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Um empresário que investe em Inbound Marketing precisa acompanhar determinadas métricas para avaliar resultados do seu investimento. Essa é uma das maiores vantagens do Inbound: avaliar os dados e utilizá-los para tomar melhores decisões. Com eles em mãos, fica mais fácil sugerir mudanças rápidas quando necessário, descobrir oportunidades e tomar decisões de forma mais assertiva. Afinal, qual profissional não quer uma direção?
A maioria dos empresários apenas quer saber sobre métricas de tráfego e leads. No entanto, existem outras métricas mais interessantes e que vão ajudá-lo essencialmente nos ajustes que devem ser feitos na estratégia. Aqui vamos mostrar quais são cinco métricas que os empresários que investem em Inbound Marketing deveriam seguir.
05 métricas Inbound Marketing que precisam ser acompanhadas
#1 Taxa de aproximação por canal
Todo empresário precisa entender quais são os melhores canais de atração dos seus clientes. Talvez, seja blog que mais atrai leads para o negócio. Ou quem sabe são as redes sociais? Seguir essa métrica indica de onde os leads estão vindo e assim, sabe-se quais os melhores lugares para investir os recursos.
#2 Porcentagem de lead por mídia paga x orgânica
Existem muitas pessoas que separam as métricas das mídias pagas das orgânicas. No entanto, é interessante utilizar uma mensuração em comum, principalmente, para traçar um panorama entre as duas. Saber de onde exatamente estão vindo os leads: dos anúncios do Facebook ou dos posts no blog? Essa métrica oferece a oportunidade de avaliar o Retorno sobre o Investimento (ROI) das mídias pagas e direcionar o orçamento de marketing.
#3 Leads gerados por oferta
Essa é uma das formas de descobrir o alcance da sua peça de conteúdo. Para isso, é necessário inserir uma Landing Page e acompanhar o número de leads gerados naquela oferta específica. Essa métrica vai ajudar a determinar quais os tipos de conteúdos estão sendo mais efetivos em termos de conversão.
#4 Total MQLs por mês
Sabe o que é um MQL? É um lead que veio das ações de marketing e agora está maduro suficiente para venda. Uma boa métrica para acompanhar é justamente quantos MQL são gerados por mês pelas ações de marketing. Essa é uma métrica excelente para saber se seus leads estão chegando através da sua ferramenta de automação de Inbound Marketing. Você pode inclusive acompanhar essa métrica diariamente.
#5 MQLs por canal
Acabei de falar sobre as métrica de totais de MQLs por mês. A ideia dessa métrica em especial é descobrir de onde os seus leads qualificados estão vindo! Quantos chegam pelo seu blog X quanto chegam pelo e-mail marketing? Aprender mais sobre qual canal é a melhor fonte de MQLs é a forma mais indicadas de nutrir seu lead até essa fase. Essa é a melhor métrica para determinar isso.
Métricas é o que faz o mundo do Inbound Marketing girar! Comente sobre quais são as métricas que você costuma utilizar nos comentários!