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Lançar uma marca de sucesso é um desafio mais complexo do que pode parecer e muitos empreendedores erram por subestimar o valor desta tarefa. Para não entrar neste e construir um negócio promissor, dedique parte do seu tempo para aprender como lançar uma marca forte e não se arrependa.
O que é uma marca de sucesso?
A marca é uma cultura e uma dinâmica de relações entre a empresa/produto e a comunidade que cria valor para todos os seus públicos de interesse”. (Ricardo Guimarães, pioneiro do conceito de branding no Brasil)
Uma marca de sucesso é caracterizada pelo valor percebido em todo o ambiente externo a ela. Seu valor só existe dentro de um contexto de relacionamento, pois dentro da empresa, marca é custo. Somente fora dela é que o valor tem significado e consegue influenciar diretamente nos resultados.
Como lançar uma marca de sucesso?
O processo de desenvolvimento de identidade é formado basicamente por três etapas principais: Planejamento, Execução e Revisão estratégica constante. Aprenda como estruturar um lançamento de sucesso cumprindo todas estas etapas.
1. Planejamento
Defina os valores da sua marca, escolhendo o que irá defender quando se apresentar ao mercado. Por exemplo: serviço, simplicidade, verdade, etc Determine a missão da sua marca, deixando claro qual o seu propósito, porque ela é importante para a sociedade e o que a destaca da concorrência. Delimite seu público, traçando perfis detalhados sobre eles para conseguir definir as principais personas (perfis de clientes mais propensos à compra).
2. Execução
Invista na construção da sua imagem, determinando profissionalmente a identidade visual da sua marca. Construa sua logo e defina os principais elementos visuais com um plano completo de branding.
Muita atenção para não cair na cilada de compra de logos pré-fabricadas. Para construir uma marca de sucesso, solicite ajuda profissional. Nossa agência pode te ajudar nisso, fale conosco!
A partir dos conhecimentos estratégicos adquiridos e do conhecimento das características do seu público-alvo, determine seu “tom de voz”, a forma como irá se comunicar com clientes e quais canais usará, para, a partir daí, iniciar suas campanhas.
3. Revisão Estratégica
Nunca pare de analisar e avaliar o mercado e seus concorrentes. Fique atento ao que eles fazem publicamente e analise as ações certas e erradas, para, a partir delas, aprimorar as suas.
Muito cuidado para não replicar completamente ações alheias, mesmo que bem sucedidas. É preciso ter bom senso e adaptar ações promocionais de modo que elas sejam personalizadas para sua marca.
Este trabalho de intensa pesquisa nunca poderá parar, pois monitorar e participar das interações do mercado é fundamental para a saúde de qualquer marca. Para facilitar o serviço, determine uma pessoa ou equipe responsável para isto. Outra solução muito eficiente e estratégica, também é investir na contratação de serviços de uma agência de marketing digital, pois além de ajudar na construção de uma marca profissional e competitiva, você terá dicas importantes para campanhas virtuais de sucesso. Que tal começar agora? Vamos marcar uma cafezinho que te contamos como!