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Aumentar o tráfego orgânico está entre os principais objetivos das ações de marketing digital. E não é de se estranhar: um bom volume de tráfego orgânico reduz o custo para atrair visitantes e otimiza os resultados com a geração de leads.
Entretanto, é preciso considerar que nem todos os tipos de conteúdo são criados iguais. Alguns impulsionam o tráfego de pesquisa, enquanto outros estão focados na conversão de leads ou na divulgação de notícias sobre sua empresa.
Quando falamos sobre a atração de tráfego através da produção de conteúdos, estamos falando sobre a publicação de informações relevantes e atrativas para o seu público. Se produzir conteúdo de baixa qualidade, seus visitantes podem simplesmente encontrar o blog de um concorrente para obter conteúdo de qualidade.
Como você já deve saber, quando seus clientes ou leitores começam a perder o interesse pelo conteúdo que você está divulgando, seu tráfego orgânico começa a sofrer. Então, aqui está uma questão a considerar: qual é o nível de poder do seu conteúdo para atrair visitas orgânicas ao seu site?
Neste artigo veremos 5 formatos de conteúdo que você pode explorar para aumentar o tráfego orgânico nas páginas da sua empresa. Acompanhe.
Por que é importante aumentar o tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é o tráfego que chega ao seu website quando alguém faz uma consulta no Google e você é encontrado entre os resultados da pesquisa. Ou seja, é uma forma muito eficiente e gratuita de gerar visitantes para o seu site – sem a necessidade de pagar pelo impulsionamento nos mecanismos de busca.
As empresas que conseguem aumentar o tráfego orgânico em suas páginas podem aproveitar diversas vantagens que impactam no sucesso de suas estratégias de marketing digital:
- Leads qualificados. Um usuário que encontra a sua página pesquisando por uma palavra-chave relacionada diretamente à sua empresa possui grandes chances de se transformar em uma oportunidade real de negócio.
- Tráfego orgânico é sustentável. Se você depende da busca paga para gerar tráfego, será preciso dedicar um orçamento mensal para o Google Ads. Já com o tráfego orgânico você garante bons resultados sem precisar se preocupar.
- Rentabilidade em longo prazo. Colocar uma página entre os primeiros resultados do Google pode ser uma tarefa complicada. Porém, em longo prazo você colhe ótimos resultados – gerando um grande volume de visitas diariamente sem fazer esforços.
- Vantagem competitiva. Em um mercado tão concorrido, qualquer diferencial pode colocá-lo à frente dos concorrentes. Aumentar o tráfego orgânico é uma ótima forma de ser encontrado de forma mais fácil pelo público.
- Combustível para a estratégia de marketing digital. Você deseja gerar mais leads através de e-books? Ou então criar campanhas de e-mail marketing e remarketing? O primeiro passo para isso é gerar um bom volume de visitantes – e aumentar o tráfego orgânico vai ajudá-lo nisso.
5 formatos de conteúdo que aumentam o tráfego orgânico
Você ficou interessado em aumentar o tráfego orgânico nas suas páginas? Para colocar isso em prática, você pode apostar em alguns tipos de conteúdo que ajudam a ampliar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca:
1. Postagens de “como fazer?”
Conteúdos que estimulam a prática estão entre os formatos de conteúdo mais popular na web. Para visualizar isso, basta pensar nas suas próprias pesquisas. Você pode procurar pelas mais diversas informações dessa forma: como fazer arroz? Como consertar seu celular? Como criar uma planilha de fluxo de caixa? Como construir uma lista de e-mail marketing?
Esses conteúdos são muito fáceis de criar e possuem um valor imenso, porque a maioria das pessoas vai aos motores de busca à procura de conselhos. A mágica nesse tipo de conteúdo é torná-lo rico e cheio de informações úteis. Caso contrário, você não conseguirá manter a atenção do público por muito tempo.
2. Infográficos
O mundo de hoje está constantemente em busca de dados, agora mais do que nunca. Ter dados relevantes e necessários dentro do seu conteúdo fará com que os rankings do mecanismo de busca sejam direcionados para você.
Os infográficos ajudam bastante a resumir o conteúdo, utilizando representações gráficas e dados relevantes. Eles tornam divertido para os leitores assimilar os dados e compartilhar, porque combina visuais interessantes e informações úteis.
Além de infográficos serem úteis para o leitor, muitas pessoas gostam de compartilhar esse tipo de conteúdo nas mídias sociais. Por isso, esse formato de conteúdo pode ser responsável por aumentar o tráfego orgânico em longo prazo.
3. Resenhas de livros
Antes de comprar um livro, você provavelmente analisa as recomendações de alguém que você admira ou de um especialista, não é? Esse é um hábito muito comum entre o público antes de fazer a compra de novos livros.
É por essa razão que pode ser útil criar resenhas de livros sobre tópicos relacionados ao seu negócio. Além de ser encontrado por pessoas que pesquisam sobre esses livros ou autores, você ainda tem a oportunidade de demonstrar toda sua autoridade sobre o assunto.
4. Reviews de produtos
Os reviews de produtos são bastante semelhantes às resenhas de livros, entretanto, podem abranger vários aspectos – como itens físicos, softwares, ideias, serviços, entre outros.
Os consumidores estão sempre procurando por avaliações de qualidade em qualquer produto antes de comprá-lo, certo? Você pode se posicionar como um conhecedor sobre o assunto e auxiliar o público na decisão de compra.
Se você possui uma empresa de consultoria de marketing digital, pode escrever um artigo com prós e contras das principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Geralmente, as pessoas que procuram por esse assunto também possuem interesse na solução que você tem a oferecer.
5. Guest posts
Uma das formas mais efetivas de aumentar o tráfego do seu site é fazer publicações em outros blogs confiáveis e com autoridade de domínio forte. Além de garantir vários cliques das pessoas que acompanham aquele blog, os mecanismos de busca avaliam positivamente esses links externos.
Quando você cria um conteúdo que é útil o suficiente para ser publicado por um site com autoridade no mercado, você abre o caminho para um público mais amplo. E quando eles amam o que você mostrou, eles começam a pesquisar mais conteúdos na sua página.
O que fazer depois de aumentar o tráfego orgânico?
Você explorou esses tipos de conteúdo para aumentar o tráfego orgânico da sua empresa e obteve bons resultados. E agora? O que você deve fazer com base no aumento de visitantes que passam pelo site da sua empresa?
A atração do público é apenas a primeira das etapas de uma estratégia de Inbound Marketing. Após isso, você deve se dedicar a converter os visitantes em leads, aumentar sua conexão com a base, identificar oportunidades para vendas e fidelizar os clientes.
Integre suas estratégias e consolide a presença digital da sua empresa!
Produzir conteúdos capazes de aumentar o tráfego orgânico do seu site é muito importante para reduzir os gastos com mídia paga – permitindo que você consiga atrair um público qualificado com mais eficiência.
Entretanto, a partir disso será necessário executar várias outras ações para converter e nutrir esse público: novas publicações no blog da empresa, posts nas mídias sociais, produção de materiais ricos, campanhas de e-mail marketing, fluxo de automação de e-mails, entre outras.
Todas as ações de marketing digital podem estar integradas e cabe a você monitorar o desempenho para otimizar os resultados. Porém, mesmo executando várias ações de marketing digital, muitos empresários não conseguem chegar em resultados satisfatórios.
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