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Você busca aprender como criar um blog de sucesso para sua empresa? Essa é uma informação cada vez mais buscada pelos empresários brasileiros – que compreendem que o conteúdo pode ser um diferencial para se destacar no mercado.
Construir um blog para sua empresa pode criar a vantagem que o seu negócio precisa. Não é apenas uma maneira econômica de melhorar seus esforços de marketing digital, mas também se torna um ímã – atraindo potenciais clientes de uma maneira orgânica e natural.
Se você deseja descobrir como criar um blog de sucesso, esta postagem orientará você na construção de um espaço digital bem-sucedido (e lucrativo). Acompanhe.
Um blog empresarial é realmente importante?
Um blog empresarial é um elemento essencial da sua estratégia de marketing digital. Trata-se de uma forma muito eficiente de construir relacionamentos, estabelecer sua autoridade no mercado e ser notado pelo seu público. E tudo isso sem muitos custos.
Uma simples pesquisa no Google ajuda a compreender a importância de um blog recheado de conteúdos relevantes. Se você está com dificuldades em gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa e resolve buscar soluções para esse problema na internet, são grandes as chances de encontrar o blog de uma empresa que disponibiliza as informações que você necessita.
A partir desse primeiro contato com essa marca, você pode continuar acompanhando outros dos seus conteúdos e conhecer melhor a sua solução de automação da gestão financeira. Quando essa empresa realizar uma abordagem de venda, você estará mais suscetível à compra do que os usuários que nunca tiveram contato com a marca, não é?
Veja alguns dos principais benefícios de construir um blog para a sua empresa:
- Melhora o ranqueamento da sua empresa nos mecanismos de busca, impulsionando o SEO;
- Contribui para estabelecer sua empresa como líder do setor;
- Cria credibilidade entre o público através dos relacionamentos construídos;
- Diminui os custos de marketing através de uma estratégia integrada;
- Permite que os potenciais clientes encontrem a sua empresa e percorram o seu funil de vendas;
- Gera o tipo certo de leads, trazendo seu cliente perfeito até sua empresa.
Como criar um blog de sucesso para o seu negócio?
Você ficou interessado em ter acesso aos benefícios de um blog? Mas como criar um blog de sucesso para a sua empresa? Basta seguir os 8 passos a seguir:
1. Tenha um propósito para o seu blog
Compreender como criar um blog de sucesso vai muito além de escolher uma boa plataforma e criar um layout atraente. Antes disso, é preciso encontrar um propósito para o seu blog. Para isso, responda à pergunta: por que as pessoas entrariam no blog da sua empresa?
Para uma academia de ginástica, esse propósito pode ser conscientizar seus leitores sobre a importância de hábitos saudáveis e dar dicas de alimentação. Já para uma empresa de consultoria financeira o propósito pode ser educar os empresários a respeito da importância das finanças no sucesso de suas empresas.
O sucesso de um blog está diretamente relacionado com o valor percebido pelos visitantes. É esse propósito que servirá como guia para sua pesquisa de palavras-chave, conteúdos criados, mensagens transmitidas, voz, tom e estrutura das postagens.
2. Conheça o seu público
Para atrair leitores e eventuais inscritos em seu blog, você precisa falar o idioma deles. Se o seu blog é centrado na sua empresa, isso também significa que eles acabarão sendo clientes ou clientes.
Portanto, você quer saber o que seu mercado está procurando e, em seguida, determinar a melhor forma de posicionar seu conteúdo. Com base nas informações coletadas sobre o perfil dos seus visitantes, você criará uma persona. A partir disso, todas suas publicações podem ser direcionadas especificamente para dialogar com essa persona.
3. Escolha plataforma, domínio, hospedagem e tema
Tudo – desde o tema, design, conteúdo e estrutura do seu site – contribui para o sucesso do seu blog. O seu objetivo deve ser proporcionar uma ótima experiência para os visitantes.
Ou seja, o entendimento sobre como criar um blog de sucesso passa por todas as decisões que envolvem efetivamente colocar uma página para o blog da sua empresa no ar. Para isso, pense na imagem que você deseja transmitir para o público e busque manter uma coerência com a identidade da sua marca.
4. Crie um calendário editorial
Consistência é o coração dos blogs. Você precisa definir as expectativas do leitor e se comprometer com um cronograma razoável. Quanto tempo você está disposto a dedicar a cada semana para criar conteúdo valioso em seu blog? Quantas postagens você pode escrever sem atrapalhar a sua rotina?
