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Qual foi a última vez que você realizou uma análise de SEO no site da sua empresa? Da mesma forma que é importante utilizar as práticas de SEO para otimizar uma página, também é necessário avaliar os pontos que podem ser melhorados.
Imagine uma empresa que faz postagens em seu blog há alguns anos. Talvez as postagens mais antigas estejam repletas de links quebrados – afetando o ranqueamento da página no Google. Ou então, algumas das páginas podem estar duplicadas por conta de uma mudança na hospedagem feita no ano passado.
A otimização de uma página depende de muitos fatores que são considerados relevantes para os mecanismos de busca. É preciso dar atenção a todos eles para que você conquiste o primeiro lugar nas pesquisas e seja encontrado facilmente pelo seu cliente.
Neste artigo veremos um passo a passo completo para fazer uma análise de SEO na sua página. Acompanhe.
Otimização da página: um requisito para o sucesso no mundo digital
Segundo o relatório State of Inbound 2017, produzido pela HubSpot, ampliar as práticas de SEO e a presença orgânica da empresa é a maior prioridade dos profissionais de marketing – ficando à frente de criação de conteúdos para blog, distribuição de conteúdos e automação de marketing.
Esses dados apenas ajudam a reforçar a necessidade de colocar em prática técnicas de SEO para alcançar o sucesso no mundo digital. Não se trata de um luxo, mas sim de uma necessidade.
Você deseja ser encontrado facilmente pelos seus potenciais clientes para iniciar bons relacionamentos que se transformam em vendas? Então acertar na otimização da página é o primeiro passo para colocar isso em prática.
Faça algumas pesquisas com palavras-chave relacionadas ao seu negócio no Google. Quem são as empresas que aparecem nas primeiras colocações? Será que se a página da sua empresa fosse o primeiro resultado você teria a oportunidade de fechar mais vendas?
Se grande parte do relacionamento entre empresas e clientes migraram para a internet, ampliar a visibilidade sobre a sua empresa é o primeiro passo para conquistar mais clientes. A otimização da página é um requisito para o sucesso.
Importância da análise de SEO
Uma análise de SEO permite que o empreendedor tenha uma visão sobre o impacto de todos os fatores que influenciam no ranqueamento da sua página nos mecanismos de busca. Isso se torna ainda mais importante por conta das frequentes mudanças nos fatores de ranqueamento.
Até alguns anos atrás, as empresas utilizam algumas técnicas para burlar os mecanismos de busca – como utilizar palavras-chave sem contexto, criar microsites apenas para usar link que redirecionam para o seu site ou a compra de links. Entretanto, nenhuma dessas práticas funciona atualmente.
Atualmente, os algoritmos são configurados para valorizar a usabilidade e relevância. Quando um usuário pesquisa “O que é SEO?” no Google, a prioridade é dos resultados que conseguem responder essa pergunta de forma completa.
Para que isso aconteça, são utilizados diversos fatores de ranqueamento. Segundo o SEMRush, os principais deles são:
- Visitas diretas no site
- Tempo de permanência no site
- Páginas visitadas por sessão
- Bounce rate
- Domínios de referência
- Quantidade de backlinks
- IPs de referência
- Quantidade de follow-backlinks
- Tamanho do conteúdo
- Segurança do site (HTTPS)
- Textos âncora
- Palavra-chave na âncora
- Palavra-chave no corpo do texto
- Densidade de palavra-chave
- Uso de palavra-chave no título
- Uso de palavra-chave na meta descrição
- Vídeo incorporado na página
Considerando a grande quantidades de fatores que influenciam na otimização da sua página, uma análise de SEO precisa ser feita de forma periódica para garantir a saúde do seu site.
7 passos para uma análise completa de SEO
Uma análise de SEO realmente eficiente precisa avaliar muitos fatores considerados relevantes para os mecanismos de busca. Por isso, podemos dividi-la em três pontos-chave:
- Fatores de back-end, como hospedagem e indexação
- Fatores de front-end, como palavras-chave e conteúdos
- Qualidade dos links e referências externas
Com base nisso, veja os 7 passos para uma análise de SEO:
1. Faça um rastreamento da sua página
O primeiro passo para a sua análise de SEO é fazer um rastreamento – que é uma rotina para identificar erros como links quebrados, palavras-chave mal utilizadas, imagens de baixa qualidade, conteúdo duplicado, problemas com títulos, entre vários outros.
