O Cara do Marketing

4 medidas simples para mudar o seu marketing digital (e rápidas)

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Algo entre a raiva e a decepção. Esse é o sentimento descrito pelas pessoas ao constatarem que a sua estratégia de marketing digital não está dando o retorno esperado. Mas calma. Nem tudo está perdido. Se algo não está dando certo, sempre existe a possibilidade de reajustar, aperfeiçoar e oferecer uma nova funcionalidade para ações que já estão sendo praticadas. Existem sobre algumas práticas simples que podem mudar completamente o seu marketing digital.

Caso você queira se aprofundar no assunto, sugiro que leia sobre como reavaliar o seu planejamento de marketing digital ou ainda qual o investimento necessário para começar a sua campanha com o pé direito. Já discutimos em outros posts que investir em ações isoladas ou até mesmo nas soluções mais baratas normalmente não trazem os resultados esperados. Pelo contrário, muitas vezes trazem prejuízo.

Por isso, o tema “como alcançar resultados reais com o marketing digital” é recorrente aqui no blog do Cara do Marketing. Quanto mais discutimos esse assunto, mais conseguimos reverter investimentos errados naqueles que realmente trazem um retorno financeiro real e palpável.

Aqui nesse post, trazemos algumas orientações de medidas emergenciais sobre o marketing de conteúdo da sua empresa. Revisar esses pontos pode trazer frutos em um prazo considerado curto. E ainda pode te dar motivação – um sentimento capaz de anular aquela raiva e decepção de ter dado errado.

Espero que sejam realmente úteis! Tenho certeza que você vai se enxergar em, pelo menos, dois desses casos abaixo. Vamos lá?

Como melhorar os meus resultados com marketing digital?

Como-melhorar-os-meus-resultados-com-marketing-digital

  • Reveja o visual e a praticidade do seu site

reveja-o-visual-e-a-praticidade-do-seu-sitePergunta crucial: seu site tem o Google Analytics? Essa ferramenta, além de gratuita, é o serviço de análise mais utilizado no mundo. Isso porque é bastante completo em termos de informações e dados. Caso ainda não esteja instalada, esse link vai te oferecer às orientações necessárias.

O relatório do Analytics permite fazer uma avaliação sobre a usabilidade do seu site. Qual a taxa de visitas e visitantes? Qual o número de visualizações de páginas? Qual foi a taxa de rejeição e de saída? (Esse post da Resultados Digitais mostra como analisar as principais métricas).

Com esses dados em mãos, podem-se realizar ajustes no que está afastando os visitantes e diminuindo o tráfego. Afinal, uma aparência atrativa e um conteúdo interessante transmite confiabilidade ao usuário e o atrai para perto da sua empresa. Além do layout e da navegabilidade, é importante verificar se as fotografias são de boa qualidade.

  • Avalie a credibilidade do seu conteúdo institucional

avalie-a-credibilidade-do-seu-conteudo-institucionalO conteúdo sobre sua empresa e sobre seus produtos precisa ser informativo e devem criar uma percepção positiva da sua marca. A leitura precisa ser ritmada, atrativa e guiar o leitor ao longo do texto – para que chegue ao final. Essas duas coisas estão acontecendo? Verifique se:

  • O conteúdo está disposto de forma lógica?
  • Os grandes parágrafos estão dispostos com subtítulo, o conteúdo está disposto de forma fácil para o leitor poder acompanhar?
  • Os subtítulos estão formatados de forma consistentes?
  • O conteúdo tem coerência?
  • Como que está o formato? Está fácil dos leitores entenderam e identificar os    tópicos chaves?
  • Os elementos visuais estão inclusos apropriadamente? Eles possuem qualidade elevada? Eles podem ser redimensionados para manter que página seja aberta em um tempo considerável?

Além disso, é importante aplicar as técnicas de SEO para que seu site seja rapidamente localizado pelos mecanismos de busca.

  • Melhore a velocidade do site

Melhore-a-velocidade-do-siteUm estudo revelou algumas estatísticas desconcertantes: 40% das pessoas não conseguem esperar uma página carregar totalmente por mais de 3 segundos e saem. A velocidade de um site tem sido um fator decisivo para cumprir as expetativas dos usuários. Ainda segundo a pesquisa, quase metade das pessoas esperam que o site carregue em dois segundos (ou menos).

Por isso, se seu site estiver lento, melhore a velocidade imediatamente!

Separei algumas ferramentas que podem te ajudar a diagnosticar o tempo de abertura e carregamento dos elementos da sua página:

  • Pingdom Testa o tempo que a página demora em carregar além de fazer uma análise completa e apontar lacunas.
  • PageSpeed insights Analisa todo o conteúdo da página e oferece sugestões para melhorar a velocidade.
  • Esse conteúdo (em inglês) possui algumas boas dicas de como aumentar a velocidade e de quebra, as conversões do seu site.
  • Dê valor para as redes sociais

De-valor-para-as-redes-sociais-Uma pesquisa conduzida pela Strategy Analytics mostrou que cerca de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo tem uma conta em ao menos uma mídia social. No Brasil, o Facebook possui 83 milhões de contas abertas.

Provavelmente você já deve ter contas abertas nos mais diversos canais. Mas lembre-se de gerenciá-los com frequência! Como também estimule seus seguidores a compartilhar os conteúdos que forem postados no blog da sua empresa. Não tem um blog? Está mais do que na hora de começar um.

  • Valorize o e-mail marketing

Valorize-o-e-mail-marketingMuitas pessoas subestimam o poder o e-mail marketing. O fato de que existem mais de 4.6 milhões de contas abertas hoje em dia mostra o quanto o e-mail pode ser uma forma poderosa de comunicação com seu público.

Se por acaso sua empresa ainda não investe em uma estratégia sólida de e-mail marketing, esse é um dos pontos que podem ser revistos facilmente e trazer um grande retorno muito – em breve. Esse e-book mostra com mais detalhes como funciona uma estratégia de e-mail marketing.

Revendo esses pontos e seguindo essas orientações, com certeza, o marketing digital da sua empresa vai começar a dar resultados. No entanto, é bom relembrar que apenas ações contínuas vão realmente ajudar a atingir as suas metas.

Espero que esse conteúdo ajude o marketing digital da sua empresa! Caso tenha ainda algumas dúvidas, não hesite em entrar em contato comigo! Com certeza, posso te ajudar! Até a próxima!