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É muito comum ouvir pessoas criando expressões para o fato de que o Google tem todas as respostas para quase todas as perguntas. “Vou pesquisar no oráculo do Google” faz uma alusão clara ao Oráculo de Delphos na Grécia Antiga onde os guerreiros e heróis iam se consultar antes de ir para uma batalha. “Vou perguntar para o Dr.Google” se tornou quase um jargão. Afinal, quem nunca sentiu algo e foi correndo digitar no mecanismo de busca? O ato de procurar no Google se transformou até em um verbo em inglês: “Google it!”.
Todas essas expressões mostram o papel que o Google exerce atualmente nas nossas vidas. Seja para criar soluções digitais, analisar a efetividade do seu site, ou ainda para ser uma ferramenta quase onisciente que tem quase todas as respostas para simplesmente quase todas as nossas perguntas. E se por acaso a solução oferecida não correspondeu as suas expectativas, o motivo deve ser porque você não questionou da maneira mais adequada.
Como assim? Bom, o que acontece é que a maioria das pessoas ainda utiliza o Google da sua forma mais simples. Ou seja, digita algumas palavras e caso não encontre o que estava procurando, digita variações até que isso aconteça.
Acredito que se você entrou nesse post é justamente porque cansou de ser como a maioria das pessoas. Vou te ajudar nisso: a ideia aqui é justamente ensinar outras maneiras de pesquisar no Google. Na verdade, essas dicas pretendem te transformar em um especialista em procuras e economiza preciosos minutos por dia. E você pode aproveitar e utilizá-los para gerenciar o seu marketing digital.
Claro que não é tão simples de decorá-las, mas a boa notícia é que você pode consultar esse material quantas vezes achar necessário, até se habituar a elas. E ainda ensinar aos seus colegas, seus familiares e amigos.
E então, pronto para aproveitar melhor o Google?
Como fazer pesquisas avançadas no Google
Utilize as aspas para buscas específicas
Colocar aspas entre os termos que você está buscando sinaliza para o Google que você interessado apenas em resultados que contenham exatamente aquelas palavras, umas seguidas das outras.
Por exemplo, se sua intenção é pesquisar sobre consultoria de marketing digital, o Google te mostra nada mais nada menos do que 614.000 opções. No entanto, colocando os mesmos termos entre aspas, os resultados caem para 160.000. Ainda é muito, mas com certeza, são dados mais refinados e condizentes com o que você quer.
Utilizar menos (-) ou mais (+)
Voltando ao exemplo da consultoria de marketing digital, vamos supor que você deseje buscar por conteúdos relacionados, mas não quer que abranja resultados relacionados com o estado do Rio de Janeiro. Para isso, basta acrescentar o sinal de menos (-) na frente e o termo que não interessa.
Ex: “Consultoria de marketing” – Rio de Janeiro.
O mesmo funciona para (+). Se quiser apenas termos relacionados com São Paulo, acrescente esses símbolos seguidos pelos termos e voilá. Seus resultados estarão mais alinhados com o que você busca.
Procurar em um site específico
Você sabe que a resposta para aquela pergunta deve estar em um site específico sobre o assunto. Em vez de entrar no endereço, você pode encurtar o caminho digitando site: ositequevocêquer.com.
Exemplo: Inbound Marketing site:ocaradomarketing.com.br
Assim, todos os resultados que aparecerão serão do blog do Cara do Marketing – já que você sabe que aqui vai encontrar todas as informações que precisa.
Procurar um arquivo específico
Essa técnica também funciona para caso você precise procurar um arquivo em específico. Caso você tenha se interessado por apresentações em powerpoint relacionadas a marketing digital, é só colocar filetype:extensão do arquivo.
Ex: “marketing digital” filetype.ppt
Pronto! Agora você já sabe quatro dicas básicas de como pesquisas no Google como um verdadeiro especialista. Aproveite e dê uma olhadinha nas dicas do próprio mecanismo de busca. Para finalizar, segue uma dica extra: caso você queira encontrar novos sites com um conteúdo bem parecido com o site que você gosta e confia, utilize os termos related:caradomarketing.com.br
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para vocês! Caso tenha algum comentário para acrescentar, compartilhe conosco!