O Cara do Marketing

Aprenda a criar sua estratégia de Inbound Marketing

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O Inbound Marketing é um tema muito importante na definição estratégica de todos os tipos de negócios. Se você nunca ouviu nada a respeito ou conhece muito pouco sobre este termo, leia nosso artigo “Descubra porque você deve investir em Inbound Marketing” e aproveite as dicas que daremos aqui, para criar uma estratégia de Inbound Marketing campeã.

Quem conta com uma estratégia de Inbound Marketing, sai na frente da concorrência por possuir um planejamento completo para os momentos de captação e gestão de relacionamento com clientes.

Isto porque como base da sua estrutura, o Inbound Marketing baseia-se nos dados coletados pelo Funil de Vendas, uma estrutura de planejamento sólida e dinâmica, que permite identificar e classificar o perfil dos clientes, determinando ações de abordagem ideais para cada momento de contato que ele tiver com sua empresa.

Nesta classificação de etapas do funil você conseguirá identificar o momento ideal para realizar a oferta de produtos e serviços, tornando suas ações de marketing e vendas muito mais bem sucedidas e vitoriosas.

As etapas do Funil de vendas na estratégia de Inbound Marketing

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A base da estratégia de construção de um funil de vendas inclui 4 etapas principais que são:
 

  • Atração de Visitantes
  • Construção de Leads
  • Geração de Oportunidades
  • Vendas

1. Atração de visitantes

atracao-de-leads-inbound-marketingNeste primeiro estágio o foco principal é gerar audiência e capturar a atenção dos possíveis clientes. O que pode ser traduzido em dados como o aumento do tráfego do site da sua empresa ou negócio digital.

Nessa etapa, o principal objetivo é capturar a atenção destas pessoas, o que pode ser conquistado através de ações como a geração de conteúdos em artigos, blogs, redes sociais, menções em outros sites (backlinks), conteúdos aúdio visuais e até mesmo anúncios, por exemplo.

Para avaliar a eficiência desta etapa em suas ações de marketing digital, use ferramentas para analisar detalhes do seu tráfego. Entre algumas possíveis estão o conhecido e gratuito Google Analytics, ou versões de serviços de análise pagos, com relatórios mais completos, como o Alexa ou SEMRush.

Aproveite este momento de atração para capturar estes clientes e conseguir passar para a segunda fase da sua estratégia de Inbound Marketing. Nesta captura cabe o uso de banners, Landing Pages e o incentivo a preenchimento em formulários de contato, entre outras ferramentas.

2.Construção de Leads

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Capturada a atenção na primeira etapa do funil de vendas, todos os clientes que realizaram contato inicial com sua empresa, realizando um cadastro, podem ser convertidos de visitantes para leads.

Os leads são pessoas que se mostraram interessadas no que você pode oferecer a elas e podem ser transformados em clientes efetivos, mas para isso, você não pode deixa-los abandonados, precisa nutri-los com um bom conteúdo, informações e dados úteis e relevantes, que o mantenham interessado nas suas ofertas e na sua empresa.

Para nutrir leads você precisa entender melhor o perfil destas pessoas, suas necessidades e comportamentos, para assim entregar a melhor experiência possível para cada uma delas, tornando o contato da sua empresa \  marca, algo marcante e importante para ela.

Para ter sucesso nesta etapa é preciso classificar seus leads de acordo com os níveis de maturidade ou pelo estágio do funil de vendas no qual estão, agrupando públicos com perfis similares, para encaminhar as campanhas de nutrição com mais eficiência.

Estas campanhas de nutrição podem ser efetivadas com a ajuda de mídias sociais e especialmente por campanhas de e-mail marketing, que tendem a ser extremamente eficientes, quando há atenção aos detalhes que mencionamos acima.

3. Geração de Oportunidades

geracao-de-oportunidadesCom a preparação correta dos leads, é possível iniciar um contato com uma abordagem mais efetiva para fechamento de vendas e negócios, pois com base no histórico construído, sua empresa conhecerá ainda melhor as preferências e necessidades dos clientes.

Como o processo de nutrição de leads ajudará também na construção de confiança do cliente com sua empresa, ele também tenderá a ser mais receptivo a ofertas.

O segredo desta etapa é realizar uma abordagem caprichada para venda, priorizando em sua estratégia de inbound marketing uma venda consultiva, que se refira diretamente às necessidades e apresentação de soluções que seus clientes buscam no momento.

4. Vendas

vendas-inbound-marketingCom todo o processo do funil de vendas bem executado e a abordagem mais assertiva e consultiva no momento da geração de oportunidade, chega o momento de colher os frutos e resultados, com as vendas de seus produtos ou serviços.

Mas não pare por aí, continue atento para avaliar o grau de satisfação de seus clientes e fique atento para reposiciona-la em possíveis novos estímulos de vendas de outros produtos ou serviços, crescendo também através da recompra.

Dicas Bônus

A tarefa de construção de uma estratégia de Inbound Marketing é algo que está acessível para donos de pequenos e médios negócios e pode contribuir grandemente para o aumento da competitividade junto ao mercado.

Embora não seja um bicho de 7 cabeças, contar com a ajuda profissional pode fazer toda a diferença para aprimorar estratégias de abordagens, realizar a análise e a criação de etapas ainda mais eficientes.

Quer uma forcinha? Podemos lhe ajudar de diversas formas:

1- Você pode conhecer um pouco mais sobre marketing digital acessando nosso e-bookGuia Estratégico de Marketing Digital Para Pequenos Negócios

2- Você pode baixar este modelo de planilha para criação do seu primeiro funil de vendas

3 – Podemos agendar uma sessão de consultoria online, para analisar o Marketing Digital da sua empresa agora mesmo.