Para fazer um rastreamento é possível usar uma das diversas ferramentas digitais: Screaming Frog SEO Spider Tool, SEMrush, SEO SiteCheckup, DeepCrawl, Ahrefs ou Google Search Console.
2. Procure por outras versões da sua página
Imagine um site que possui uma versão em “http” e outra em “https”. Apesar de não parecer ter diferenças na prática, os mecanismos de busca podem entender como uma página duplicada e prejudicar o ranqueamento.
Por isso, é importante verificar se existem essas pequenas diferenças e corrigi-las – assegurando que todas as páginas do site utilizem apenas o protocolo “https”.
3. Verifique o SEO on page
Os fatores de SEO on page são aqueles presentes na página da sua empresa e podem ser editados a qualquer momento. Para iniciar, comece fazendo uma busca por conteúdos duplicados com o auxílio da ferramenta Copyscape.
Após isso, repasse os principais critérios usados pelos mecanismos de busca em relação ao SEO on page:
- Títulos das páginas e tags de título
- Qualidade dos conteúdos – incluindo o tamanho, atualização das informações, uso de palavras-chave, tempo de permanência dos visitantes e uso de mídias
- URL amigável
- Meta descrição
- Atributo alt text nas imagens
- Clareza na hierarquia das páginas
4. Avalie os links internos e links externos
Os links internos e externos são muito importantes para o ranqueamento de uma página no Google. Por isso, é importante corrigir frequentemente links quebrados e avaliar a qualidade dos links que levam à sua página.
Para facilitar essa análise e não depender apenas de esforços manuais, você pode utilizar algumas ferramentas como o Integrity e o Xenu Sleuth.
5. Teste a velocidade do seu site
Quanto mais tempo uma página demora para carregar, maiores são as chances de um usuário abandoná-la antes do carregamento. Por esse motivo, os mecanismos de busca avaliam a velocidade de carregamento de um site no seu ranqueamento.
Para fazer um teste de velocidade e obter um relatório detalhado sobre os pontos que podem ser melhorados você pode utilizar o PageSpeed Insights do Google.
6. Verifique o SEO off page
Na análise de SEO é importante analisar tanto o SEO on page quanto o SEO off page – que está relacionado a fatores externos ao seu site mas que também influenciam no ranqueamento.
Entre esses fatores estão os backlinks, a autoridade atribuída ao seu site e a influência das mídias sociais. Portanto, é importante avaliar o uso das suas mídias sociais para gerar tráfego no site e analisar os links externos que levam à página da sua empresa.
7. Acompanhe o Google Analytics
Para finalizar, você pode terminar a sua análise de SEO acompanhando os resultados registrados no Google Analytics. Essa é uma poderosa ferramenta que permite muitas análises importantes sobre o desempenho das diferentes páginas do seu site.
Você pode identificar quais são as páginas mais rejeitadas, as principais origens de tráfego, quais conteúdos do blog são mais acessados por buscar orgânicas, entre inúmeras outras informações relevantes para complementar a análise de SEO.
SEO: uma ferramenta na estratégia de Inbound Marketing
Realizar uma boa análise de SEO com uma determinada frequência é fundamental para otimizar a sua página e ser encontrado facilmente pelo público.
Entretanto, é preciso reconhecer que essa é apenas uma ótima ferramenta para atrair potenciais clientes. Após ser encontrado, você precisa construir um bom relacionamento e nutrir esse usuário até o momento da compra, não é?
Nesse momento, uma estratégia de Inbound Marketing é muito importante. É através da construção de relacionamentos que a sua empresa conquista autoridade no mercado e alcança o sucesso no mundo digital.
Alcance o sucesso no mundo digital!
Ao longo deste artigo acompanhamos um passo a passo para fazer uma análise de SEO e otimizar os resultados da sua empresa na internet. Porém, esse é apenas um dos inúmeros fatores que influenciam no sucesso de um negócio no mundo digital.
Você se sente perdido entre estratégias de Inbound Marketing, SEO, mídias sociais, e-mail marketing, proposta comercial, ferramentas digitais e produção de conteúdo? O auxílio de um profissional com experiência em marketing digital pode ajudá-lo nessa jornada.
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