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As lições de marketing estão por toda a parte – seja em uma sala de aula ou em um momento de descanso em casa. Até mesmo ao assistir a sua série favorita na internet é possível aprender um pouco mais sobre as melhores formas de alcançar o cliente de forma efetiva.
Hoje vamos falar sobre Mad Men, uma série que foi transmitida na televisão norte-americana entre 2007 e 2015. Ganhadora de vários prêmios, Mad Men se passa nos anos 1960 e conta a história de Don Draper, o diretor de criação de uma agência de publicidade.
Se você ainda não assistiu essa série, certamente vale a pena conferir alguns episódios. Por outro lado, se você já é um fã de Mad Men, este artigo fará com que você olhe para a série com outros olhos.
Vamos ver quais são as 5 lições de marketing presentes na série Mad Men? Confira.
5 lições de marketing da série Mad Men
“Me encarrego de pensar em coisas antes que as pessoas precisem” – Joan Harris
Essa é apenas uma das citações que podemos ver em Mad Men que servem como uma ótima reflexão sobre as práticas de marketing de uma empresa. Apesar de se passar em um contexto em que ainda não existia a internet e todas as tecnologias que temos hoje em dia, a filosofia por trás da publicidade segue a mesma.
Separei para você quais foram as 5 lições de marketing que me chamaram a atenção em meio ao entretenimento proporcionado pela série.
1. Converse com as pessoas
A série já inicia com uma ótima lição de marketing logo em sua primeira cena. Don Draper está em um restaurante e começa a perguntar ao garçom que faz o seu atendimento sobre o cigarro que ele fuma: por que ele optou por aquela marca?
Por mais que pareça um diálogo corriqueiro e sem sentido, essa simples pergunta diz muito sobre o mercado. Será que o garçom escolhe pela qualidade do tabaco, por hábito, pelo preço ou por outro motivo?
Conversar com o público é sempre uma ótima forma de compreender melhor o seu cliente. Você sabe por que o seu produto é escolhido (ou deixado de lado) em relação aos concorrentes? Quais são as características da sua marca que atraem os clientes?
Você não precisa elaborar questionários formais para entender melhor sobre o público. Em conversas informais é possível obter informações muito ricas sobre os gostos e hábitos dos consumidores – que podem ser utilizadas para guiar as estratégias de marketing adotadas.
2. Humanize a sua empresa
Ao longo da série podemos observar diversas situações em que Don Draper utiliza as suas experiências pessoais para se conectar com o público. Quanto mais humana parece a sua empresa, maiores são as chances de criar conexões reais com os clientes.
Quando você é atendido por um funcionário que elogia a sua camiseta de uma banda ou você vê uma postagem no Facebook utilizando um livro que você gosta, são maiores as chances que você crie afinidade por essa empresa, não é?
As pessoas são guiadas pelas emoções, portanto estimular esse lado mais humano pode ser uma ótima estratégia para se aproximar do público. Procure encontrar pontos em comum com os consumidores e explore essa conexão.
3. Pense fora da caixa
Conseguir pensar fora da caixa é um grande diferencial para impulsionar as ações de marketing. Ao longo de Mad Men podemos visualizar claramente o sucesso que Draper consegue alcançar quando encontra soluções inovadoras para os seus problemas.
Uma das campanhas de sucesso desenvolvidas na série é para a marca Kodak. Sem apresentar muitos diferenciais em relação aos concorrentes, Don Draper opta por usar a nostalgia a seu favor – explorando todas as boas memórias que podem ser resgatadas com a fotografia.
Outro exemplo disso pode ser notado quando a agência precisou criar uma campanha de marketing para a Lucky Strike. Mesmo precisando lidar com toda a repercussão dos efeitos nocivos dos cigarros, Don conseguiu obter bons resultados apostando no diferencial da marca: o tabaco tostado.
Atualmente se fala muito sobre as ações de marketing digital, certo? Lembrar-se dessa lição de marketing é muito importante para elaborar uma boa estratégia. Se todas empresas já estão migrando para o ambiente digital, a sua marca precisa encontrar formas de se diferenciar.
4. Coloque a experiência do cliente em primeiro lugar
Se você fosse um consumidor da sua empresa, por que motivos você compraria o seu produto? E de que forma você poderia superar as expectativas iniciais e criar uma experiência fantástica?
Don Draper possui uma característica de conseguir entender o que as pessoas querem e entregar algo que vai além disso. Essa é outra das grandes lições de marketing que você pode levar para a sua empresa.
Sabe quando você vai a um restaurante e o garçom já cumprimenta pelo nome e sabe o seu prato favorito? Ou então quando você busca um profissional para reparar um problema na iniciação do seu notebook e ele também consegue solucionar um velho problema na conexão wi-fi?
Essas são aquelas situações que não só conseguem atrair mais consumidores, mas também fidelizam os clientes atuais. Toda a experiência criada contribui para melhorar a percepção em relação à sua marca.
5. Venda a felicidade
“A publicidade é baseada em uma coisa: felicidade. E você sabe o que é felicidade? Felicidade é o cheiro de um carro novo. É a liberdade do medo. É um outdoor ao lado de uma estrada que grita com a certeza de que tudo o que você está fazendo está bem. Você está bem.” – Don Draper.
Essa é outra das lições de marketing presentes logo no primeiro episódio de Mad Men. Adquira a visão de que você não vende produtos ou serviços. Você vende a felicidade para os clientes.
Portanto, o objetivo das suas ações de marketing deve ser mostrar ao público que você pode entregar felicidade a eles – seja na forma de um carro novo ou de um serviço que pode solucionar os seus problemas.
O foco nunca deve estar nas características do seu produto, mas sim no que ele pode fazer pelo cliente. Mostre o valor que a decisão de compra será apenas uma consequência natural.
Você gostou dessas lições de marketing presentes em Mad Men? Se você deseja potencializar os resultados das suas ações de marketing digital com as melhores estratégias, conte com o auxílio de quem possui experiência no assunto!