Estimated reading time: 16 minute(s)
Criar uma agência conhecida pelo público, que atrai clientes e possui sucesso de vendas não é algo fácil, e todos sabem disso. Porém, o que muitos também sabem é que não é impossível, se você souber o que precisa ser feito para crescer. O marketing da esperança não combina com esse pensamento.
Se você está apenas começando o seu negócio, ou se já possui anos de experiência, não adianta: o marketing da esperança é um erro fatal para qualquer agência e não é considerado uma estratégia. É, na verdade, o contrário de um planejamento.
Todos os dias, mais e mais agências são criadas, assim como muitas são fechadas. A concorrência não para de bater à porta, e aqueles que ficam parados acabam sendo deixados para trás, esquecidos. Por mais clichê que isso possa ser, ainda é uma dura verdade.
Para você conhecer de fato o que é o marketing da esperança e entender se está praticando sem saber, continue a leitura! Vou explicar porque esse é um grande erro para empresas de todos os setores e o que deve ser feito para evitá-lo. Confira!
O que é o marketing da esperança?
Existem várias situações que indicam que um empreendimento está praticando o marketing da esperança. São negócios que não fazem um esforço significativo para levarem suas marcas até as pessoas. Não comunicam, não anunciam. E quando anunciam, é na mídia tradicional (folders, jornais, rádios, banners, etc).
Contudo, não significa que essas mídias não sejam importantes, mas elas sozinhas não são uma estratégia funcional no mundo moderno. Vamos pensar o seguinte: qual loja você acha que atrai mais atenção: a que só possui publicidade tradicional (flyers, fachada, anúncios em jornal), ou a que possui mídias tradicionais, presença online, anúncios pagos para alcançar um público específico e estratégias de marketing voltada a objetivos específicos?
Nem é preciso saber tanto de marketing, para saber a resposta. Sabemos da influência da internet em nossas vidas e no modo em como consumimos. Dessa forma, não ter estratégias online e se apoiar na esperança de que as pessoas vão ter interesse em seu serviço, é se iludir.
Portanto, o marketing da esperança é fazer o mínimo e esperar que os resultados cheguem. É como apostar na possibilidade do acaso, e o acaso pode trazer ou não os resultados. Em um mundo onde temos todas as ferramentas para alcançar nossos objetivos, por que arriscar seu dinheiro em algo que pode não dar certo?
O que acontece com agências que praticam o marketing da esperança?
As agências que praticam somente o marketing da esperança podem enfrentar muitos desafios para obter sucesso nos negócios. Resolvi trazer as principais desvantagens dessa atitude, como:
Falta de profissionalismo
Se a sua agência foca somente em mídias tradicionais para divulgar serviços e benefícios, pode acontecer das pessoas verem sua empresa como imatura, despreparada e sem experiência.
Atualmente, quem sabe se comunicar e como comunicar os benefícios reais dos seus serviços, é quem consegue atingir os públicos certos. E um dos primeiros lugares que as pessoas procuram por empresas e marcas, para saber se são boas escolhas, é na internet (e nas redes sociais).
Concorrência acirrada
O marketing da esperança é uma estratégia comum e pode ser usada por muitas outras empresas. Isso significa que uma agência pode não ser capaz de se diferenciar da concorrência dessa forma, dificultando a conquista de novos clientes e ficando para trás no mercado (que já é acirrado o suficiente).
Dificuldade em manter a mensagem
A questão é simples: se você não comunica quem é sua empresa, o que faz, como faz e como evolui, as pessoas simplesmente não irão saber, não irão lembrar e dificilmente terão interesse.
Quando se tem um objetivo, esforços devem ser feitos e estratégias devem ser criadas para conseguir alcançá-los. Quando algo não dá certo, a estratégia é refeita a partir do comportamento dos consumidores. E você só saberá que algo não deu certo, quando realmente focar em conhecer seu público e o que eles desejam dos seus serviços.
Portanto, manter uma mensagem positiva constante pode ser difícil, especialmente se a empresa enfrentar problemas ou críticas negativas. Se a agência não for capaz de lidar com essas situações, pode acabar perdendo o apoio dos clientes.
Falta de foco nos resultados
O marketing da esperança é baseado em achismos, em somente divulgar benefícios básicos, nas locais mais comuns. Isso ficará restrito somente a quem passar na frente do seu estabelecimento ou a quem ainda lê jornal ou ouve rádio. Essas pessoas existem, mas não são mais a maioria.
Somado a isso, se você somente espera que os resultados cheguem, que as pessoas te notem, que o cliente decida voltar, você não está tendo um foco genuíno. Como já falei acima, é preciso traçar objetivos, atualizá-los constantemente e investir em esforços para poder alcançá-los.
Nada cai sozinho na sua mão, principalmente no mundo online. Por isso, concentre-se nos resultados tangíveis e nas métricas de desempenho. Isso irá ajudar a sua agência a obter resultados concretos para seus clientes.
O que fazer para ter o retorno necessário?
Por fim, se você é dono de agência e encontrar novos clientes é um desafio, lembre-se de que é preciso conhecer seu público-alvo muito bem, ter objetivos específicos focados no momento atual do negócio, e então criar estratégias baseadas em fatos concretos e no valor real que sua empresa oferece aos clientes.
Não é possível ter sucesso com o marketing da esperança, enquanto outras empresas concorrentes estão criando oportunidades de venda e abordando clientes para oferecer serviços de forma inteligente e planejada.
Para vencê-los, é preciso se planejar. Portanto, se você não sabe por onde começar e como criar oportunidades de venda, nem quer deixar seu negócio à mercê do despreparo, é fundamental começar agora mesmo.
Eu posso ajudar você nisso, desenhando um plano estratégico para aceleração e crescimento da sua agência. Trata-se de uma sessão gratuita de 45 minutos de consultoria que vai ajudá-lo a identificar novas oportunidades de mercado e definir planos de ação mais eficientes. Não perca! Clique aqui e aproveite.