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Um dos principais objetivos de uma agência de marketing digital é ajudar no crescimento de seus clientes. Então, pode parecer irônico falarmos sobre lições para o crescimento da própria agência, não é? Porém, a verdade é que muitas dessas empresas precisam de um “empurrãozinho” na direção certa para prosperar neste mercado tão competitivo.
É aquele velho ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”. Por melhor que você seja no momento de executar ações de marketing digital na empresa do seu cliente, também é essencial dar atenção para a usa própria agência de marketing digital.
O que acontece na prática é que os profissionais de marketing enfrentam um desafio único. As agências não estão apenas encarregadas de criar e executar campanhas de marketing monstruosas para os clientes, mas também precisam administrar e expandir seus próprios negócios.
Para ajudá-lo a superar este desafio, preparei 7 lições para o crescimento da sua agência de marketing digital. Confira!
7 lições para o crescimento da sua agência de marketing digital
1. Foque em nichos de mercado
Uma ótima forma de ganhar destaque no mercado de marketing digital é se especializar em alguns tipos de clientes – como um setor específico. Ao fazer isso, você pode se posicionar como o especialista para esse subconjunto específico de clientes em potencial, destacando-se da concorrência. Além disso, você pode escalar com muito mais rapidez replicando as mesmas estratégias que comprovadamente funcionam para cada cliente.
Você também atrairá clientes em potencial mais qualificados ao se especializar. Otimizar seu site e redes sociais para esse tipo de cliente ajudará você a aparecer nos resultados de pesquisa por palavras-chave específicas – e chamará a atenção dos seus clientes em potencial.
Uma agência de marketing digital focada em clientes do setor de saúde – como médicos, clínicas e hospitais – certamente sai na frente dos concorrentes perante essas empresas, não é? Em vez de tentar abraçar o mundo, você pode atuar de forma certeira em determinados nichos.
2. Diversifique seu portfólio de serviços
Embora seja difícil resistir à tentação de se concentrar em algo que você conhece melhor, o marketing evolui a cada dia. E a evolução pode ser muito implacável. Em marketing você sempre tem que aprender e experimentar novos canais e estratégias.
Quando o Facebook mudou seu algoritmo em 2018, muitas empresas foram atingidas – e muitas agências de marketing focadas somente em mídia social pura perderam clientes. Mas as agências que também ofereciam serviços de SEO e marketing de conteúdo não tiveram tantos clientes.
Neste caso, vale aquela velha máxima: não coloque todos os ovos na mesma cesta.
3. Construa o reconhecimento da marca
Uma das primeiras coisas que você precisa considerar ao desenvolver um negócio é: o que minha marca diz sobre mim? Lembre-se de que a marca não é apenas um logotipo – é como os clientes reconhecem sua empresa. Ele abrange o nível e o escopo do atendimento ao cliente, as mensagens usadas, os slogans, ícones e muito mais.
Trabalhar sua marca é uma outra ótima maneira de promover o crescimento de sua agência de marketing digital. E existem diversas formas de colocar isso em prática:
- Seja autêntico. Autenticidade é uma palavra-chave para o sucesso de uma agência de marketing digital. Com tantas outras empresas no mercado, você precisa mostrar que é diferente – e isso começa na construção da sua marca.
- Crie uma personalidade. Quer o seu negócio consista em uma ou cem pessoas, seja honesto e use isso a seu favor. Se você tem todas as funções em seu negócio, fale sobre isso na página “Sobre nós” e carregue uma foto que mostre sua personalidade. As pessoas gostam de olhar para outras pessoas e passarão mais tempo olhando para os rostos das pessoas, em vez de texto. Se você tiver uma equipe grande, tire uma foto de grupo ou fotos profissionais para cada indivíduo.
- Publique conteúdo regularmente. Postar em seu próprio site e mídias sociais é ótimo para gerar valor para público. E ser publicado em sites de terceiros é ainda melhor! Faça um esforço para publicar suas postagens em outros sites, participe de podcasts locais populares ou tente ser entrevistado pela mídia de notícias local. Busque oportunidades onde você possa promover sua marca em outras plataformas e lembre-se de sempre manter sua imagem, história e branding consistentes.
4. Crie um “ímã de leads” para o site de sua agência
A grande maioria dos visitantes do site da sua agência não se converterá em leads. Há vários motivos: eles podem não estar prontos para se comprometer, podem não ter certeza de quais serviços precisam ou podem ainda não confiar na sua empresa.
Ao oferecer a eles uma alternativa menos intimidante, você pode coletar informações de contato e conduzi-los no caminho para se tornarem clientes. Seja criativo e ofereça algo de valor ao seu público-alvo. Pode ser uma planilha de gestão de conteúdos, um diagnóstico gratuito ou uma simples auditoria de SEO que aponta algumas falhas em seu site.
5. Reduza o tempo de resposta do lead
Se você estiver coletando leads do site da sua agência, é essencial que você os retorne o mais rápido possível. É muito fácil deixá-los sentar lá por um ou dois dias antes de voltar para eles. Esses clientes em potencial estão comprando e sua agência não será a única na qual eles tropeçarão.
Um estudo da Harvard Business Review descobriu que muitas empresas demoram muito para responder aos leads e simplesmente os deixam esfriar. O estudo descobriu que o tempo médio de resposta entre as empresas que responderam em 30 dias foi de 42 horas. Isso é preocupante para essas empresas, pois um outro estudo (feito pela HBR) descobriu que as empresas que tentaram entrar em contato com clientes em potencial dentro de uma hora tinham sete vezes mais probabilidade de fechar o negócio do que aquelas que tentaram até uma hora depois.
6. Explore estudos de caso de clientes de sucesso
Os estudos de caso de clientes são, sem dúvida, uma das táticas de autopromoção mais populares usadas pelas agências de marketing. Eles podem ser usados como: ímãs de lead em um site, parte de campanhas de envio de e-mail ou ativos para sua equipe de vendas fechar mais negócios.
Para colocar isso em prática, basta encontrar um cliente disposto e contar sua história com a sua agência. Certifique-se de ressaltar as estratégias específicas que você usou e mostrar os resultados alcançados ao longo da parceria.
7. Aposte no poder das indicações
As indicações raramente recebem o amor que merecem. Elas podem não estar tão na moda quanto Inbound ou tão escalonáveis quanto a mídia paga, mas ainda são extremamente eficazes, especialmente entre as pequenas empresas.
Quando um cliente se sente confiante o suficiente para indicar outras empresas que poderiam utilizar dos seus serviços, você ganhar um lead muito quente para trabalhar. Trata-se de uma ótima forma de conquistar novos clientes – que, por sua vez, podem vir a indicar outros potenciais clientes no futuro.
A importância dos parceiros no seu crescimento
Você gostou das lições para o crescimento da sua agência de marketing digital? São vários pequenos esforços que fazem toda a diferença para atrair novos clientes e fidelizá-los – construindo uma marca forte no mercado em longo prazo.
Para isso, também é essencial contar com a ajuda de parceiros – seja para obter uma plataforma de automação, promover eventos online, publicar guest posts ou trocar experiências que podem ajudá-lo a crescer. Afinal, boas companhas sempre são bem-vindas, não é?
No Programa de Mentoria do Cara do Marketing você conta com um parceiro com experiência no mercado de marketing digital para ajudá-lo a encontrar os melhores caminhos para a sua agência – aproveitando as oportunidades existentes e aprimorando suas operações.
Que tal trabalharmos juntos no crescimento da sua agência de marketing digital? Faça agora sua inscrição no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!