Após ter um blog no ar, você pode começar a publicar conteúdos com muita praticidade. Porém, evite se empolgar no início e lançar todas suas ideias de conteúdos de uma vez. Em vez disso, procure ir guardando alguns desses conteúdos e fazendo publicações que obedecem uma periodicidade.
Um calendário editorial irá ajudá-lo a manter o foco e criar uma rotina de postagens regulares. Além disso, também é uma forma de tirar um momento para planejar os assuntos que serão tratados nos seus próximos conteúdos – fazendo uma boa pesquisa de palavras-chave.
5. Escreva!
Contanto que você escreva conteúdo atraente e envolvente, seus leitores continuarão voltando. Porém, é exatamente no momento de colocar suas ideias no papel que muitos empresários enfrentam dificuldades.
Para conseguir escrever conteúdos atraentes para o seu blog, você pode seguir as seguintes recomendações:
- Garanta que os assuntos abordados realmente geram valor para o público;
- Crie títulos atraentes para captar a atenção do leitor;
- Estruture os conteúdos usando uma divisão em subtítulos e bullet points para facilitar a leitura;
- Insira algumas imagens nos seus artigos para torná-los mais atrativos;
- Utilize a linguagem adequada para dialogar com a sua persona;
- Otimize os seus conteúdos para os mecanismos de busca com técnicas de SEO.
6. Construa uma lista de e-mail
Um blog é ótimo para gerar tráfego, construir autoridade no mercado e conduzir um lead pelo funil de vendas. Mas é possível alcançar resultados ainda mais positivos por meio da construção de uma lista de e-mail.
Crie um formulário para que os seus leitores possam se inscrever na sua lista de e-mail. Essa é uma forma muito eficiente de conseguir os dados de contato dos usuários que passam pelo seu blog – que são potenciais clientes da sua empresa. A partir disso, você pode fazer a integração com uma estratégia de e-mail marketing e outras ações de marketing digital.
7. Promova o seu blog
Você aprendeu como criar um blog de sucesso para sua empresa e seguiu todos os passos anteriores. E agora? Agora é hora de divulgar o seu blog para o público!
Escrever um artigo atraente e publicar o blog é apenas o começo quando se trata de aumentar sua base de assinaturas. Se você realmente deseja atrair a atenção de seu público-alvo (e do Google), precisará gastar tempo promovendo seu conteúdo em vários locais – que podem incluir mídias sociais, e-mail marketing, fóruns online, entre outras possibilidades.
8. Avalie o sucesso do blog
Não importa qual seja o tópico, o mercado-alvo ou a finalidade do seu blog, você precisa saber se o seu blog está sendo lido e se seus esforços estão valendo a pena. Monitorar as informações de acesso é fundamental para corrigir falhas e focar nos conteúdos que realmente chamam a atenção dos seus leitores.
Por que integrar o seu blog com uma estratégia de e-mail marketing?
Acabamos de ver brevemente sobre a importância de construir uma lista de e-mail através do blog da sua empresa. Atualmente, obter os dados de contato de um potencial cliente é de grande importância. Trata-se do início da construção de um relacionamento que pode se transformar em uma venda.
Em posse das informações de contato, você pode trabalhar uma estratégia de e-mail marketing para fortalecer o relacionamento e gerar oportunidades reais de negócios. A combinação entre o blog e uma estratégia de e-mail marketing pode gerar resultados fantásticos para a sua empresa.
Domine todas as ações da sua empresa no mundo digital!
Você gostou das informações sobre como criar um blog de sucesso para sua empresa e integrá-lo com uma estratégia de e-mail marketing? Essa é apenas uma das inúmeras possibilidades de integrar ações de marketing digital.
Todas as ações executadas pela sua empresa no mundo digital contribuem para o seu sucesso – seja com a geração de tráfego, nutrição de relacionamentos, construção de autoridade, conversão de leads ou geração de oportunidades de vendas.
Quando uma estratégia de marketing digital é planejada com eficiência, todos esses objetivos são alcançados de forma natural. Para auxiliá-lo a alcançar todos os resultados possíveis na internet, eu criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.
Por meio do Programa de Mentoria do Cara do Marketing você pode contar com todo o expertise de um profissional que pode ajudá-lo a construir uma presença digital sólida para a sua empresa. Trata-se de oportunidade de aproveitar todas as oportunidades que estão espalhadas pelo mundo digital.
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