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Não é nenhuma novidade que o Facebook e o Twitter são ferramenta poderosas para a disseminação de conteúdo e para se aproximar mais de seus clientes. Porém muitas empresas comentem alguns erros que são bem comuns e que podem ser facilmente evitados. Abaixo listamos os principais erros cometidos pelas empresas nas redes sociais em 2014.
1. Criar diversas páginas para a mesma marca
Este erro acontece bastante com franquias. Como muitos franqueados cuidam do seu próprio marketing, o franqueador, na maioria das vezes, não consegue alinhar uma presença única para a marca em redes sociais. O resultado é a multiplicação de perfis de uma mesma marca em redes como o Twitter e Facebook, criando confusão para o cliente.
2. Confundir página e perfil no Facebook
Muitas marcas ao tentarem criar uma página acabam criando um perfil. O erro gera uma situação engraçada no Facebook: consumidor e marca se tornando amigos 😀
3. Não monitorar os grupos do Facebook
Os grupos do Facebook se tornam cada vez mais populares. Hoje há grupos sobre vários temas com milhares de consumidores discutindo todo tipo de tópico ativamente. Com os murais públicos cada vez mais fechados (reflexo da mudança das políticas de privacidade do Facebook em 2014) monitorar os grupos amplia a visão da marca.
4. Achar que o Twitter perdeu relevância
Recentemente o Instagram divulgou um número de usuários maior do que o do Twitter no mundo. Em 2014 muitas empresas deixaram de apostar em ações no Twitter por acharem que a rede perdeu relevância. A rede, porém, nunca gerou tanto buzz como em 2014, quando a Copa do Mundo e outros eventos que aproveitaram o real-time do Twitter, engajaram milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Em 2015 novas parcerias com canais de TV e conteúdo prometem impulsionar ainda mais o alcance do Twitter.
5. Deixar de considerar em ações de marketing novas redes
Um levantamento rápido feito pela E.life em 2014 mostrou que o Snapchat, junto ao Instagram, foi uma das redes sociais que mais cresceram em utilização no Brasil em 2013. Com cem milhões de usuários no mundo e valoração de US$ 10 bilhões, o Snapchat já foi utilizado no Brasil pela TIM e Forever21, e fora do Brasil por TacoBell e HBO. Em tempo gasto, o app do Snapchat foi mais utilizado do que o Twitter pelos jovens americanos de 18-24 anos, segundo a ComScore
Com as redes sociais é possível estreitar o relacionamento com seu público, porém como toda comunicação é uma via de mão dupla, não espere receber apenas elogios. As críticas e reclamações serão mais comuns do que você pode imaginar 😀