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Se você já acompanha os meus conteúdos há mais tempo, deve ter notado a transformação. Depois de mais de 6 anos, o site do Cara de Marketing está de cara nova! E essa mudança me fez pensar sobre a importância do design do blog para o sucesso no mundo digital.
Desde 2015 publico conteúdos regularmente no meu site. Já são mais de 220 artigos repletos de conhecimentos e experiência sobre o vasto mundo do marketing digital. E nada mais justo do que dar uma atualizada no visual para valorizar ainda mais as informações, não é?
Meu grande objetivo é proporcionar uma experiência ainda melhor para todas as pessoas que acessam diariamente o meu site – seja para conferir os conteúdos do blog, baixar materiais gratuitos ou entrar em contato para contratar minha mentoria. E um design atrativo tem o seu valor, não é?
O que você encontra no site do Cara do Marketing?
Antes de compartilhar um pouco da minha visão sobre o design do blog, vale a pena ressaltar tudo o que você encontra na nova versão do meu site. E o que não faltam são atrações de valor!
- Conteúdos divididos em diversas categorias: marketing digital, Inbound Marketing, redes sociais, empreendedorismo, vendas, jornada de compra, produtividade e RD Station.
- Diversos materiais gratuitos para ajudá-lo a conduzir uma estratégia de marketing digital.
- Informações sobre os serviços prestados pelo Cara do Marketing: Mentoria Digital, Inbound Marketing, implementação do RD Station.
- Mais informações sobre mim, o Cara do Marketing!
Importância do design do blog
São os conteúdos que mantêm o site do Cara do Marketing vivo e sempre atualizado. Por isso, dou muito valor ao design do blog para que as informações possam ser acessadas facilmente pelo público.
Diversas empresas estão comprometidas a publicar conteúdos semanalmente, mas não notam que pecam no aspecto visual. E isso pode afastar diversos visitantes – mesmo que as informações sejam relevantes.
Veja alguns insights valiosos sobre a importância do design do blog:
1. Boa legibilidade
Um dos elementos mais importantes do design do blog é a legibilidade. Certifique-se de que as cores de fundo e de primeiro plano que você escolher tenham contraste suficiente para tornar seu texto fácil de ler. Também forneça espaçamento de linha suficiente para os parágrafos para facilitar a leitura de blocos de texto mais longos.
2. Um forte foco no conteúdo
Um bom design do blog garante que os leitores não se distraiam e foquem no conteúdo de suas postagens. Esse pode ser um diferencial para mantê-los interessados na publicação e para que voltem para ler mais de seu conteúdo.
A lógica aqui é bem simples: centralizar o design do blog no conteúdo e certificar-se de que não haja itens que causem distração no plano de fundo.
3. Maior tempo de permanência
Projetar um blog de forma que seja fácil encontrar outras postagens é um sinal seguro de um design sólido. Muito disso tem a ver com um design de navegação forte que atrai os usuários a clicar em outras seções do site.
Lembre-se de que quanto mais conteúdo interessante você exibir ao leitor, maior será a probabilidade de ele continuar mais tempo no seu site. Os recursos para isso incluem a inserção de hiperlinks visíveis no conteúdo e a exibição de posts relacionados.
4. Integração total com redes sociais / sites de mídia
Um bom design do blog facilita para seus leitores o compartilhamento de seu conteúdo em suas redes. Muitas pessoas gostam de compartilhar o conteúdo que estão lendo em lugares como Twitter, e Facebook. Para isso, você pode adicionar botões como esses ao lado direito!
5. Uma ótima primeira impressão
Muitos visitantes conhecem sua empresa por meio de um artigo no blog – seja porque encontrou no Google ou viu nas redes sociais. E quando uma pessoa visita seu blog, uma das primeiras coisas que ela certamente notará é o design que você tem no topo da página. Esta é sua chance de criar uma primeira impressão memorável e também de imprimir sua marca na memória deles.
6. Destaque para os recursos visuais
A falha de muitos blogs é que as imagens nas postagens não têm um bom design. Considere o uso de legendas de para imagens e gifs para tornar as imagens mais atraentes e mais significativas para os leitores.
Além disso, quando seu tópico exige o compartilhamento de dados numéricos, tente torná-los mais interessantes usando técnicas eficazes de visualização de dados – como infográficos e tabelas. Isso não apenas transforma informações tediosas em visuais mais atraentes, mas também pode ajudar os leitores a compreender mais prontamente os dados que você está abordando.
Uma mistura de imagens distorcidas, imagens com marca d’água e imagens com uma variedade de alinhamentos e tamanhos pode resultar em uma aparência que dá aos usuários a impressão de que pouco cuidado é tomado na criação de conteúdo.
7. Conteúdo organizado de forma lógica e coerente
Se o seu blog é uma grande operação e você posta sobre uma variedade de conteúdo em uma ampla gama de categorias, sua navegação deve ser atualizada para que os usuários possam encontrar seus assuntos de interesse.
A organização é a chave para o sucesso e investir a quantidade adequada de tempo no planejamento e no design da navegação do seu site renderá resultados quando os usuários tentarem buscar mais coisas em seu site.
Conheça mais sobre o Programa de Mentoria do Cara do Marketing!
Além de uma nova cara no design do blog, você também vai encontrar uma página especial mostrando melhor sobre o funcionamento do Programa de Mentoria do Cara do Marketing – que é a oportunidade de ter a experiência de um profissional com vastos conhecimentos sobre o marketing digital para auxiliá-lo a tomar as melhores decisões.
A nova página do Programa de Mentoria está incrível. E os resultados que podemos alcançar juntos são ainda mais fantásticos!
Faça agora mesmo sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!