Estimated reading time: 8 minute(s)
Já falamos bastante sobre a importância do Marketing de Conteúdo em uma estratégia de Inbound Marketing. A publicação de materiais úteis para seus clientes, aqueles que respondem as dúvidas e os ajudam a solucionar suas dores, são os que efetivamente aumentam o tráfego dos seus canais, incrementam a conversão de leads e, consequentemente, aumentam as suas vendas.
O que muitas pessoas fazem hoje em dia é simplesmente começar a produção de conteúdo de qualquer jeito, sem se preocupar com a documentação ou com a elaboração de um calendário editorial eficaz. No entanto, cada peça de conteúdo possui uma função dentro da Jornada do Comprador e essa produção precisa ser documentada estrategicamente. Somente assim, vai cumprir seu real papel de levar o potencial cliente a dar mais um passo rumo à compra.
Por isso que não adianta sair produzindo conteúdo ao léu. É necessário ter um bom planejamento, com objetivos definidos e depois investir na construção de um calendário editorial.
Acredite: ter o seu calendário editorial influencia diretamente nos seus resultados com o Marketing de Conteúdo, oferece melhor organização e planejamento, maior controle sobre a estratégia de conteúdo e possibilita a avaliação dos resultados. Aqui nesse post eu vou ensinar como desenvolver um.
O que é um calendário editorial?
Como disse acima, é um documento que inclui toda a programação da sua estratégia de conteúdo. É basicamente uma planilha onde fica registrado informações como a data da publicação, a data das promoções nas redes sociais, os temas e formatos de cada conteúdo, as palavras-chave, as personas e as etapas da jornada para qual o post foi feito.
O calendário editorial é essencialmente um plano de ação para a sua equipe e possibilita uma visão panorâmica os status da produção de conteúdo. É uma peça fundamental no sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing.
Passo a passo de como fazer um calendário editorial
#1 Escolha uma ferramenta
Existem diversas opções na construção de um calendário editorial. Uma das ferramentas possíveis é o Google Planilhas. Outras opções é o Excel ou ainda o LibreOffice.
#2 Planeje sua estratégia
Depois de escolher a ferramenta, está na hora de arregaçar as mangas e pensar na sua estratégia. Para isso, monte uma planilha com a frequência de postagem no blog, título e palavra-chave de cada conteúdo, as datas para entrega e publicação dos conteúdos, os horários, quem será responsável por realizar qual função (produzir, postar…), qual a categoria no blog em que os conteúdos se classificam, o formato do conteúdo, a etapa da jornada do comprador, a persona e o status dos conteúdos. Depois, complete os dados.
#3 Siga o cronograma e meça os resultados
Com um calendário bem definido em mãos, compartilhe com todos os envolvidos nas atividades. É muito importante seguir o seu calendário editorial à risca e acompanhar os resultados em busca de melhorias constantes da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Pronto. Agora você tem em mãos seu calendário de produção de conteúdo e está um passo mais perto de alcançar seu objetivos com as estratégias de Inbound Marketing!
Ficou com dúvidas? Aproveite e deixe seus comentários!