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Qual é a primeira coisa que você pensa quando falamos sobre a Black Friday? Provavelmente é algo relacionado a baixos preços, filas de pessoas nas lojas e muitos produtos em promoção, certo?
Porém, não é apenas o varejo que pode se beneficiar desse evento. Todos os segmentos podem entrar na onda da Black Friday e aumentar o número de vendas realizadas – conseguindo atrair e fidelizar os seus clientes.
A Black Friday é um termo que surgiu nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas que acontece após o feriado de Ação de Graças e abre as compras para o Natal. Apesar de não termos esse feriado no Brasil, não demorou para que o evento migrasse para cá com o mesmo propósito: concentrar muitas promoções e vendas em um único dia.
Com o tempo, o evento tomou proporções imensas. De acordo com a pesquisa Thank God It’s Black Friday 2017, 68% das pessoas pretendem comprar algo na Black Friday 2017 e 71% das pessoas entrevistadas já compraram algum produto durante esse evento nos anos anteriores.
Com um clima tão favorável para as vendas, você não quer ficar de fora desse evento, não é? Então confira, neste artigo, quais são as oportunidades da Black Friday que você pode aproveitar!
Clima favorável para as vendas
Os consumidores aguardam ansiosamente pela Black Friday para realizarem as suas compras aproveitando oportunidades imperdíveis. Ou seja, é criado um clima que estimula o consumo da população.
Imagine uma pessoa que aguarda o mês inteiro para gastar o seu dinheiro na Black Friday. Ela não se limitará a comprar apenas artigos do varejo, não é? Ao encontrar um serviço que está necessitando, também pode aproveitar para contratá-lo – seja a instalação de um ar-condicionado, um corte de cabelo ou uma assessoria de marketing.
Apesar de ser mais difícil enxergar, esse mesmo efeito também pode ser aproveitado pelas empresas B2B (que vendem para outras empresas). Grande parte das organizações possuem um faturamento acima da média por conta da Black Friday, o que cria uma disposição a consumir novos produtos ou serviços.
Atrair e fidelizar clientes
Empresas de todos os segmentos podem utilizar a Black Friday como pretexto para realizar ofertas para o seu público. Ao reduzir o preço ou criar promoções vantajosas para o consumidor, é possível atrair um novo público interessado.
Além disso, os clientes que já consomem da sua empresa também criam uma percepção positiva sobre o seu negócio – o que contribui positivamente para a fidelização do público.
Criatividade é a palavra-chave
Na época da Black Friday o mercado é tomado por promoções e ofertas de diversas naturezas: descontos, descontos progressivos, frete grátis, melhores condições de pagamento, sorteios, promoções relâmpago, entre diversas outras estratégias.
O segredo para ser bem-sucedido nas suas ações é ser criativo. Pegue como base as necessidades e expectativas do seu cliente para entregar ofertas imperdíveis – mesmo que você não trabalhe com varejo.
Internet: a principal ferramenta para aproveitar as oportunidades
É na internet que estão as maiores oportunidades da Black Friday. Grande parte dos consumidores utilizam a internet para pesquisar produtos e serviços rotineiramente – e na Black Friday isso tende a aumentar.
Depois de criar as suas ações para o evento, explore a internet para ser visto pelo público. A escolha adequada das palavras-chave aumenta as chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca, enquanto a interação nas redes sociais provoca um grande engajamento do público.
Ações que vão além da Black Friday
Não é apenas para vender na Black Friday que você pode explorar a internet com o seu negócio. Com uma boa estratégia de Inbound Marketing é possível atrair, converter e levar os seus clientes ao momento da compra durante o ano todo.
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