópicos são bons pontos de partida para você começar a fazer alguns testes. Quem sabe os dados podem te surpreender.
- >Headline (título-destaque) da página;
- >Call-to-action (botões para conversão);
- >Imagens ou vídeos;
- > Descrições da oferta;
- >Tamanho e campos do formulário;
- > Indicadores de confiabilidade (testemunhos, certificados, etc.)
A mais sensível mudança pode trazer resultados significativos. Um grande exemplo disso, é uma simples alteração no cadastro ou formulário. Tirar alguns itens que não são fundamentais, como, telefone, pode ser o diferencial para uma maior taxa de conversão.
Assim, sempre que você tiver alguma ideia ou sugestão, não leve só em conta a sua opinião ou a de um consultor.
Faça o teste A/B Tests e veja com os seus próprios olhos os resultados da sua projeção. Na maioria das vezes os números e estatísticas apontam os caminhos que devemos seguir.
Atenção!
O meu papel aqui é auxiliar e ajudar. Então vai aqui uma dica valiosa. O teste A/B não é recomendado para empreendedores iniciantes! Calma, vou te explicar o porquê.
Para que o teste tenha resultados significativos, a empresa precisa ter um grande fluxo de acessos, algo que a maioria dos jovens no Marketing Digital não possui.
Para você que está começando, seria interessante investir seu tempo e dinheiro em outras formas. Como estruturar melhor o planejamento no Marketing Digital.
Sem o suporte adequado, o teste A/B pode ser frustrante e os resultados podem ser aquém do esperado.
Gostou desse conteúdo? O que acha de aprofundar seus conhecimentos sobre o Marketing Digital?