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Se você lê os principais blogs sobre Marketing Digital já sabe que não é apenas uma moda passageira. Pelo contrário, provavelmente percebe, a cada dia que passa, que o Marketing Digital é uma estratégia eficiente na redução dos custos e na ampliação do ROI.
Por essas razões que você já começou a se movimentar nesse sentido. Fez alguns investimentos em algumas ações básicas. Começou a ler cada vez mais sobre o assunto. E a procurar opções para implementar corretamente a metodologia na sua empresa.
Bom, existem três alternativas para solucionar esse problema: contratar uma agência, treinar os seus colaboradores mais antigos ou ainda contratar uma ajuda especializada, como uma consultoria de marketing digital.
Se você é um jovem empresário à frente de um negócio, possui dúvidas da melhor forma de investir seu orçamento e quer transformar a sua empresa em uma máquina de produção de leads, continue a leitura do post.
Para obter mais conhecimento sobre como a sua empresa pode gerar cada dia mais oportunidade de negócios, aproveite e baixe o Guia Estratégico de Marketing Digital para Pequenos Negócios.
Como melhorar os resultados de marketing digital?
Opção 01 – Agência de Marketing Digital
Sempre existe a opção de contratar uma agência especializada. Normalmente, estão munidas com colaboradores do mais alto escalão e altamente atualizados com as últimas ferramentas disponíveis como tecnologias, estratégias e as mais diversas técnicas.
O leque é bem amplo. Existe muitas agências de Marketing Digital prontas para te ajudar nessa missão. Os serviços incluem desde gerenciar seu departamento externo de marketing até implantar algumas das partes do seu plano de marketing separadamente.
O porém é que terceirizar uma agência exige um orçamento muito alto. E geralmente leva algum tempo para que uma equipe totalmente externa capte todos os valores do seu negócio – essencial para qualquer estratégia de Inbound Marketing.
Quando contratar uma agência de marketing digital:
- Se seus colaboradores possuem conhecimentos mínimos sobre o Marketing Digital e outros assuntos correlatos;
- Se você possui uma equipe pequena;
- Se você já tem tempo para analisar os relatórios das campanhas de geração de leads e o ROI;
- Se sua empresa tem um orçamento alto para investir em todas as ações propostas.
Opção 02- Investir no treinamento da sua equipe interna
Você e seus sócios estão na empresa há algum tempo e, naturalmente, conhecem todas as características e os diferenciais dos seus produtos, dos seus concorrentes, do seu mercado de atuação e dos seus parceiros. Transmitir esse conhecimento adquirido para uma equipe externa demandaria um certo tempo – exatamente esse ativo que você não tem.
No entanto, se seus sócios e colaboradores aprendessem sobre as técnicas de marketing digital, provavelmente, ajudariam muito sobre como aplicá-las na sua empresa. E ainda como adequá-las para a logística da sua marca. Com uma divisão de tarefas, seria mais fácil gerenciar todo o processo.
É sempre uma boa alternativa investir na sua equipe interna. No entanto, essa opção requer tempo. Demora em média, um ano, para que seus colaboradores possuam o conhecimento necessário para gerar leads de qualidade. E também cria a possibilidade de talvez demitir algumas pessoas e ter que contratar outras que estejam abertas a aprender essa nova habilidade.
Quando investir no treinamento dos colaboradores?
- Você possui tempo e dinheiro para investir no treinamento;
- Você possui canais fortes para recrutar novos talentos caso seja necessário;
- Sua equipe interna está aberta para orientações e treinamentos;
- Você considera o Inbound uma estratégia de longo prazo e precisa garantir a presença de um especialista interno.
Opção 03 – Contratar uma consultoria de Inbound Marketing
Muitos pequenos e médios negócios normalmente precisam de diferenciais competitivos para se destacar no mercado. O Marketing Digital proporciona a esses empreendimentos a possibilidade de obter boas oportunidades de vendas, se aproximar dos seus potenciais clientes e ainda construir um ativo eterno sem prazo de validade nem de expiração. Tudo isso com um orçamento reduzido.
Assim como falamos no primeiro item, investir em uma agência é uma opção. No entanto, não é a mais rentável. Por possuir muitos colaboradores e uma boa estrutura física o preço geralmente é acima do budget dos PMEs. Já capacitar sua equipe interna demanda tempo e recursos financeiros para treinamentos. Outra opção é contratar uma consultoria para a construção da sua estratégia.
Na maioria das vezes, a consultoria trabalha com uma rede de parceiros através de relações trabalhistas como Pessoa Jurídica. Isso reflete em um trabalho especializado e de alta qualidade mas com um custo menor. Outra grande vantagem de investir em uma consultoria é economizar tempo. Interagir com apenas um profissional, que vai te orientar e te dar todo o suporte necessário, aumenta expressivamente a possibilidade de atingir um resultado mais rápido e assertivo.
Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital?
- Se você não possui tempo para gerenciar de perto todo o projeto;
- Se você procura uma solução mais rápida e menos trabalhosa;
- Se você acha mais fácil interagir com apenas uma pessoa;
- Se você precisa otimizar seu orçamento e investir em ações comprovadamente assertivas.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para te ajudar nas suas decisões. Caso queira começar com o processo de consultoria, estou disponível para ajudá-lo!